SP:(11)2324-2527 | BA:(77)99935-3093 | PI:(89)99407-7244 contato@multitechecosystems.com.br

Nos últimos anos muitas empresas tornaram-se conscientes da necessidade de protegerem o meio ambiente e começaram a praticar estratégias de marketing ambiental (marketing verde) como parte de seus programas de responsabilidade social e divulgação e consolidação de suas marcas.

Isso se deu, em grande parte, pela mudança da própria sociedade e do comportamento do consumidor, que passou a valorizar as marcas engajadas com o propósito de preservar o meio ambiente e que adotam soluções em sustentabilidade. Além de, oferecerem produtos e serviços ecologicamente corretos.

No entanto, o marketing verde, embora esteja crescendo como estratégia de sucesso de muitas empresas, ainda é pouco explorado pelas marcas no Brasil.

O que é o Marketing Ambiental

O marketing ambiental ou também chamado de marketing verde envolve a aplicação atividades dentro de uma empresa voltadas para a sustentabilidade e questões ambientais.

Isso inclui, o desenvolvimento de produtos que não agridem o meio ambiente, a adoção de processos e ações em sustentabilidade, uso de embalagens ecológicas, práticas de negócios sustentáveis, entre outras iniciativas.

Dessa forma, o marketing ambiental engloba práticas, ações e atitudes motivacionais ligadas à abordagem da preservação do meio ambiente, sustentabilidade e consciência ecológica, que possam beneficiar ou pelo menos não prejudicar o meio ambiente.

O marketing ambiental vale a pena?

Esse tipo de marketing requer um investimento maior por parte das empresas.  No entanto, por outro lado, pode ser muito lucrativo devido à sua crescente demanda.

Por exemplo, produtos ecologicamente corretos podem custar mais caro, porém são muito valorizados pelos clientes engajados com o conceito de preservação do meio ambiente. Dessa forma, representa uma demanda latente e pronta para consumir esse tipo de produto, mesmo que pague mais caro.

A visão de que o benefício supera o preço mais alto é algo que tende a se expandir cada vez mais no mercado.

Outro forte aspecto que demonstra que vale a pena investir em marketing ambiental é a melhora na imagem corporativa da empresa.

Marcas que apresentam preocupação genuína com a sustentabilidade e com o meio ambiente são mais respeitadas pelos consumidores e tendem a serem mais valorizadas no mercado.

Esse ganho de visibilidade pode ser para muitas empresas pode proporcionar um grande diferencial competitivo.

Práticas de Marketing verde

O marketing ambiental não envolve somente a questão de produtos e serviços sustentáveis, uma vez que, ainda que a empresa atue com produtos convencionais, a sua atitude em relação ao meio ambiente e genuína preocupação com soluções sustentáveis, pode resultar no reconhecimento da sua marca. E, dessa forma, gerar mais visibilidade e reconhecimento por seu público.

A estratégia de marketing verde pode englobar uma série de práticas, como por exemplo:

  • Ter um programa de coleta seletiva de lixo e práticas responsáveis de descarte de resíduos
  • Diminuir o uso de papel e impressão de arquivos
  • Usar embalagens de produtos e matérias primas ecologicamente corretos
  • Usar fontes de energia ecologicamente corretas, como a energia solar para produção de energia elétrica.
  • Entre outros.

O marketing ambiental e as fontes de energia ecologicamente corretas

Você deve saber o quanto a produção de energia elétrica pode prejudicar o meio ambiente. As hidroelétricas causam diversos problemas ambientais, uma vez que, demandam a necessidade de represar rios. Isso impacta no alagamento de vastas regiões, e provoca não só a retirada de populações que vivem nesses locais, como também modifica todo o ecossistema.

Já as termoelétricas causam impactos ainda piores. Nelas são queimados combustíveis para ferver a água. Isso gera vapor que gira as turbinas e geram a energia.

Imagine uma grande indústria, o quanto consome de energia elétrica e o quanto isso impacta no meio ambiente.

Diante disso, a adoção de fontes alternativas para a geração de energia elétrica passa a ganhar cada vez mais visibilidade.

A mais conhecida e a mais óbvia é a energia solar fotovoltaica.

A energia solar como prática sustentável

A energia elétrica gerada por meio de painéis solares é a solução mais viável para as empresas que querem adotar práticas sustentáveis.

Os painéis solares fotovoltaicos são equipamentos à base de silício que recebem a luz solar e liberam elétrons que geram a energia.

Não poluem o meio ambiente e usam como fonte o Sul, sem nenhum prejuízo ao meio ambiente.

Uma grande vantagem desse tipo de fonte de energia, além do aumento da visibilidade da marca com o marketing ambiental, é a enorme economia gerada. Dessa forma, a empresa que utiliza o sistema de energia solar pode ter uma drástica redução dos seus custos com energia elétrica.

Como ter um sistema solar na minha empresa?

Se você quer saber mais como funciona o sistema, e quer saber como pode instalar o equipamento na sua empresa, converse conosco e agende uma reunião estratégica.

Ter um sistema de energia solar fotovoltaica é muito fácil e custa muito menos do que você imagina.

E para comprovar isso, nós vamos fazer uma SIMULAÇÃO GRATUITA para você saber o quanto você pode economizar com energia elétrica na sua empresa. Tomaremos como base o seu consumo e custos atuais de energia do imóvel. É muito fácil! Basta clique aqui e peça a sua simulação.

Por Equipe Multitech Ecosystems

DEIXE SEU COMENTÁRIO

оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'whats');" оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'enviar');"
Share This