Marketing Verde e Energia Fotovoltaica Empresarial expandem o lucro da sua empresa e imagem com o público.
Além dos benefícios financeiros do uso da energia solar aplicado ao marketing verde (marketing ambiental), há enormes benefícios intangíveis, como a conscientização da marca, o aumento da visibilidade da empresa frente aos seus clientes, a publicidade positiva e a demonstração genuína da empresa em esforços relacionados à sustentabilidade. Todas essas iniciativas de marketing verde podem resultar em uma vantagem competitiva muito significativa para a sua empresa. Momento ideal para uso de tecnologias de sistema solar OnGrid.
Confira no post de hoje! Boa Leitura.
O Marketing Verde e a Energia Solar Fotovoltaica Empresarial: Descubra os benefícios que não te contaram!
A maior transição de pensamento coletivo do consumidor poderá prejudicar ou amplificar a sua empresa. De que lado você estará?
Nas últimas décadas, e com aumento repentino e constante nos últimos anos, o Marketing Verde e ações voltadas a não somente preservar o meio ambiente, mas a demonstrar ao seu público que sua empresa lida bem com questões ambientais, tem sido crucial.
Como você enxerga o comportamento de seu consumidor?
É possível perceber em grandes empresas uma quebra de paradigma, de modo a demonstrar lados mais sustentáveis da empresa. E sustentabilidade aqui significa o modo como o consumidor enxerga o benefício que sua empresa causa versus o malefício que provoca o meio ambiente.
O McDonalds, que passou a tornar-se um referencial de comida artificial e sem ganhos nutricionais inseriu saladas em seu cardápio.
Tentativas similares ocorrem em vários eixos e indústrias, mostrando não somente a importância do Marketing Verde para a indústria, mas principalmente para o consumidor.
Processos como o da Samarco inundam um cenário mais exigente por redução de impactos ambientais. Isto não somente se manifesta em propaganda sobre o que é feito de bom grado para o meio ambiente e sociedade, mas principalmente a percepção do novo nível de qualidade e Compliance que as empresas precisam aderir.
Qual o impacto que a não utilização do Marketing Verde pode propiciar, negativamente, em sua empresa?
Para saber o real impacto, te peço que assista o rápido cartoon abaixo.
Não o veja como uma crítica, mas sim como uma súplica do consumidor (demanda) por uma imagem que represente a realidade da empresa e que esta realidade seja condizente com os novos valores da sociedade. Sobre estes valores, você conhece melhor do que eu seu próprio nicho e pode pensar, durante o vídeo, nas diversas mudanças que houveram e tiveram de haver nos últimos anos em sua empresa.
Por vezes, como empresários, precisamos tomar decisões que nem sempre são tão perfeitas e concisas como gostaríamos que fossem. Acessibilidade e meio ambiente são dois temas que permeiam a receita da empresa sem um retorno muito visível.
Às vezes, é esta falta de visão que aumenta seu custo e destrói seu lucro.
Energia Solar e o Marketing Verde
O que todos buscamos e, não de modo fácil encontrarmos, é uma solução que seja tanto rápida quanto eficaz. Tanto eficiente quanto barata. E, principalmente, tanto benéfica quanto se puder ser. Nessa linha, a energia solar entra como sendo a solução mais óbvia dentro da criação de um Marketing Verde dentro de sua empresa.
Com uma simples implantação, sua cultura e a visão do cliente mudam.
A visão do cliente não é a única questão relevante pois se ela for diferente da realidade, prejuízos poderão ser criados para a empresa. Neste artigo, irei focar em te demonstrar os motivos pelos quais a energia solar corporativa através de placas fotovoltaicas é importante. E importante não somente para demonstrar Marketing Verde, mas também para expandir sua empresa e a cultura em vertentes diferentes.
Oportunidades aparecem apenas para quem as quer enxergar.
Pense no início do seu negócio. Como se manifestou a sua visão sobre o negócio? Como era a relação com o público e quais benefícios e malefícios isso gerou? A geração de energia solar pode ser o próximo grande passo para sua empresa prosperar quanto à imagem para com o público.
Já existem muitas inovações no campo da energia solar ao ponto de ser possível criar rentabilidade econômica e social (e irei mostrar isto a você ao longo do texto). Estamos num momento provável de transição entre modelos de operar o marketing empresarial e neste momento você precisa tomar uma decisão de que lado gostaria de estar. Não escolher o Marketing Verde não irá destruir sua empresa, mas também pode ser que não traga benefícios.
