SP:(11)2324-2527 | BA:(77)99935-3093 | PI:(89)99407-7244 contato@multitechecosystems.com.br

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE ENERGIA SOLAR

Z

O sistema de energia solar fotovoltaico converte a irradiação solar em energia elétrica.

Z

O sistema de energia solar fotovoltaica é composto por paineis solares instalados sobre os telhados.

Z

Esses paineis solares são conectados entre si e que por sua vez são conectados a um inversor solar.

Z

O equipamento reage ao contato com a luz do sol, produzindo energia elétrica.

Z

A energia produzida é distribuída no estabelecimento e pode ser utilizada em equipamentos elétricos.

Z

Com o sistema de energia solar você produz sua própria energia elétrica, reduzindo os custos da conta de luz.

Z

Toda a energia excedente segue para a rede da distribuidora de energia e gera créditos.

Z

O sistema proporciona uma fonte inesgotável de energia limpa e renovável.

.

Sistema Fotovoltaico: Sistema de Energia Solar

O termo fotovoltaico é derivado da palavra grega para “foto” (luz) e “voltaica” (energia), unidade de tensão elétrica, sugerindo que um sistema fotovoltaico pode gerar eletricidade a partir da luz.

Frequentemente, os sistemas fotovoltaicos também são conhecidos como sistemas solares.

No entanto, este termo é inespecífico, uma vez que ambos os sistemas fotovoltaicos e solares térmicos pertencem ao grupo de sistemas solares. Em ambos os casos, a energia do sol é capturada e convertida.

A diferença, no entanto, é que os sistemas fotovoltaicos convertem a luz solar diretamente em eletricidade, e os  sistemas solares térmicos, por outro lado, geram calor da energia solar para aquecer a água.

O que acontece na célula solar?

O termo fotovoltaico é derivado da palavra grega para “foto” (luz) e “voltaica” (energia), unidade de tensão elétrica, sugerindo que um sistema fotovoltaico pode gerar eletricidade a partir da luz.

Frequentemente, os sistemas fotovoltaicos também são conhecidos como sistemas solares.

No entanto, este termo é inespecífico, uma vez que ambos os sistemas fotovoltaicos e solares térmicos pertencem ao grupo de sistemas solares.

Em ambos os casos, a energia do sol é capturada e convertida.

A diferença, no entanto, é que os sistemas fotovoltaicos convertem a luz solar diretamente em eletricidade, e os  sistemas solares térmicos, por outro lado, geram calor da energia solar para aquecer a água.

Componentes de um sistema fotovoltaico

Módulos Fotovoltaicos

 

Cabos Solares

 

Inversor

 

Estruturas de Fixação

 

O módulo fotovoltaico

O módulo fotovoltaico é a unidade mais importante de um sistema fotovoltaico. Consiste em células solares conectadas, que convertem a luz solar direta em eletricidade. Isso é encaminhado por cabo até o Inversor e após direto a todos os equipamentos eletrodomésticos, lâmpadas, motores etc. da residência ou empresa ligados à rede elétrica.

Comparativo entre módulo policristalino e monocristalino.

Diferentes processos de fabricação diferenciam módulos fotovoltaicos policristalinos e monocristalinos em preço, desempenho e aparência. Conheça as diferentes propriedades do módulo e decida qual é a melhor casa para você

Processo de produção dos módulos

Ambos os módulos monocristalinos e policristalinos consistem em silício cristalino, que é obtido a partir de areia de quartzo. O silício é o elemento químico mais abundante do mundo após o oxigênio. 

As células solares monocristalinas contêm silício cristalino puro. O primeiro passo de produção é, portanto, a extração de silício puro. Posteriormente, o silício é retirado da massa fundida sob a forma de uma haste. Isso é dividido em fatias finas, as chamadas bolachas. No próximo passo, a superfície da célula solar é alterada para que o efeito fotovoltaico seja possível. Finalmente, são aplicados contatos elétricos e uma camada reflexiva. 

Para módulos policristalinos, um bloco de silício é lançado pela primeira vez. Após o resfriamento do bloco, formam-se estruturas de cristal de diferentes tamanhos. A partir deste bloco, as fatias individuais são cortadas. Cada disco é uma célula solar. As células são finalmente combinadas para formar um módulo solar. No passo final, as células solares cristalinas também são fornecidas com contatos elétricos e a camada reflexiva. 

As diferentes propriedades dos módulos

cor

Uma vez que um módulo solar monocristalino consiste em silício puro, possui uma superfície uniforme, em conjunto com uma coloração azul escuro a preto.

Por outro lado, em módulos solares policristalinos, existe uma estrutura de superfície.

