SP:(11)2324-2527 | BA:(77)99935-3093 | PI:(89)99407-7244 contato@multitechecosystems.com.br

ANÁLISE DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Faça uma avaliação do consumo de energia. E saiba como REDUZIR CUSTOS com energia elétrica e AUMENTAR A PRODUTIVIDADE de sua empresa.

Peça um orçamento

ANÁLISE DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA É UMA AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA

Trata-se de um estudo completo que tem por objetivo analisar a eficiência energética da instalação elétrica de sua empresa e os índices de consumo de energia.

O que é Eficiência Energética? (EE)

 

significa produzir mais gastando menos energia. Isso é eficiência energética

Eficiência energética é uma atividade que busca melhorar o uso das fontes de energia.

A utilização racional de energia chamada também simplesmente de eficiência energética, consiste em usar  a energia de modo eficiente para se obter melhores resultados. Por definição, a eficiência energética consiste da relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização.

Otimização do Consumo de Energia

Se você busca reduzir o consumo de energia de sua empresa, garantindo a redução dos custos de produção e o aumento da lucratividade de seu negócio, solicite uma análise do consumo de energia de sua empresa. Se tratando de uma unidade consumidora industrial e comercial, avaliamos o consumo analisando:

9

Faturas de Energia

9

Faturas de Energia

9

Demanda Contratada

9

Consumo Ativo Fora de Ponta

9

Consumo Ativo na Ponta

9

Consumo Ativo Capacitivo

9

Consumo de Reativo Excedente (fator de potência)

A energia reativa, medida em kVArh, é um componente da energia elétrica que não realiza trabalho, mas é consumida pelos equipamentos com a finalidade de formar os campos eletromagnéticos necessários para o funcionamento).

  • Avaliamos a necessidade de instalação de sistema de gestão de energia (com medição de grandezas central ou setorial, gerenciando e monitorando o consumo de energia).
  • A redução do consumo energético pode ser obtida com medidas como: Instalação de um gerador de energia solar fotovoltaico (micro ou minigeração distribuída.
  • Adequação de grandezas elétricas como harmônicos e fator de potência às características da operação em questão.
  •  Adequação e gerenciamento da demanda contratada.
  •  Gerenciamento do consumo de energia na ponta.
  •  Substituição de dispositivos de iluminação por outros mais eficientes (lâmpadas eficientes, luminárias com melhor refletância (entre outros).

eficiência energética  na prática

ILUMINAÇÃO

Uma lâmpada tipo LED de 7W tem o mesmo nível de iluminamento que uma lâmpada incandescente de 60 W. OU seja, economia de 53 Watts por hora ou quase 90% de economia. Além disto, a vida útil do LED é 50 vezes maior e o calor que é transferido para o ambiente é menor. Portanto, locais climatizados gastarão menos energia para resfriar o ambiente.

MOTORES

Em média, um motor de alto rendimento economiza de 20 a 30% de energia em relação a um motor tradicional. Além disto, uma boa parte dos motores instalados possui potência maior que a necessária, portanto adequando a potencia do motor, haverá mais economia de energia elétrica.

CLIMATIZAÇÃO

A cada momento, novas soluções e sistemas são apresentados ao mercado de climatização e refrigeração. Um retrofit (troca de um sistema antigo por um novo) de um sistema com 15 a 20 anos de operação trará ao cliente final uma economia de 30 a 50% no custo da energia elétrica (depende do sistema e como foi dada a manutenção neste período), além da redução no custo de manutenção.

OTIMIZE O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

Retorno sobre o Investimento

O serviço de análise de eficiência energética envolve o estudo para verificar equipamentos e questões técnicas em torno do fornecimento e consumo de energia elétrica em empresas de diversos segmentos de mercado, tais como: indústrias, hospitais, comércios, entre outros. Minimize os fatores externos indesejáveis que afetam o equilíbrio da energia e aumenta o consumo. Reduza significativamente os custos com energia elétrica.

Energia elétrica

O estudo de energia elétrica é inerente ao estudo da potência. Uma vez que, a energia elétrica diz respeito a quanto de potência (trabalho) pode ser fornecida a um sistema em certo período de tempo.

Atenção!

Não confunda potência em quilowatts (kW), com energia em quilowatts-hora (kWh)!

A equação de energia elétrica mostra exatamente a definição acima

??? = ? ∗ ∆?

Onde,

P – Potência ativa, em Watts (W)

∆t – Período de tempo, em horas (h)

Eel – Energia elétrica, em Watts-hora (Wh)

Informação:

A potência mensura a capacidade que uma fonte tem, de fornecer trabalho ao sistema. Agora, energia é a quantidade de potência fornecida a um sistema durante certo período de tempo. 

Ou seja, se um aparelho condicionador de ar com 1.500 W de potência permanecer em funcionamento por 1 hora, o consumo de energia elétrica é:

1.500 ? ∗ 1 ℎ??? = 1.500 ?ℎ ?? 1,5 ??ℎ

Se permanecer por 3 horas, o consumo é de:

1.500 ? ∗ 3 ℎ???? = 4.500 ?ℎ ?? 4,5 ??ℎ

Nesse mesmo sentido, se o aparelho permanecer em funcionamento durante 3 horas/dia, por um mês completo, o consumo de energia elétrica é:

1.500 ? ∗ 3 ℎ???? ∗ 30 ???? = 135 ??ℎ/?ê?

O mesmo ocorre para as contas de energia elétrica disponibilizadas pelas concessionárias e distribuidoras. Quando se trata de carga instalada dentro de uma unidade consumidora (residencial, comercial ou industrial), refere-se exclusivamente à potência.

Por exemplo – uma fábrica que consome mensalmente 4.000 kWh/mês possui qual potência instalada? – Veja:

Diferentes unidades consumidoras, com os mesmos consumos mensais de energia elétrica e distintos valores de potências instaladas. O contrário também é válido, com potências instaladas iguais e consumos energéticos mensais diferentes.

Todos os sistemas fotovoltaicos, conectados à rede ou não, são dimensionados sobre o consumo de energia elétrica em kWh.

E

Garanta que a energia seja usada apenas quando realmente for necessária

E

Garanta que apenas a quantidade exata de energia seja usada para cada requisito da sua empresa.

E

Reduza significativamente os custos de consumo de energia elétrica da sua empresa.

E

Reduza significativamente os custos de consumo de energia elétrica da sua empresa.

BLOG

O sistema de energia solar funciona nos dias nublados?

Sistema de Energia Solar: Saiba sobre sua eficiência mesmo nos dias frios e nublados Como sabemos, a eletricidade proveniente de um sistema de energia solar se dá por meio da captação da luz do sol pelas placas solares, seguida da transformação em energia elétrica...

ler mais

Bomba de calor X aquecedores a gás: qual o melhor?

No post de hoje trazemos um breve comparativo sobre as bombas de calor para aquecimento de água em relação aos aquecedores de água a gás boa leitura! Antes de mais nada, precisamos dizer que você já pode parar de pensar em custos com o uso de aquecedores a gás! Os...

ler mais
оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'whats');" оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'enviar');"

Solicite seu e-book

Enviaremos o e-book para o seu e-mail

You have Successfully Subscribed!