Tudo depende do custo e do benefício.
Afinal, se sua empresa precisar fechar as portas para implantar placas fotovoltaicas, qual seria a lógica de usá-las em primeiro lugar?
A boa notícia que te trago é que isto não vai acontecer. Existem alguns poucos cenários nos quais o uso da energia solar não é rentável. Todos os outros (a maioria), tudo depende de quem você irá contratar para iniciar sua expansão numa nova direção de sua empresa.
Se números te agradam, continue a leitura e verá alguns enormes benefícios de economia!
Qualquer Empresa Pode Aplicar Marketing Verde
Sim. Não importa se a sua empresa lida com tintura de roupas ou programação de computadores.
Se lida com demandas de afluentes, que envolvem políticas de tratamento. Se lida com programadores, que demandam cuidados com a energia. Não importa onde ou como você atue, os benefícios de aplicar o Marketing Verde para sua empresa podem e devem ser utilizados.
E se sua empresa não tiver nada “verde” para demonstrar?
Então demonstre interesse. E firme esse interesse! O termo greenwashing, designado a partir do brainwashing (lavagem cerebral) classifica empresas que tem uma imagem de Marketing Verde totalmente distinta da sua real natureza. Empresas que são pegas com Greenwashing acabam por perder muito do respeito e consumo de seus clientes.
Você pode começar com uma lixeira para copos descartáveis.
Pode parecer pouco, mas as pequenas ações alteram o rumo central da sua empresa e modificam o próprio pensamento interno corporativo.
As lixeiras específicas para copos descartáveis, além de reduzir custos com sacos de lixo e manutenção (apesar de pouco), acabam por influenciar novas medidas a serem tomadas. Existe um momento em que, financeiramente, simplesmente faz sentido ter uma lixeira específica.
Mas algo que é necessário frisar é sobre o contexto. Até agora, falamos de dois conceitos principais do Marketing Verde, que foram:
- Pensamento Coletivo (Aceitação Cultural)
- Preservação Ambiental (Apelo Ecológico)
Existe, no entanto, outros dois aspectos que é preciso levar em consideração para manter sua estratégia concisa e sua empresa de pé, lidando com a importância da responsabilidade sócio ambiental e divulgando seu Marketing Verde efetivamente. Os outros dois aspectos são:
- Viabilidade Econômica (Nenhuma Empresa Vive Sem Lucro)
- Justiça Social (Igualdade de Oportunidades)
A questão social pode ser vista em empresas como a Apple onde uma parcela de consumidores questiona os altos valores dos dispositivos e solicita versões de baixo custo.
Neste caso, a estratégia de negócio da empresa é alinhada em entender e aceitar este custo de ter uma parcela de clientes insatisfeitos, talvez pelo fato da exclusividade do produto, assim como faz a Ferrari, que decide quem serão seus clientes.
Reduzir, Reutilizar e Reciclar
No Behavioral Design, uma área de soluções criativas para mudanças comportamentais, há muitas dicas que podem ser utilizadas para ajustar a mentalidade corporativa de modo a auxiliar não somente os gestores, mas os próprios colaboradores a integrarem este novo patamar.
Inserir políticas novas nem sempre é fácil. Inserir regras novas que precisam de treino é, certamente, difícil. O Behavioral Design vai numa linha que entende que nós temos padrões de comportamento e, com leves alterações, podemos influenciar o resultado esperado.
Se colocamos um obstáculo na frente do caminho, as pessoas desviam dele.
Pequenos ajustes e toques, percepções subliminares – mas calma, não é para manipular ninguém.
O objetivo não é manipular, é auxiliar a pensar em novas soluções. Por exemplo, imagine uma porta de banheiro que apenas abre dez segundos após a torneira ter sido aberta. Com o tempo e com várias pessoas tentando abrir a porta e não conseguindo, o comportamento novo é criado. Obviamente supondo que queira criar este comportamento.
De forma análoga, a exposição simples de suas ações cria um limiar de pensamento.
Pense nesse limiar como sendo a lembrança constante de que você e sua empresa atende, plenamente, os requisitos do Marketing Verde. Que sua empresa não somente representa isto mas que os 3 R’s de Reduzir, Reutilizar e Reciclar ficam impregnados – de forma concisa e real – na mente de seus consumidores, de modo a amplificar a imagem de sua empresa perante seu público.
