SP:(11)2324-2527 | BA:(77)99935-3093 | PI:(89)99407-7244 contato@multitechecosystems.com.br

Você sabe o que é sustentabilidade lucrativa?

Quando pensamos em sustentabilidade a primeira ideia que temos é a de usar menos para que o planeta possa se manter produzindo recursos, mas isso não é exatamente verdade. Existem diversas formas de sustentabilidade que permitem um aumento de uso e produção de certos recursos, chamamos isso de sustentabilidade lucrativa. Para ajudar a exemplificar como funciona a sustentabilidade lucrativa criamos uma pequena lista com exemplos que vão te ajudar a entender e servir de base para que você tenha ideias inovadoras para aplicação na sua empresa.

1 – Energia infinita

A energia solar é infinita, isso significa em outras palavras liberdade de consumo. Dessa forma, uma empresa que investe em energia solar vai imediatamente se livrar do custo mensal do fornecimento de energia elétrica. E também fugir do limitador causado pelo crescente preço da energia elétrica. Em outras palavras, uma empresa que utiliza a energia solar pode utilizar de forma infinita uma quantidade inesgotável de energia elétrica com um valor extremamente baixo. Quando aplicado a um escritório ou numa linha de produção, isso vai gerar uma autonomia de produção de energia elétrica que têm o potencial para aumentar várias vezes a capacidade produtiva de uma empresa e reduzir significativamente os seus custos.

Por ser uma energia infinita a empresa não vai mais estar a mercê de falhas no fornecimento e vai conseguir funcionar perfeitamente mesmo em casos de apagões. Além disso, não sofrerá mais com os constantes aumentos das concessionárias.

2 – Energia sem poluição

Quando pensamos nas formas de energia atualmente utilizadas, temos que lidar com uma série de formas de poluição que estão agregadas às diversas formas de produção de energia mais utilizadas no mundo, poluição sonora, visual e poluição ambiental.

A energia solar é coletada e utilizada rapidamente no local onde for ser utilizada, esse processo depende de menos fios e cabos para ser transmitida, não agride o meio ambiente de nenhuma forma e não gera ruídos durante a produção ou utilização. O processo de coleta de energia solar é portanto livre de poluições, e pode ser utilizado de maneira discreta sem acarretar danos ou incômodo para a empresa.

Por ser uma energia considerada limpa, a energia solar ajuda a favorecer a recuperação e manutenção da biosfera. Com isso, a empresa vai ter uma economia significativa nos custos de manutenção energética e ainda vai garantir um mundo com maior qualidade de vida para às próximas gerações de consumidores. Além disso, a fonte de energia limpa como a solar traz consigo a redução de uma parcela dos custos da empresa que podem então ser investidos em melhorias e se transformar em lucro.

3 – Manutenção barata e vida útil longa

O processo de instalação do equipamento solar composto por células fotovoltaicas, é um processo bastante vantajoso quando considerados os efeitos imediatos e ao longo prazo. Graças a isso e a facilidade de manutenção destes equipamentos, a energia solar pode ser coletada e transformada rapidamente por um custo muito baixo. Essa vantagem torna a energia solar muito superior à energia eólica, por exemplo, que têm um processo de utilização mais complicada e uma manutenção quase cinco vezes mais cara.

Uma célula fotovoltaica costuma ter imenso prazo de vida útil, sendo que a média para a tecnologia atual é de painéis que duram em torno de 25 anos no mínimo. Isso significa que o investimento para aquisição e instalação é muito pequeno em comparação à capacidade de utilização de cada painel ao longo do tempo. Além disso, ao contrário de equipamentos de transmissão elétrica, como geradores que demandam mais energia conforme envelhecem, a energia solar fotovoltaica permanece sempre com o mesmo consumo ao longo de sua vida, ou seja, uma taxa de produção de energia muito instável.

Conclusão

Embora existam outras formas de ações ecológicas em relação à produção de energia elétrica que podem apresentar alternativas para utilização de marketing verde, a energia solar é considerada por especialistas como sendo o primeiro passo a ser tomado por uma empresa em direção a uma imagem pública mais ligada ao verde e à sustentabilidade. A energia solar tem um apelo forte para o público e é economicamente muito viável, gerando ao mesmo tempo corte de custos e aumento na lucratividade. Cabe ainda ressaltar que a utilização da energia solar é uma bandeira internacional de empenho ecológico que facilmente gera um aumento na popularidade e no alcance de uma marca.

Ao investir em energia solar como forma de marketing verde e como meio de economia, a empresa consegue mostrar de forma rápida os resultados do investimento e sentir em pouco tempo os efeitos do corte de custos, pode-se dizer que adotar a energia solar é um marco de apoio à natureza e de forte retorno econômico.

Gostou do texto? Deixe o seu comentário. E se precisar de ajudar para iniciar um projeto de energia solar na sua empresa entre em contato conosco.

Por Equipe Multitech Ecosystems

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EMPRESAS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'whats');" оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'enviar');"
Share This