Muito tem se falado sobre sustentabilidade ambiental nos últimos anos, mas afinal, você sabe o que é sustentabilidade?

Quanto falamos do termo sustentabilidade estamos falando sobre a capacidade de sustentação de um sistema, no sentido de aplicar ações que visem manter os recursos e atributos de uma determinada área ao longo do tempo.

Basicamente podemos subdividir o tema da sustentabilidade em quatro tipos, sendo: a ambiental, a empresarial, a social e a econômica.

Como podemos ver, o conceito de sustentabilidade é amplo é pode ter variações diferentes de acordo com o tipo de tema ao qual está sendo aplicado. Por isso, nesse post vamos nos referir à sustentabilidade no contexto do meio ambiente e dos recursos naturais.

Os recursos naturais são os bens e fontes de energia que provém da natureza e utilizados pelo homem.  Podemos citar como exemplos de recursos naturais: a água, o vento, a luz solar, o ar, as florestas, os minérios, o solo, entre outros existentes na natureza.

Sustentabilidade Ambiental

A sustentabilidade ambiental refere-se à responsabilidade da sociedade em preservar as fontes dos recursos naturais dos quais faz uso e proteger os ecossistemas globais para manter seu equilíbrio agora e pelas próximas gerações.

Sustentabilidade ambiental é, portanto, o uso dos recursos naturais de forma responsável, de maneira que garanta a permanência do equilíbrio do meio ambiente para que se possa aproveitar desses recursos sem degradar ou destruir suas fontes naturais.

A importância da sustentabilidade ambiental

A importância desse assunto na nossa sociedade se dá pelo fato do crescimento exponencial da população mundial, que  levou ao aumento do uso dos recursos naturais e da expansão da agricultura e da pecuária, o que resultou em maiores emissões de gases de efeito estufa, do desmatamento e da destruição de grandes áreas florestais.

O crescimento da indústria e da tecnologia nos leva a crer que é preciso cada mais fazer uso da energia para se manter em desenvolvimento. No entanto, abre-se também a discussão sobre como manter o uso dos recursos de geração de energia, sem prejudicar ainda mais o meio ambiente. Estamos nos dias atuais a ver as consequências do aquecimento global em vários ecossistemas e comunidades ao redor do mundo. O que torna cada vez mais importante que as empresas invistam em práticas ambientalmente sustentáveis ​​e socialmente responsáveis, como o uso de energia limpa e para garantir um futuro habitável. Assim como, se torna mais importante a consciência de cada pessoa quanto ao que pode fazer para contribuir para essa preservação.

A preocupação com a sustentabilidade ambiental vai desde as grandes empresas, que precisam pensar em ter um desenvolvimento que utilize mais fontes de energia limpa, até cada um de nós, pessoas físicas, que podemos fazer a diferença com pequenas atitudes, como por exemplo, separar o lixo reciclável, usar a energia solar, economizar águia, e assim por diante.

Como ajudar na sustentabilidade ambiental?

Cada um de nós pode fazer a diferença e algumas pequenas atitudes podem representar, no todo, um expressivo benefício para o nosso planeta e ajudar na preservação do meio ambiente tornando nossa sociedade cada vez mais sustentável.

Veja apenas algumas das ações diárias que você pode começar a praticar hoje mesmo e ajudar a garantir o futuro do nosso planeta:

  • Repense seus hábitos de consumo evitando desperdícios
  • Evite o uso excessivo de embalagens descartáveis
  • Evite o uso de sacolas plásticas utilizando sacolas recicláveis de supermercado
  • Separe o lixo reciclável do lixo orgânico
  • Faça compostagem com os resíduos orgânicos
  • Reaproveite materiais e produtos não perecíveis ao invés de comprar sempre tudo novo
  • Utilize mais os transportes públicos quando possível e pratique a carona solidária
  • Não desperdice água, fecha as torneiras ao escovar os dentes
  • Tome banhos mais curtos e utilize aquecedores solares de água
  • Use a energia solar

Como a energia limpa contribui para a sustentabilidade ambiental

A energia limpa é um importante fator na preservação do meio ambiente, pois está diretamente ligada ao desenvolvimento sustentável da sociedade, garantindo mais energia sem agredir o meio ambiente. E é considerada “limpa” por que não gera poluição, uma vez que, utiliza recursos renováveis e inesgotáveis da natureza.