Você gostaria de saber como criar esse limiar e manter-se na mente do cliente?
A Solução Mais Simples É A Ideal
Uma das campanhas de Marketing mais simples e interessante que já vi foi de colocar uma BMW no meio do estacionamento de um restaurante fino de uma cidade. A BMW atrapalhava um pouco o fluxo de carros, admito, mas parecia fazer parte do contexto sócio-econômico do restaurante.
Parecia que aquele ícone mudava, totalmente, a imagem do restaurante.
Ao mesmo tempo, o ciclo se retroalimenta pois aquele tipo de carro parece sustentar que o público do restaurante utiliza carros de luxo. Então, quem vai ao restaurante fica mais tentado a comprar aquela BMW. De forma similar, quem já usa aquela BMW sabe que aquele restaurante é feito para ele. Esse é um excelente marketing!
Dia após dia, mesmo para aqueles que não frequentam o restaurante, a imagem do restaurante é reforçada na mente deles. A proposta de valor é recebida.
Um dos clientes chegou a comentar sobre o restaurante junto dessa campanha publicitária. “Um dia ganharei o suficiente para almoçar todos os dias aqui”. O restaurante parecia ter virado objeto de desejo, cobiçado pela sua clientela ao ponto de precisar expandir sua capacidade de lotação.
Imagine sua empresa com algo similar, mas voltado ao Marketing Verde. E não te preocupa, temos aqui a mais simples, rentável e impactante solução para a implantação do Marketing Verde em sua empresa.
Não, não é mais simples que as lixeiras para copos descartáveis.
Mas é (bem mais) eficaz.
Já imaginou como seria se, de modo passivo, sem investimento constante, você pudesse gerar não somente renda, mas aumentar o potencial de geração de renda através da imagem da sua empresa?
Talvez, até mesmo sem querer, você gere renda.
Mas esse não é o objetivo final. O objetivo é criar uma cadeia de clientes ávidos por terem interesse na proposta sócio-ambiental de sua empresa, na visibilidade dela como marco de evolução tecnológica e respeito ao consumidor.
Não precisa colocar uma BMW no sol quente ao meio dia para conseguir isso!
Na verdade, a sustentabilidade econômica da empresa precisa ser levada em conta, então a solução mais simples, eficaz e direta existente é a utilização de Painéis Fotovoltaicos Para Geração da Imagem (e da energia) da Sua Empresa.
A tecnologia dos Painéis Fotovoltaicos já anda conosco há algum tempo. Condomínios de luxo já costumam ser construídos com Painéis acoplados em cada residência. Do outro lado extremo da moeda, projetos de bairros de baixa renda já são possíveis com pequenos geradores individuais fomentados pela Caixa Econômica Federal.
Não somente a geração de energia solar tem atingido um patamar de viabilidade, mas cada vez mais os benefícios econômicos e sociais se tornam mais evidentes. É possível notar, por exemplo, que a eficiência energética é suficiente e plausível para pequenos imóveis, mas além disso, também é suficiente para abastecer grandes centros de energia. Uma vez pago o valor, todo o resto é lucro a partir daí.
O tempo de retorno sobre investimento fica cada vez menor.
Sabe qual é o lucro imediato que a maioria dos empresários nega?
Sabe qual o custo que é negar esse retorno?
Painéis Fotovoltaicos para geração de energia empresarial não geram somente energia. Um dos maiores ganhos não é direto e não é fácil de mensurar. A imagem de sua empresa como uma empresa avançada tecnologicamente é um ganho. Assim como, o ganho de melhorar a imagem corporativa, ao mostrar que reduz o impacto ambiental com o uso das placas solares.
Pouco valorizado não significa pouco valor, significa Oceano Azul.
A Resolução nº 482/2012 da ANEEL talvez tenha sido o maior marco de viabilidade econômica para empresas em geração de energia solar. Isso se deu pelo fato da não mais necessidade de utilização de baterias para armazenamento da energia gerada. Dessa forma, há uma completa integração OnGrid da energia gerada com a rede elétrica brasileira.
Ainda assim, é preciso gerar dinheiro e rápido.
Por mais que estes benefícios sejam importantes, você precisa tomar conta das repercussões. Como, onde e com que intensidade você conseguiria demonstrar o uso dessas tecnologias? Quando, a partir dos concisos cálculos, você teria o retorno sobre o investimento feito?
