SP:(11)2324-2527 | BA:(77)99935-3093 | PI:(89)99407-7244

No post de hoje nós vamos falar sobre os inversores de energia solar, equipamento muito importante para a geração da energia fotovoltaica.

Para que serve o inversor solar

O inversor solar é parte integrante do sistema de energia solar fotovoltaica e basicamente converte a energia das placas solares, gerada a partir da captação da luz do sol.
O equipamento parte da energia de corrente contínua (CC) captada pelas placas solares e a transforma em energia de corrente alternada (AA).
Isso possibilita que você possa utilizar a energia gerada em qualquer equipamento eletroeletrônico, lâmpadas ou qualquer dispositivo elétrico conectado à rede móvel.

Como funcionam os inversores solares

A energia solar captada pelas placas solares é injetada no inversor de energia, na parte de corrente contínua (CC).
O equipamento a partir dessa energia faz a transformação para corrente alternada (AA) para que possa ser injetada na rede da concessionária. Na prática o equipamento transforma a energia solar na energia elétrica pronta para ser utilizada normalmente pelo imóvel.

Para que aconteça esse processo de mudança da energia CC para energia AA, o equipamento aciona e desliga o circuito várias vezes por segundo, simulando um sinal senoidal.
E para maximizar a saída do sinal, são utilizados alguns filtros capacitivos e indutivos.

O Micro Inversor solar foi projetado para atender aos painéis solares individualmente em vez de um conjunto de painéis.
Diferente do inversor solar tradicional que é dimensionado para atender um sistema.
Caso haja uma falha em um dos painéis, não afetará todo o sistema, ao contrário do inversor tradicional que monitora os painéis como um todo. Também é possível adicionar painéis ao sistema, pois são independentes.

Para funcionar corretamente junto às placas solares e conexão com a concessionária, é preciso que sejam feitas algumas configurações que devem considerar, por exemplo, potência ativa em KW/h, entre outros fatores. É importante, portanto, que você conte com profissionais qualificados para projetar e instalar o inversor solar e as placas solares na medida certa para as necessidades de cada estabelecimento.
Se você deseja instalar um sistema de energia solar na sua casa ou empresa e tem dúvidas sobre como são feitos os projetos e instalações do sistema, nós da Multitech temos uma equipe altamente capacitada que poderá ajudá-lo em todo esse processo. Deixe suas dúvidas nos comentários ou chame pelo Whatsapp (11)94023-2626.

Tipos de inversores

Para os equipamentos de energia solar temos basicamente dois tipos de inversores, sendo o Micro Inversor e o Inversor Solar (String).

Micro inversor

O micro inversor aumenta a eficiência sobre a geração de energia.
Dispensa instalações internas, e possui muita facilidade de manutenção.
Os micros inversores contectam até 4 placas, geram mais durabilidade e têm maior tempo de garantia.

Inversor Solar (String)

Já o Inversor Solar (String) foi projetado para suportar potências maiores e conexões de placas em série.
Sua instalação é única e interna, possui menos tempo de garantia e exige um maior cuidado de manutenção.

Durabilidade

O tempo médio de vida útil de um inversor é de cerca de 10 anos, podendo chegar a 15 ou mais, dependendo das condições do ambiente e da ocorrência de descargas atmosféricas.

Onde devem ser instalados os inversores solares

O equipamento pode ser instalado em diversos locais. Se for em uma residência, por exemplo, podem ser instalado próximo ao quadro de luz, perto do sistema fotovoltaico. Se for instalado em uma indústria ou estabelecimento comercial, a indicação é reservar uma sala ou ambiente apenas para ser instalado.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe que teremos grande satisfação em poder ajudar, ou deixe suas perguntas nos comentários. E se quiser saber mais sobre os sistemas de energia solar fotovoltaica, baixe nosso ebook gratuito.

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

TEMOS UM PRESENTE PARA VOCÊ

Baixe o ebook gratuito "Como gerar energia solar na sua casa de forma fácil e rentável. E fugir de vez dos altos custos da conta de luz".

Inscrição efetuada

Share This