A energia limpa é uma energia sustentável, importantíssima para a sustentabilidade ambiental e é  originada a partir de fontes renováveis que não geram impactos ao meio ambiente, como a energia solar fotovoltaica e a eólica.

Cada vez mais ao redor do mundo essas fontes energéticas estão tomando mais espaço e dando lugar às fontes tradicionais, como as hidrelétricas, usinas a carvão, usinas nucleares e tantas outras que ameaçam a natureza.

Dentre essas fontes de energia limpa e que está cada vez se desacatando mais é a energia solar fotovoltaica.

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia limpa e sustentável que se baseia no efeito fotoelétrico.

Embora pareça algo complicado, o efeito fotoelétrico nada mais é do que determinados materiais absorverem os fótons (partículas luminosas) e liberar elétrons, gerando corrente elétrica. Dessa forma, placas solares captam a luz solar e a transforma em energia elétrica, por meio de conversores de energia.

Energia solar fotovoltaica residencial e empresarial

Mesmo nos dias de hoje, é comum que grande parte da população atribua a geração de energia solar e eólica apenas às grandes usinas, sendo algo distante da sua realidade. Mas o fato é que a energia solar, por exemplo, já pode ser utilizada pelas quaisquer pessoas em suas casas ou empresas.

Muito provavelmente você já deve ter visto placas solares nos telhados de muitas casas e já deve ter se perguntado para  o que serviam ou quanto custavam.

As placas solares nos telhados dos imóveis servem para gerar a energia utilizada por ela. Qualquer pessoa que deseje, pode instalar essas placas no seu telhado e começar a gerar sua própria energia, ficando livre dos altos custos da conta de luz e ainda, passar a contribuir com a preservação meio ambiente, usando uma energia sustentável e barata.

O mais interessante da energia solar é que a economia na conta de luz pode chegar até 95% de redução.

Como ter eletricidade sustentável em cada com a energia solar

Se você se interessou em saber como ter um sistema de energia solar na sua casa, você pode fazer uma simulação online e gratuita da economia que pode obter com o uso da energia solar e saber quantas placas são necessárias para atender a sua necessidade. Se desejar faça agora uma SIMULAÇÃO ONLINE

Atenção às taxas

Até o final do ano quem instalar um sistema solar no seu imóvel manterá a isenção de impostos sobre a geração de energia solar, ou seja, não pagará impostos sobre a energia que gerar. Essa isenção de taxas que permite ter essa excelente redução está com os dias contados, uma vez que a partir de 2023 entrará em vigor a Lei da Taxação do Sol (Lei 14.300/2022) que prevê a cobrança de taxas sobre a geração da energia solar. Se quiser saber mais sobre isso preparamos um post especial sobre o assunto confira: Quais as principais mudanças da Lei da Taxação do Sol

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário ou envie suas dúvidas, teremos grande satisfação em responder a você. E se quiser saber mais sobre energia solar e suas vantagens continue aqui no blog. Temos muitos outros posts sobre o tema. Caso deseje saber mais, fale com nossa equipe, teremos grande satisfação em poder ajudar pelo  FALE CONOSCO  ou pelo Whatsapp  (11)94023-2626

 

TEMOS UM PRESENTE PARA VOCÊ

Baixe o ebook gratuito "Como gerar energia solar na sua casa de forma fácil e rentável. E fugir de vez dos altos custos da conta de luz".

Inscrição efetuada

Share This