SP:(11)2324-2527 | BA:(77)99935-3093 | PI:(89)99407-7244 contato@multitechecosystems.com.br

Arquitetura, construção civil e Green Building: um laço de sustentabilidade

Com certeza, sustentabilidade é um dos termos mais importantes deste século XXI. Isso porque, você há de concordar, cada vez mais as discussões acerca dos negócios, das empresas e das cidades. – ou seja, do desenvolvimento em geral – passam por reflexões sobre como é possível realizar tudo isso sem causar impacto negativo ao meio ambiente.

Dessa forma, nesse processo, o uso da energia solar fotovoltaica ganha destaque devido ao fato de ser limpa e renovável.

Diante disso, essa sustentabilidade também tem se tornado uma pauta muito importante no âmbito da arquitetura e da construção civil, e é desse contexto que surgiu a expressão Green Building.

Green Building é um termo em inglês que traduz a ideia de “construção verde” e diz respeito a espaços, edifícios e prédios que, desde sua concepção em projeto até sua execução, finalização e funcionamento, propõem-se a reduzir impactos causados ao ecossistema.

Dentre as alternativas utilizadas em construções verdes sustentável, estão: o reuso de água, o uso de materiais menos degradantes, a produção de menos resíduo e a eficiência energética.

Neste último ponto, ganha destaque a eletricidade proveniente da energia solar fotovoltaica que, além de trazer vantagens econômicas, também é uma das menos impactantes à natureza.

Benefícios da energia solar fotovoltaica no projeto de arquitetura e nas construções civis

Sustentabilidade e Green Building

Certamente, o maior benefício de implementar os painéis solares fotovoltaicos no projeto e na construção será o de ter um edifício que representa os mais altos padrões de sustentabilidade.

Cada vez mais consumidores e clientes se interessam em marcas que trazem em seus produtos esse selo verde, ou seja, que transmitem a imagem de comprometimento com o meio ambiente e com o bem-estar das gerações futuras.

Redução dos custos com energia

Quando a energia solar fotovoltaica é pensada desde o projeto inicial do empreendimento, a economia ocorre no período de construção e, posteriormente, no edifício já em atividade.

Na etapa de construção, a redução dos gastos ocorrerá porque a eletricidade utilizada para alimentar os aparelhos, as máquinas e a iluminação da obra será proveniente dos painéis solares já instalados.

Posteriormente, a economia se dará nas contas de luz do prédio já em atividade, resultando em uma economia mensal que varia de 45% a 95% na conta de energia.

Inovação no projeto

Em termos arquitetônicos, obviamente um edifício que conta com a presença da energia solar também será reconhecido como inovador, moderno e arrojado, ganhando destaque no cenário de milhares de projetos que são executados a cada ano na área da construção civil e arquitetura.

Valorização do Imóvel

O aumento do número de projetos e construções que utilizam a energia solar fotovoltaica também se explica devido à valorização do imóvel construído.

O preço final do prédio pode aumentar bastante tendo em vista as qualidades de sustentabilidade, inovação e eficiência enérgica que ele traz consigo, o que leva o aumento de interesse do mercado.

Incentivos Fiscais

Já existem no Brasil leis e projetos governamentais que preveem uma série de incentivos para construções verdes. Esses incentivos são reduções de impostos permitidas pelo poder público devido ao atendimento de algumas exigências.

No caso da energia solar fotovoltaica em projetos de arquitetura e construção civil, isso pode ocorrer por meio da obtenção de selos verdes, tais como o Selo Solar , Procel Edifica, Casa Azul Caixa, entre outros.

Além disso, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) recentemente aprovou algumas mudanças no Programa Fundo Clima. E já liberou, no subprograma Máquinas e Equipamentos Eficientes, as pessoas físicas para terem acesso aos financiamentos para a aquisição e instalação dos  equipamentos de energia solar, tais como: sistemas de aquecimento solar e sistemas de cogeração, que envolvem as placas fotovoltaicas, aerogeradores, geradores a biogás e demais equipamentos.

