SP:(11)2324-2527 | BA:(77)99935-3093 | PI:(89)99407-7244

Você sabe o que é Mercado Livre de Energia?

A crise econômica pela qual passamos atualmente em decorrência da pandemia, levou milhares de empresas em todo o Brasil a repensarem suas formas de atuação e a buscarem meios de redução de custos e maior rentabilidade.

Entre os altos custos para as empresas está o da energia elétrica, principalmente para o setor industrial, se tornando uma preocupação para os empresários, que passaram a aderir  a meios alternativos e mais baratos para gastar menos e ter mais produtividade.

Diante disso, o Mercado Livre de Energia tem crescido rapidamente, por ser justamente uma alternativa que propõe uma forma de reduzir muito esses custos, proporcionando mais controle nos gastos e flexibilidade na customização de contratos com fornecedores de energia elétrica.

Mas afinal…

O que é Mercado Livre de Energia?

Diferentemente do mercado regulado, meio tradicional em que a energia é comprada pela distribuidora em leilão com o preço determinado pela ANEEL, no mercado livre de energia, quem faz essa negociação é o próprio consumidor final. Em outras palavras, o próprio consumidor tem a liberdade de negociar o preço, propor suas condições e efetivamente comprar diretamente a sua energia, de forma prática, transparente e sem intermediários.

No mercado livre o consumidor só precisa administrar o contrato com a distribuidora de energia para utilização os fios e um contrato de compra de energia junto à geradora ou com a empresa que estiver efetuando a comercialização.

Com o mercado livre de energia, qualquer indústria ou empresa que tiver uma demanda mínima contratada de 500kw, ou seja, que tenha uma conta de luz em torno de R$40.000,00 a R$50.000,00 em média  por mês está apta a participar.

No entanto, não é preciso que essa demanda seja gerada por apenas uma unidade consumidora, a boa notícia é que permite a junção da demanda da sua empresa com a de outras empresas, para que juntas atinjam essa quantidade mínima, desde que respeitadas apenas algumas regras.

Uma das regras é que as empresas precisam ser vizinhas para que possam unir sua energia, mesmo que sejam de donos diferentes.

No caso de unir as contas de empresas localizadas fisicamente em locais distantes uma da outra, é possível também, porém nesse caso, é preciso que possuam o mesmo CNPJ e atuem no mesmo submercado, que é a demarcação regional do setor elétrico.

Empresas de quais segmentos podem participar?

Qualquer empresa que atenda às condições acima pode participar, podendo ser de qualquer segmento:

  • Condomínios
  • Comércio
  • Indústria
  • Entre outros

Benefícios do Mercado Livre

  • Redução de até 30% dos custos de energia
  • Liberdade de Escolha
  • Sustentabilidade
  • Aumento de competitividade
  • Medição, controle e gestão de sua própria energia

Comece com Investimento Zero

Para contratar, a grande vantagem é que não necessita grandes investimentos iniciais. Pode-se usufruir de imediato dos benefícios, sem que seja feita nenhuma cobrança de taxas de implantação, manutenção ou qualquer outro custo.

Por onde começar?

Se você gostou da ideia é quer saber mais sobre Mercado Livre de Energia, mas não sabe por onde começar, não se preocupe. Nós da Multitech podemos lhe ajudar.

Nossa equipe está preparada para tirar todas as suas dúvidas e pronta para ajudar sua empresa ou estabelecimento a entrar na segunda onda da energia. Quer saber mais sobre Mercado Livre de energia ? Preencha o FORMULARIO para que nossa equipe possa entrar em contato com você.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'whats');" оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'enviar');"
Share This