SP:(11)2324-2527 | BA:(77)99935-3093 | PI:(89)99407-7244 contato@multitechecosystems.com.br

Tipos de sistema solar/ Energia Solar: on-grid e off-grid

Antes de explorar como funciona a energia solar fotovoltaica on-grid, vamos conhecer um pouco mais dos sistemas solares em geral, pois isso permitirá que você possa concluir qual delas é a mais adequada a determinados contextos.

Com a descoberta, no século XIX, da potencialidade do sol para a produção de eletricidade, tipos distintos de sistema solar foram surgindo e, no contexto atual, existem dois tipos mais usuais:

  • Sistema solar On-grid

Está conectado à rede elétrica geral, sendo ideal para gerar eletricidade para consumo local e destinar o excedente à “venda” para companhia de energia elétrica.

  • Sistema solar Off-grid

Não é conectado à rede elétrica geral, sendo suficiente para abastecer uma demanda menor e um uso local.

Esses sistemas se diferenciam um do outro devido ao total de energia gerado. Ou seja, o que os distingue é a capacidade de geração em Kwp (kilo-watt pico).

Por isso, quando você começa a pesquisar e tentar definir qual desses tipos é o mais adequado para sua propriedade, é preciso determinar – com ajuda profissional –  a demanda média de energia requisitada pelo imóvel em que se pretende instalar a energia solar fotovoltaica. Essa demanda vai variar do número e tipo de aparelhos sustentados por energia que existem no local.

Apesar de a energia solar off-grid ainda estar presente em várias residências, o sistema que mais se destaca hoje no cenário de tecnologia de energia solar é a energia solar fotovoltaica on-grid, e vamos te mostrar o porquê disso logo adiante.

O surgimento da energia solar fotovoltaica on-grid

Antes de conhecer das vantagens específicas do sistema on-grid, é importante saber que a energia solar fotovoltaica trouxe uma grande revolução na sociedade em termos de fornecimento de energia elétrica.

Isso porque, a partir dessa invenção, começou a ser possível levar energia a lugares antes isolados e que não eram atendidos pela rede geral de energia (aquela que chega às nossas casas por meio dos fios das companhias de energia, como Eletropaulo-SP, CEMIG-MG ou Coelba-BA).

Sendo assim, a princípio, essa tecnologia representou também uma perspectiva de democratização do acesso à luz elétrica pela população em geral.

Nesse contexto inicial, o tipo de sistema solar que mais se difundiu foi o off-grid, em que a energia gerada a partir da incidência do sol nas placas solares fotovoltaicas é armazenada em uma bateria e, assim, utilizada pelos equipamentos que consomem energia, suprindo apenas a necessidade local.

Obviamente, a capacidade de geração em Kwp (kilo-watt pico) nesse sistema não é muito grande, sendo normalmente suficiente para alimentar parte da necessidade de uma casa, por exemplo.

Já na década de 1990, com o avanço de estudos e pesquisas na área da energia solar, começou a se difundir um outro tipo de sistema solar, diferente do descrito acima, que conectava as placas solares fotovoltaicas à rede pública de energia. Assim, nasceu a energia solar on-grid.

O primeiro país a utilizar a energia solar on-grid em maior escala foi a Alemanha (que até hoje alcança recordes em produção de energia solar no mundo)

Como funciona a energia solar on-grid

O sistema de energia solar fotovoltaica on-grid funciona da seguinte maneira:

  1. Os painéis solares fotovoltaicos captam a luz do sol e geram energia de corrente contínua (CC);
  2. Essa corrente contínua (CC) gerada passa pelo inversor on-grid e é transformada em energia elétrica de corrente alternada (CA), que é a mesma energia fornecida pela distribuidora de energia.
  3. Parte dessa energia elétrica gerada pelo inversor é consumida pelos aparelhos do lugar.
  4. A parte excedente dessa energia é jogada na rede elétrica geral (e o dono dessa propriedade irá receber os créditos por isso).

Benefícios da energia solar fotovoltaica on-grid

Como você pôde perceber, o sistema solar on-grid é mais completo e complexo e, por isso mesmo, permite produzir energia para consumo próprio e também “vender” o que não foi consumido para a distribuidora de energia.

Sendo assim, entre os principais benefícios da energia solar fotovoltaica on-grid, podemos destacar o fato de que:

  • É um sistema bem simples de se instalar, desde que com suporte técnico.
  • Não é necessário investir em baterias de armazenamento, que são caras.
  • Haverá uma grande redução na conta de luz do imóvel, gerando economia.
  • Gerará renda extra devido à “venda” do excedente de energia não consumido.
  • O investimento realizado na instalação será revertido em pouco tempo.
  • A tecnologia instalada é muito durável (os painéis solares e demais equipamentos têm longa vida útil).
  • Reduz as emissões de carbono, contribuindo com o meio ambiente.

Quer conhecer mais sobre esse sistema on-grid e saber se ele é adequado para sua propriedade?

Entre em contato com nossa equipe!

Faremos o nosso melhor para te transmitir todas informações e esclarecimentos possíveis!

Por Multitech Ecosystems

quero-uma-simulacao3

DEIXE SEU COMENTÁRIO

оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'whats');" оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'enviar');"
Share This