Nos últimos anos muitas empresas tornaram-se conscientes da necessidade de protegerem o meio ambiente e começaram a praticar estratégias de marketing ambiental (marketing verde) como parte de seus programas de responsabilidade social e divulgação e consolidação de suas marcas.
Isso se deu, em grande parte, pela mudança da própria sociedade e do comportamento do consumidor, que passou a valorizar as marcas engajadas com o propósito de preservar o meio ambiente e que adotam soluções em sustentabilidade. Além de, oferecerem produtos e serviços ecologicamente corretos.
No entanto, o marketing verde, embora esteja crescendo como estratégia de sucesso de muitas empresas, ainda é pouco explorado pelas marcas no Brasil.
O que é o Marketing Ambiental
O marketing ambiental ou também chamado de marketing verde envolve a aplicação atividades dentro de uma empresa voltadas para a sustentabilidade e questões ambientais.
Isso inclui, o desenvolvimento de produtos que não agridem o meio ambiente, a adoção de processos e ações em sustentabilidade, uso de embalagens ecológicas, práticas de negócios sustentáveis, entre outras iniciativas.
Dessa forma, o marketing ambiental engloba práticas, ações e atitudes motivacionais ligadas à abordagem da preservação do meio ambiente, sustentabilidade e consciência ecológica, que possam beneficiar ou pelo menos não prejudicar o meio ambiente.
O marketing ambiental vale a pena?
Esse tipo de marketing requer um investimento maior por parte das empresas. No entanto, por outro lado, pode ser muito lucrativo devido à sua crescente demanda.
Por exemplo, produtos ecologicamente corretos podem custar mais caro, porém são muito valorizados pelos clientes engajados com o conceito de preservação do meio ambiente. Dessa forma, representa uma demanda latente e pronta para consumir esse tipo de produto, mesmo que pague mais caro.
A visão de que o benefício supera o preço mais alto é algo que tende a se expandir cada vez mais no mercado.
Outro forte aspecto que demonstra que vale a pena investir em marketing ambiental é a melhora na imagem corporativa da empresa.
Marcas que apresentam preocupação genuína com a sustentabilidade e com o meio ambiente são mais respeitadas pelos consumidores e tendem a serem mais valorizadas no mercado.
Esse ganho de visibilidade pode ser para muitas empresas pode proporcionar um grande diferencial competitivo.
Práticas de Marketing verde
O marketing ambiental não envolve somente a questão de produtos e serviços sustentáveis, uma vez que, ainda que a empresa atue com produtos convencionais, a sua atitude em relação ao meio ambiente e genuína preocupação com soluções sustentáveis, pode resultar no reconhecimento da sua marca. E, dessa forma, gerar mais visibilidade e reconhecimento por seu público.
A estratégia de marketing verde pode englobar uma série de práticas, como por exemplo:
- Ter um programa de coleta seletiva de lixo e práticas responsáveis de descarte de resíduos
- Diminuir o uso de papel e impressão de arquivos
- Usar embalagens de produtos e matérias primas ecologicamente corretos
- Usar fontes de energia ecologicamente corretas, como a energia solar para produção de energia elétrica.
- Entre outros.
O marketing ambiental e as fontes de energia ecologicamente corretas
Você deve saber o quanto a produção de energia elétrica pode prejudicar o meio ambiente. As hidroelétricas causam diversos problemas ambientais, uma vez que, demandam a necessidade de represar rios. Isso impacta no alagamento de vastas regiões, e provoca não só a retirada de populações que vivem nesses locais, como também modifica todo o ecossistema.
Já as termoelétricas causam impactos ainda piores. Nelas são queimados combustíveis para ferver a água. Isso gera vapor que gira as turbinas e geram a energia.
Imagine uma grande indústria, o quanto consome de energia elétrica e o quanto isso impacta no meio ambiente.
Diante disso, a adoção de fontes alternativas para a geração de energia elétrica passa a ganhar cada vez mais visibilidade.
A mais conhecida e a mais óbvia é a energia solar fotovoltaica.
A energia solar como prática sustentável
A energia elétrica gerada por meio de painéis solares é a solução mais viável para as empresas que querem adotar práticas sustentáveis.
Os painéis solares fotovoltaicos são equipamentos à base de silício que recebem a luz solar e liberam elétrons que geram a energia.
Não poluem o meio ambiente e usam como fonte o Sul, sem nenhum prejuízo ao meio ambiente.
Uma grande vantagem desse tipo de fonte de energia, além do aumento da visibilidade da marca com o marketing ambiental, é a enorme economia gerada. Dessa forma, a empresa que utiliza o sistema de energia solar pode ter uma drástica redução dos seus custos com energia elétrica.
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Por Equipe Multitech Ecosystems
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