Marketing Verde: Saiba a importância desse conceito para sua marca
Com o crescimento da presença e utilização de redes sociais veio junto uma tendência um tanto quanto inesperada, os consumidores que antes eram apenas a ponta final do mercado e tinham pouco acesso ou interesse pelo processo, passaram a levar em consideração as atitudes sociais de cada marca. Além disso, passaram a nutrir uma espécie de relação de amizade com elas, dessa forma houve uma total mudança de paradigma, cujo resultado foi o fortalecimento do marketing verde, mas qual a real importância dele para uma marca?
Novos horizontes
A internet diminuiu o mundo, diminuiu distâncias e aproximou as pessoas. Com isso, problemas como o aquecimento global, desmatamento e extinção que antes eram assuntos distantes e pouco reais no inconsciente coletivo, se tornam mais presentes e mais importantes na vida e no dia a dia de todos nós. Problemas que antes nunca poderíamos vislumbrar um grande destaque, hoje estão a um clique de distância. Dessa forma, vem o sentimento de mudança, abrindo espaço para as pessoas que antes não tinha voz para lutar por melhorias no mundo e maior proteção para a natureza. De uma perspectiva passiva, podemos dizer que o mundo imenso que existia antes da internet, se tornou um local conhecido e iluminado e agora às pessoas buscam novos horizontes.
Conscientização
Começou como um processo lento e aos poucos ganhou o mundo, a cada ano mais e mais pessoas tomam consciência dos danos causados ao planeta e decidem apoiar causas verdes e lutar por uma atitude menos agressiva da parte das grandes empresas, esse movimento em si consegue mudar a economia de formas inesperadas e empresas consideradas como carrascos da natureza começaram a ser afetadas algumas inclusive falindo do dia para a noite.
O marketing verde ganha então três distintas importâncias para as marcas que às adotam, cada uma delas relacionada a fatores externos ou internos que podem definir o ritmo de crescimento ou mesmo a permanência de uma marca no mercado.
1ª importância do Marketing Verde: Reputação
A reputação de uma marca é seu bem mais valioso. Embora o número de clientes que exigem atitudes verdes de determinadas marcas ainda seja pequeno, quando olhamos para o mercado como um todo, esse mesmo número consegue ter uma voz que pode ser percebida de longe. O resultado é que mesmo os consumidores que não pensam muito seriamente sobre o assunto, podem ser influenciados a não comprar ou não utilizar determinadas marcas, caso ela seja taxada como uma marca que agride o meio ambiente. A reputação nesse aspecto, pode fazer uma empresa engajada a causa verde crescer mesmo aos olhos de quem nunca pensou no assunto. E também fazer com que desabe ao seguir o caminho contrário. Assim sendo, adotar uma estratégia de marketing verde é acima de tudo uma segurança que pode ser gerenciada para se tornar um ponto de apoio no crescimento de uma empresa.
2ª Importância do Marketing Verde: Aceitação internacional
O Brasil é um país com um alcance relativamente baixo para o marketing verde. Nosso território tropical e um panorama político conturbado, fazem com que boa parte da população não preste atenção a esse tipo de assunto. Dessa forma, uma empresa pode ter um crescimento bastante rápido no Brasil e até chegar ao topo do mercado, mas quando falamos de crescimento de marca e expansão para o exterior as coisas mudam de figura.
Uma marca que queira se destacar fora do seu país de origem encontra diversas barreiras de aceitação. E os métodos utilizados na produção e a escolha da matéria-prima são de suma importância nesse processo. Cada população no mundo tem diferentes graus de preocupação com movimentos ecológicos e que variam de acordo com a cultura e o clima de região. No entanto, é inegável que a cada ano esse panorama global tende mais para o verde. Portanto uma empresa que adota uma estratégia de Marketing verde tem um alcance de público internacional muito mais amplo.
3ª Importância do Marketing Verde: Perspectiva de longo prazo
Muitas estratégias de Marketing verde se baseiam em conceitos que atualmente são considerados como uma escolha, mas que a cada ano ficam mais próximos de se tornarem obrigatórios. Grandes empresas como a Tesla Motors têm adotado um papel de divulgação de causas ecológicas atingindo uma grande visibilidade no mercado. Além disso, prestam um forte investimento em políticas ecológicas e no desenvolvimento de tecnologias eco sustentáveis, trazendo para si uma imagem de inovação e respeito ao meio ambiente.
O resultado disso é que as marcas que adotam o Marketing verde têm mais tempo para se adaptar às mudanças e liderar um mercado. Dessa forma, passam a utilizar e a aprender técnicas que em algum momento vão ser as únicas aceitas no mercado.
Trazendo esse conceito para a realidade das pequenas e médias empresas, podemos dizer que é possível adotar a causa da preservação da natureza, da responsabilidade ambiental e adotar ao Marketing Verde sem ter que dispor de grandes investimentos.
Existem muitas formas de uma empresa ajudar na preservação do meio ambiente, se beneficiar do marketing verde e, ainda, ampliar seus lucros, seja qual for o seu porte, segmento ou localidade.
Um forte exemplo, são as pequenas empresas e médias empresas que passaram a adotar a energia solar para suprir o seu consumo de energia elétrica. Com isso, além de adotarem uma fonte de energia sustentável contribuindo para a causa da preservação ambiental, conseguem também diminuir muito seus gastos de energia e, consequentemente, ampliar seus lucros.
Ao contrário do que muitos pensam, a instalação de placas solares custa bem menos do que se pode imaginar, dados os diversos incentivos e facilidades de financiamento do sistema de energia solar. Além do fato da sua grande durabilidade, que trazem um retorno rápido de todo o investimento.
Marketing Verde e o sistema de Energia solar Fotovoltaica Empresarial juntos podem expandir o lucro da sua empresa e melhor a imagem da sua marca junto ao seu público.
Como vimos, a preocupação com as causas relacionadas à preservação do meio ambiente está a cada dia mais presente na vida dos brasileiros. E no futuro fará parte do senso comum da população. Carros elétricos, casas e empresas com painéis solares para gerar a energia da casa, embalagens eco-friendly, entre outras mudanças farão parte do nosso cotidiano.
As empresas que agora começarem a pensar nisso, estarão à frente do mercado, podendo se mostrar como inovadoras e bem vistas aos olhos dos seus consumidores. Além de ganhar vantagem competitiva diante dos seus concorrentes.
Por Equipe Multitech Ecosystems
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