Essa iniciativa uma ação do BNDES em esforços para gerar o incentivo ao cidadão quanto a investir em meios de sustentabilidade e economia de energia elétrica. Os equipamentos poderão ser contratados em operações indiretas, por meio dos bancos públicos.

Como contratar o serviço e incluir a energia solar no projeto de arquitetura

Tendo em vista todas essas vantagens, é importante conhecer os processos pelos quais será possível implementar a energia solar fotovoltaica em seu projeto ou construção.

O primeiro passo é escolher uma empresa especializada e que tenha ótimas qualificações no mercado. Isso irá garantir que você estará investindo de maneira responsável em um projeto comprometido com a eficiência e o alto padrão de qualidade.

O segundo passo é, junto à empresa especializada, definir a melhor opção dentre as tecnologias de energia solar fotovoltaica já existentes.

O terceiro e último passo é avaliar as formas de pagamento, escolhendo a que mais se adequa às possibilidades do projeto, incluindo a possibilidade de financiamento.

Energia solar na Arquitetura e Estética

Apesar de todas as vantagens já apresentadas acerca da implementação da energia solar fotovoltaica em edificações, muitos arquitetos e profissionais da área acabam por descartar essa possibilidade devido ao fato de, erroneamente, acreditarem que isso prejudicará a estética e design na construção final.

Contudo, os equipamentos e as tecnologias na energia solar estão cada vez mais modernos e, por este motivo, esteticamente não comprometem nenhum aspecto da edificação.

Prova disso são os diversos edifícios ao redor do mundo que evidenciam que os painéis solares podem ser belos, como os que apresentamos a seguir:

1 – Centro de Educação Continuada (Further Education Center) em Mont Cenis – França

Telhado feito de painéis solares que geram eletricidade e sombream o interior.

energia solar construção arquitetura

2 – A Casa Azul da Universidade Niederrhein (The Blauhaus Hochschule Niederrhein)- Alemanha

A fachada aparentemente composta de vidro azul (que dá nome ao edifício) parece ter uma fachada composta apenas de vidro azul é, na realidade, um conjunto de janelas e painéis solares, que podem ser movidos para acompanhar o sol.

predio com sistema energia solar

3 – Centro de Pesquisa Interativa sobre Sustentabilidade (Center for Interactive Research On Sustainability) da University of British Columbia’s – Canadá

A energia fotovoltaica da cobertura, bem como os painéis solares em tonalidades solares, gera energia para o edifício.

prédio com painel solar

4 -Escola Infantil E+ (Nursery +E) em Malburg – Alemanha

A fachada tem painéis solares integrados diretamente às “paredes laterais”, que são angulares para ajudar os painéis a receber a maior exposição solar.

green building casa sustentável

5 – Pavilhão Endessa (The Endesa Pavilion) – Espanha

Usando referências geométricas, esse edifício tem uma fachada angular para maximizar o desempenho dos painéis solares integrados.

pavilhao com energia solar

Como você pôde ver, a energia solar fotovoltaica já é uma opção buscada por diversas empresas de arquitetura e construção civil e todo o mundo, sendo símbolo de inovação e sustentabilidade.

Gostou das ideias e referências que apresentamos sobre os sistema de energia solar fotovoltaico com painéis solares em projetos de arquitetura e construção civil?

Você procura um destaque em sustentabilidade economia para os seus projetos?  Fale com a gente para saber as opções e melhores indicações dos nossos especialistas CLIQUE AQUI.

Se você é arquiteto ou trabalha em construtora, conheça nosso projeto de parceria. Temos oportunidades incríveis para você acesse este link e saiba mais.

Por Multitech Ecosystems

DEIXE SEU COMENTÁRIO

оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'whats');" оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'enviar');"
Share This