A depender das suas atuais condições, talvez os cálculos já demonstram que já é não somente viável, mas necessário fazer a transição. No campus da USP, por exemplo, uma usina de 540kW é responsável por uma economia de R$500 Mil reais por ano.
Energia Fotovoltaica e Retorno Econômico Imediato
LEGENDA: Gary Vaynerchuk, em visita a Helsinki, respondendo perguntas de empresários
Um dos maiores nomes do Marketing Digital, o Gary Vaynerchuk entende a necessidade de pensar e receber os benefícios na escala micro e fala da dificuldade de pensar em macro escala. Economizar um centavo hoje para ter resultados em 10 anos não é fácil.
É por isso que é importante levar em consideração todos os aspectos envolvidos na utilização dos Painéis Fotovoltaicos. Em especial, sendo o mais importante deles não a geração de energia, mas sim de imagem.
Sim, a geração de energia gerará lucro.
Sim, a melhora na imagem corporativa gerará ainda mais.
Até pouco tempo atrás, não era comum haver ketchup e maionese em sachês higiênicos. Os poucos estabelecimentos que inseriram esta prática no início tiveram um headstart, uma vantagem de imagem perante o mesmo público. A preferência, obviamente, tendencia para aquele que se diferencia de forma positiva.
Acredite, a energia fotovoltaica está apenas no início.
E, conforme os estabelecimentos começaram a utilizar sachês de condimentos, tornou-se obrigação em todos os outros. Aqueles que não adentraram, acabaram por perder mercado por não se adequar às novas regras existentes.
Talvez você não perca mercado se não instalar diferenciais como este em sua empresa. Talvez não faça a mínima diferença na imagem, a depender na sua empresa. E talvez, por fim, você tenha apenas o retorno econômico que os painéis fotovoltaicos propiciam.
Se esse for seu caso, invista no Marketing para expor o seu Verde.
Sumarizando Toda Essa Energia
- Os ganhos pelo uso de Painéis Fotovoltaicos Empresariais não se restringem apenas a ganhos econômicos.ganhos Os ganhos se maximizam no Marketing Verde quando propicia a melhora na sua imagem corporativa perante seus clientes.
- O momento de early adopters para Painéis já passou. Estamos no momento em que a curva S de crescimento começa a inclinar. Momento ideal para iniciar esta nova prática.
- Existem lugares, como a USP, em que ganhos econômicos são mais do que apenas reais.
- Padrões mudam. Estar muito à frente ou muito atrás pode te prejudicar. Neste momento, em relação ao uso de Energia Solar, como você considera que seriam os benefícios de usar? E os malefícios de não usar?
Afinal, como funciona a energia solar on-grid
O sistema de energia solar fotovoltaica on-grid funciona da seguinte maneira:
- Os painéis solares fotovoltaicos captam a luz do sol e geram energia de corrente contínua (CC);
- Essa corrente contínua (CC) gerada passa pelo inversor on-grid. E é transformada em energia elétrica de corrente alternada (CA), que é a mesma energia fornecida pela distribuidora de energia.
- Parte dessa energia elétrica gerada pelo inversor é consumida pelos aparelhos do lugar.
- A parte excedente dessa energia é jogada na rede elétrica geral. E o dono dessa propriedade irá receber os créditos por isso.
Benefícios da energia solar fotovoltaica on-grid para as empresas
Como você pôde perceber, o sistema solar on-grid é muito vantajoso e permite produzir energia para consumo próprio. Além disso, também “vender” o que não foi consumido para a distribuidora de energia.
Sendo assim, entre os principais benefícios da energia solar fotovoltaica on-grid, além do que já citamos, podemos destacar o fato de que:
- É um sistema bem simples de se instalar, desde que com suporte técnico.
- Não é necessário investir em baterias de armazenamento, que são caras.
- Haverá uma grande redução na conta de luz do imóvel, gerando economia.
- Gerará renda extra devido à “venda” do excedente de energia não consumido.
- O investimento realizado na instalação será revertido em pouco tempo.
- A tecnologia instalada é muito durável (os painéis solares e demais equipamentos têm longa vida útil).
- Reduz as emissões de carbono, contribuindo com o meio ambiente.
Como instalar um sistema de energia solar na minha empresa?
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Por Equipe Multitech Ecosystems
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