A energia solar fotovoltaica gera muitos benefícios para o meio ambiente.

A energia solar fotovoltaica é uma tecnologia que gera eletricidade por meio da ação do sol sobre placas específicas – conhecidas como “placas solares” – e que você já deve ter visto no seu cotidiano: aquelas que ficam sobre os telhados de construções civis, a exemplo de casas e prédios.

Essas placas captam o calor do sol e o usam para gerar energia elétrica, em um processo físico e químico que envolve transmissão de energia no nível dos átomos.

Sim… esse é um processo um pouco mais complexo de ser entendido porque envolve teorias da física e química. De todo modo, se você tiver interesse, pode buscar outras leituras para se aprofundar nesta parte, leia também o texto Como funciona o sistema de energia solar

Para agora, basta que você compreenda que o sol é uma fonte muito poderosa de energia que pode ser coletada, convertida e utilizada em substituição às fontes de energia convencionais, ou seja, mais usuais no nosso meio.

Portanto, o mais importante é perceber que a energia solar fotovoltaica tem os mesmos usos que a energia que conhecemos tradicionalmente, podendo suprir a demanda de uma casa, uma fazenda, uma empresa e até de uma cidade inteira.

Mas, além do fato de essa energia ser mais barata, uma vez que nos últimos anos houve significativa queda nos preços dos painéis solares, o mais relevante é que ela é muito benéfica ao meio ambiente, já que os impactos negativos causados por ela são mínimos quando comparados aos trazidos pelas fontes de energia tradicionais

Por esses motivos, a energia solar tem despontado como a que mais cresce no mundo e se destacado como alternativa indispensável diante dos visíveis problemas ambientais que afetam toda a sociedade.

Quais os benefícios da energia solar fotovoltaica para o meio ambiente?

Geração de energia solar com sistema fotovoltaico

Sistema Fotovoltaico Conectado a Rede em Bauru – SP

Os painéis solares são nomeados de “verdes”, e a energia solar já é conhecida como “limpa” ou “sustentável” por trazer impactos menores ao meio ambiente. Entre os benefícios percebidos pela opção pela energia solar fotovoltaica, pode-se destacar:

  • Não gera poluição do ar

Outras fontes de energia são muito mais poluentes quando comparadas à energia solar fotovoltaica. Os combustíveis fósseis em seu processo de queima, por exemplo, geram dióxido de carbono e outros gases poluentes que afetam a qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades.

Desse modo, ao utilizar a energia solar fotovoltaica, contribui-se também para a garantia da saúde do planeta e dos seres vivos, uma vez que a opção por essa fonte de energia evita que os impactos dessa poluição do ar afetem os organismos que vivem no planeta, inclusive os seres humanos, que apresentam quadros de problemas respiratórios que crescem a cada ano.

  • Não colabora com o aquecimento global e com as mudanças climáticas

A energia solar é mais amigável ao meio ambiente porque não resulta em emissão de gases efeito estufa, que são bastante nocivos por intensificar o aquecimento global.

O aquecimento global é preocupante porque, por ser uma situação real que vem se agravando nas últimas décadas, diversos outros problemas decorrem dele, a exemplo do aumento da temperatura média do planeta, do derretimento das calotas polares e do aumento do nível das águas, podendo alagar espaços já ocupados pelo homem e interferir na forma como hoje habitamos o planeta.

  • Não afeta os recursos hídricos

A maioria dos processos de geração de energia mais usuais hoje no planeta envolvem o uso de recursos hídricos em sua produção, resultando na diminuição da quantidade de água adequada para o uso humano disponível no planeta.

A energia solar, por outro lado, não requer o uso de nenhuma quantidade de água na geração de energia, já que apenas o sol atua, entrando em contato com as células fotovoltaicas e transformando o calor dos raios do sol em energia elétrica.

  • Não requer uso de recursos naturais finitos

A maneira como a nossa sociedade produz energia hoje está centrada no uso de recursos que são finitos, ou seja, podem se extinguir em algum momento. Esse é o caso do petróleo (fonte de energia utilizada nos diversos meios de transporte), do carvão mineral (fonte de energia utilizada em processos industriais) ou do urânio (elemento utilizado nas usinas de energia nuclear).

Já a energia solar não requer nenhum tipo de recurso natural além do sol.

A energia do sol, como temos conhecimento, é renovável e, até onde se sabe, não há nenhuma previsão de que ela acabe.

Por essa razão, a manutenção de recursos finitos fica garantida ao utilizar da energia fotovoltaica.

Por todos esses motivos, ao pensar em sustentabilidade e benefícios ao meio ambiente, é importante refletir sobre as fontes de energia que utilizamos em nossa sociedade, que são tão necessárias para que a engrenagem do mundo continue funcionando perfeitamente.

Pensar em fontes de energia hoje é também levantar as melhores opções tendo em vista o custo e os benefícios ao meio ambiente.

Como você pôde perceber, sem dúvidas a energia solar fotovoltaica é uma opção que traz benefícios visíveis.

Interessou-se em saber como é possível gerar essa energia verde em sua casa, fazenda ou empresa?

Entre em contato com a nossa equipe CLIQUE AQUI

Por Equipe Multitech Ecosystems

quero-uma-simulacao3

TEMOS UM PRESENTE PARA VOCÊ

Baixe o ebook gratuito "Como gerar energia solar na sua casa de forma fácil e rentável. E fugir de vez dos altos custos da conta de luz".

Inscrição efetuada

Share This