Conheça o Panorama do Marketing verde no Brasil

O marketing verde surgiu como uma forma de criar um elo entre as marcas e o público consumidor, as empresas adotam uma atitude em sua produção que seja apoiada na preservação do meio ambiente, como uma forma de responsabilidade social e ecológica. O marketing verde dessa forma atua como uma ferramenta para comunicar ao público as escolhas e soluções propostas e adotadas pela empresa em relação às questões ambientais. E, com isso, conseguir apoio popular e maior engajamento com suas marcas. Esse movimento que primeiro começou nos Estados Unidos ganhou muita popularidade no Brasil nas últimas décadas, criando simpatizantes e também gerando críticas. De uma forma ou de outra, é inegável o papel do marketing verde no crescimento do mercado Brasileiro.

Influência

As estratégias de Marketing verde têm como objetivo influenciar o público consumidor a ter uma visão mais ampla e prestar mais atenção em determinadas marcas. Adotar uma estratégia de marketing verde, como a utilização da energia solar por exemplo, tem mostrado resultados promissores quanto a captar a atenção do público que normalmente não estaria dentro do alcance da marca. Podemos dizer que esse tipo de atitude ajuda a influenciar uma nova geração de consumidores mais interessados em ter um relacionamento com a marca do que em apenas efetuar compras esporádicas. As atitudes ecologicamente corretas, por parte da empresa, influenciam as pessoas, a atraem as que já têm engajamento ao tema.

Empresas com uma abordagem clara de soluções verdes e consciência social conseguem fidelizar o seu público alvo e ainda criar um interesse espontâneo por parte do público, que gera propaganda boca a boca e mantém o nome da marca sempre no centro das conversas, em especial nas redes sociais, o que contribui bastante para a popularização da marca no mercado.

Crescimento

O crescimento do número de empresas que se utilizam de estratégias de marketing verde acelerou nos últimos anos, em praticamente cinco anos o número de marcas que utilizam esse tipo de abordagem praticamente dobrou gerando um efeito de crescimento em valor para as empresas que usam o verde como bandeira. E também gerando um crescimento na exposição ao público deste tipo de abordagem, enquanto que antes, o público via com olhos passivos o surgimento de empresas ligadas ao verde. Agora existe um movimento ativo do público em procurar e apoiar tais empresas que apoiam a causa da preservação do meio ambiente.

Atitudes como a adoção da energia solar são bastante benéficas para colocar uma empresa em foco no setor. Marcas até então desconhecidas do grande público ou com um número de consumidores muito ligados à determinadas regiões, vem experimentando uma grande abertura de mercado com esse alcance mais amplo. De modo geral, podemos associar o marketing verde com o crescimento da economia interna brasileira, a diminuição das importações e mesmo ao aumento do ecoturismo. O Brasil tem aos poucos aprendido mais sobre como se valer do Marketing e do posicionamento verde e os resultados disso são uma indústria mais forte, e uma valorização mais aparente dos produtos e marcas brasileiras.

Resultados

Curto prazo – uma exposição mais ampla da marca nas mídias sociais e um maior alcance de público, empresas que adotam estratégias de marketing verde se tornam rapidamente conhecidas e passam a receber a atenção de uma grande parcela da população que antes não era impactada pela marca, esse resultado de curto prazo é muito valorizado por oferecer um aumento rápido no capital de giro da empresa e fornecer uma rápida construção de reputação, dependendo da estratégia de marketing que tiver sido escolhida esse impacto pode ser o suficiente para solidificar o nome da marca no mercado de uma vez por todas.

Médio prazo – conforme a empolgação inicial passe a médio prazo a empresa vai contar com um crescimento de clientes fidelizados pela campanha e que vão deste ponto em diante prestar atenção na marca e opinar ativamente em seus próximos produtos ou serviços, esse tipo de atenção continuada do público trás para a empresa o benefício de receber de forma rápida e espontânea a resposta do público a cada direção escolhida pela empresa de modo a facilitar o processo de manutenção da marca.

Longo prazo – com o crescimento constante das causas verdes e do apoio do público a esse tipo de marketing às empresas ganham a longo prazo um aumento da avaliação de valor total de sua marca, em outras palavras mesmo desconsiderando o crescimento da empresa a marca por si só vai ter um maior valor como conceito do que teria anteriormente.

Conclusão

O panorama econômico e social atual é bastante favorável ao crescimento do uso e do sucesso de campanhas de marketing verde, empresas que adotam esse tipo de abordagem vem recebendo uma série de incentivos tanto de aceitação do público quanto alguns incentivos fiscais, em especial o uso da energia solar têm se mostrado uma verdadeira peça central no que diz respeito ao marketing verde.

Por Multitech Ecosystems

TEMOS UM PRESENTE PARA VOCÊ

Baixe o ebook gratuito "Como gerar energia solar na sua casa de forma fácil e rentável. E fugir de vez dos altos custos da conta de luz".

Inscrição efetuada

Share This