O papel da Energia Solar para as empresas e o Marketing Verde

Limpa e Renovável, a energia solar provavelmente é a mais acessível fonte de energia alternativa que temos à disposição. Ainda assim, é comum surgirem dúvidas na mente de empresários que não sabem exatamente o papel da energia solar na indústria e empresas em geral. E como pode afetar as marcas em especial às que são adeptas ao marketing verde sustentabilidade lucrativa.

Nesse texto, procuramos falar sobre quais os benefícios da energia solar para uma marca que adote a energia solar. E como podem usar isso como uma bandeira ao Marketing verde para a melhora da sua visibilidade no mercado.

 Prática e cativante

A energia solar é uma opção bastante simples para que uma empresa mostre que é comprometida com a sustentabilidade. E que utiliza em suas linhas de produção uma gama de soluções voltadas à preservação consciente do meio ambiente. No entanto, esse não é o ponto principal para a energia solar ser tão importante. O ponto principal é que a utilização da energia solar é bem vista entre o público em geral, sendo cativante para as pessoas de todas as idades e classes sociais.

As pessoas se impressionam com a utilização da energia solar. A adoção adota o sistema solar é um grande passo em relação ao marketing verde. E baseado nessa prática têm um alcance muito maior junto ao seu público-alvo, melhorando a sua imagem e facilitando a divulgação de seus produtos ou serviços.

Econômica e lucrativa

A implementação da energia solar é um processo relativamente simples e barato. Mesmo que uma empresa não troque todo o seu fornecimento padrão por energia solar, o impacto ainda vai ser muito positivo na percepção pública da sua marca. Assim, com um processo bastante simples e que pode ser realizado de forma econômica, a marca pode utilizar a energia solar como uma bandeira à causa da preservação do meio ambiente. E isso atrai os olhares do público, a abre espaço para novos nichos de consumo, além de estimular o aumento a lucratividade da empresa.

A energia solar é, portanto de grande importância, em especial para empresas de pequeno e médio porte, uma vez que a utilização da energia solar é considerada uma das poucas formas de Marketing verde, com um retorno financeiro relacionado diretamente ao aumento da reputação da marca. Além, é claro do forte retorno financeiro diretamente ligado com a economia gerada pela energia produzida.

Inovadora e simples

Outras formas de marketing verde podem ser tão inovadoras e efetivas quanto a utilização da energia solar, mas esta tem a vantagem de vir aliada com a simplicidade de sua utilização. O processo de conversão para a energia solar é simples de ser feito e resulta num impacto imediato na vivência da empresa.

É notório que grandes ações de marketing exigem planejamento extenso e trabalho, mas a energia solar corta esse processo tornando tudo mais rápido sem perder a característica de inovação. Vemos grandes empreendedores como o Elon Musk utilizando esse recurso em suas empresas. O efeito da energia solar é poderoso para a reputação de uma empresa como ecológica e inovadora.

Leigos e Esclarecidos

O apelo da energia solar atinge pessoas de diversos níveis de conhecimentos, mesmo quem não entende como funciona ainda se impressiona e se fascina ao ver uma determinada marca utilizar a tecnologia. Dá mesma forma pessoas com conhecimento mais extenso sobre o assunto, têm uma impressão mais detalhada sobre os motivos e o efeito da escolha da marca em adotar a energia solar, como uma forma de Marketing verde.

Com uma abordagem de marketing baseada em energia solar, uma marca gera um alcance amplo em termos de visibilidade corporativa, tanto no público consumidor, quanto em relação a uma melhor avaliação dos profissionais em investimentos, como por exemplo, analistas da bolsa de valores. Da mesma forma, a empresa se valoriza no mercado e o nome dos sócios passa a ser associado à inovação e sustentabilidade.

Longo e curto prazo

Ao longo prazo, a utilização da energia solar como estratégia de marketing verde,tem o efeito de criar na marca uma atmosfera de sustentabilidade. Isso significa que a visão geral do público, passa a ser que aquela empresa vai durar por anos e vai estar sempre inovando. Ainda que não existam outras inovações aparentes em seu funcionamento, esse sentimento de pioneirismo fica marcado no imaginário do público. Já em curto prazo, o efeito maior está ligado ao aumento da visibilidade no mercado, uma vez que a empresa que toma partido na causa ecológica, como a utilização de energia renovável, vira notícia. Além disso, tem uma maior exposição na mídia, criando um um número maior número de novos consumidores em potencial. Esse efeito imediato normalmente é explorado ao máximo criando uma conexão com os clientes. Isso resulta para a marca uma divulgação boca a boca e consequentemente um aumento nas vendas.

Gostou do artigo de hoje? Deixe seu comentário! E se você quer saber como você pode implementar um sistema de energia solar na sua empresa, entre em contato com a nossa equipe.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EMPRESAS

 

TEMOS UM PRESENTE PARA VOCÊ

Baixe o ebook gratuito "Como gerar energia solar na sua casa de forma fácil e rentável. E fugir de vez dos altos custos da conta de luz".

Inscrição efetuada

Share This