Parcialmente também as bordas individuais de cristal são reconhecíveis.

Eles são ligeiramente mais leves que os módulos monocristalinos e têm uma tonalidade azulada.

O inversor

O inversor do sistema fotovoltaico tem a função de converter a corrente contínua gerada nos módulos fotovoltaicos em corrente alternada. Isso é necessário porque a rede é alimentada por energia Corrente Alternada (CA).

Além disso, os inversores modernos assumem inúmeras outras funções, como a otimização do desempenho de módulos fotovoltaicos.

Para isso, o inversor sempre escolhe a combinação de corrente e tensão na qual a potência máxima é tomada (MPP = Ponto de Potência Máximo).

Monitoramento do Sistema

Dependendo do tipo de equipamento, o sistema de monitoramento já vem integrado.

O mesmo tem a função  principal de  documentar regularmente a geração de energia em tempo real, e poder  visualizar seus ganhos de qualquer lugar.

Isso permite também que as falhas do sistema sejam identificadas rapidamente.

Ao mesmo tempo, você pode usar os dados para otimizar seu próprio consumo.

A fiação

Os cabos (CC-Corrente Contínua) de um sistema solar fotovoltaico  (por permanecerem expostos ao clima, devem cumprir padrões elevados de qualidade) conectam os módulos entre si, até chegar no Inversor,  e este  ao QGD (Quadro Geral de Distribuição/CA)  que é o responsável por abastecer todos os circuitos das instalações.

Estruturas de Fixação dos Painéis

Para a montagem de um sistema fotovoltaico são utilizados sistemas de fixação com materiais de alta qualidade (alumínio/aço inox) e vários modelos, dependendo apenas do  tipo de telhado. 

Tipos de sistemas de montagem

  • Sistemas de telhados – Cerâmicos/Metálicos/Fibrocimento
  • Sistemas montados sobre laje
  • Sistemas de montagem ao ar livre/solo

Os sistemas de montagem sobre telhado, (Cerâmicos/Metálicos/Fibrocimento)  geralmente são  fixados por ganchos (aço inox) no madeiramento, dependendo do tipo de telhado, assim os módulos são integrados à superfície do mesmo.  Os sistemas de montagem sobre  laje,  caracteriza-se por suportes (triângulos de alumínio) com capacidade de suportar os módulos em um ângulo de 10 a 20 graus, preferencialmente sempre voltados para o “Norte”.  Sistemas de montagem ao ar livre caracterizam-se também, por suportes específicos e reforçados, que serão fixados ao solo,  adequando-os para montagem dos  módulos fotovoltaicos.

Medidor Bidirecional

O medidor tem a função de medir a quantidade de energia gerada a partir do sistema fotovoltaico, e também a de medir o consumo de energia das instalações.

O  medidor bidirecional  é fornecido pela concessionária sem nenhum custo ao proprietário.

QUER SABER AS VANTATENS DE GERAR ENERGIA SOLAR?

 

Como contratar o sistema de Energia Solar para o seu imóvel

Z

Cuidamos de todo o processo: vistoria, homologação, projeto, instalação e manutenção.

Z

Temos equipe de profissionais qualificados para atender as suas necessidades específicas.

Z

Trabalhamos com as melhores placas fotovoltaicas e inversores, aquecedores à vácuo com  total garantia.

Z

Em parceria com instituições financeiras, damos o apoio necessário para facilitar um financiamento.

.

BLOG

O sistema de energia solar funciona nos dias nublados?

Sistema de Energia Solar: Saiba sobre sua eficiência mesmo nos dias frios e nublados Como sabemos, a eletricidade proveniente de um sistema de energia solar se dá por meio da captação da luz do sol pelas placas solares, seguida da transformação em energia elétrica...

ler mais

Bomba de calor X aquecedores a gás: qual o melhor?

No post de hoje trazemos um breve comparativo sobre as bombas de calor para aquecimento de água em relação aos aquecedores de água a gás boa leitura! Antes de mais nada, precisamos dizer que você já pode parar de pensar em custos com o uso de aquecedores a gás! Os...

ler mais

LOCALIZAÇÃO

Com sede na cidade de Santo André no Grande ABC Paulista, a Multitech Ecosystems atende em todo o Estado de São Paulo e nas principais capitais do País .

Endereço: Rua das Hortências, 26 - Sala 4
CEP: 09175-500 - SANTO ANDRÉ - SP

Telefone: (11) 2324-2527

Atendimento: Das 8h as 18h - De segunda à sexta-feira

Peça um orçamento

оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'whats');" оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'enviar');"

Solicite seu e-book

Enviaremos o e-book para o seu e-mail

You have Successfully Subscribed!