A nova Lei 14.300 da energia solar chegou e hoje vamos explicar como irão ficar as novas regras para quem deseja instalar energia solar agora no ano de 2023.

Como vai ficar as contas de luz de quem ainda não tem o direito adquirido?

Se você tem dúvidas se isso poderá impactar nos resultados dos novos projetos, acompanhe a explicação até o final.

A primeira coisa que você tem que entender, é que pode ficar tranquilo nesse momento, pois a cobrança será aplicada de forma gradativa.

Funciona como se fosse um pedágio, sendo muito baixo em relação ao retorno do investimento que você verá no final.

Como é cobrado o pedágio

Esse pedágio é cobrado sobre a infraestrutura da rede da concessionária, a partir do momento em que o sistema solar injetar a energia como créditos excedentes.
Quando a energia estiver sendo usada no mesmo momento da geração, ou seja, instantaneamente, a rede da concessionária não será utilizada. Dessa forma, não terá que pagar nada por isso.
Essa tarifa só será paga no momento da utilização dos créditos utilizados pela unidade consumidora, sua casa ou comércio por exemplo, e não pelo total injetado.

Exemplo prático

Se o sistema injetou 500 KW como crédito mas foi utilizado ou abatido apenas 200 kwt sobre o consumo, você só pagará o valor equivalente ao que foi abatido da sua conta de luz. Sendo assim, restando um crédito de 300 kw para um futuro abatimento.

Como vem descrito na conta de luz?

A energia excedente injetada na rede da concessionária e utilizada virá descrita na sua conta, como uso de kw e como “fio B”.

 

 

Em algumas concessionárias no estado de S.Paulo, essa cobrança terá um acréscimo sobre o retorno do investimento de 4 A 5 meses.

No entanto, isso será compensado rapidamente pelas novas tarifas de energia programadas para o ano de 2023.

Assim, você ainda poderá gerar sua própria energia obtendo um ótimo retorno, ou seja, ter um sistema de energia no seu imóvel é um excelente investimento !

grafico-comparativo-taxacao-dosol

Sobre a Lei da Taxação do Sol

A nova Lei 14.300  institui o marco da geração distribuída que determina como serão as novas regras de taxação sobre a energia solar. Se você quer saber mais sobre esse tema, recomendamos também ler o post: Quais as principais mudanças com a Lei da Taxação do Sol  

Você tem alguma dúvida?

Se você ainda ficou com alguma dúvida e precisa de mais informações, nossa equipe está à disposição para explicar tudo o que você precisa saber sobre as taxações e também como ajudar você a ter um sistema de energia solar no seu imóvel. Fale conosco pelo Whatsapp 11940232626   

Se preferir envie deixe um comentário ou envie um formulário por esse link FALE CONOSCO

Um abraço e até o próximo post!

 

 

TEMOS UM PRESENTE PARA VOCÊ

Baixe o ebook gratuito "Como gerar energia solar na sua casa de forma fácil e rentável. E fugir de vez dos altos custos da conta de luz".

Inscrição efetuada

Share This