COMO FUNCIONA O SISTEMA DE ENERGIA SOLAR
.
Sistema Fotovoltaico: Sistema de Energia Solar
Frequentemente, os sistemas fotovoltaicos também são conhecidos como sistemas solares.
No entanto, este termo é inespecífico, uma vez que ambos os sistemas fotovoltaicos e solares térmicos pertencem ao grupo de sistemas solares. Em ambos os casos, a energia do sol é capturada e convertida.
A diferença, no entanto, é que os sistemas fotovoltaicos convertem a luz solar diretamente em eletricidade, e os sistemas solares térmicos, por outro lado, geram calor da energia solar para aquecer a água.
O que acontece na célula solar?
O termo fotovoltaico é derivado da palavra grega para “foto” (luz) e “voltaica” (energia), unidade de tensão elétrica, sugerindo que um sistema fotovoltaico pode gerar eletricidade a partir da luz.
Frequentemente, os sistemas fotovoltaicos também são conhecidos como sistemas solares.
No entanto, este termo é inespecífico, uma vez que ambos os sistemas fotovoltaicos e solares térmicos pertencem ao grupo de sistemas solares.
Em ambos os casos, a energia do sol é capturada e convertida.
A diferença, no entanto, é que os sistemas fotovoltaicos convertem a luz solar diretamente em eletricidade, e os sistemas solares térmicos, por outro lado, geram calor da energia solar para aquecer a água.
Componentes de um sistema fotovoltaico
Módulos Fotovoltaicos
Cabos Solares
Inversor
Estruturas de Fixação
O módulo fotovoltaico
O módulo fotovoltaico é a unidade mais importante de um sistema fotovoltaico. Consiste em células solares conectadas, que convertem a luz solar direta em eletricidade. Isso é encaminhado por cabo até o Inversor e após direto a todos os equipamentos eletrodomésticos, lâmpadas, motores etc. da residência ou empresa ligados à rede elétrica.
Comparativo entre módulo policristalino e monocristalino.
Diferentes processos de fabricação diferenciam módulos fotovoltaicos policristalinos e monocristalinos em preço, desempenho e aparência. Conheça as diferentes propriedades do módulo e decida qual é a melhor casa para você
Processo de produção dos módulos
Ambos os módulos monocristalinos e policristalinos consistem em silício cristalino, que é obtido a partir de areia de quartzo. O silício é o elemento químico mais abundante do mundo após o oxigênio.
As células solares monocristalinas contêm silício cristalino puro. O primeiro passo de produção é, portanto, a extração de silício puro. Posteriormente, o silício é retirado da massa fundida sob a forma de uma haste. Isso é dividido em fatias finas, as chamadas bolachas. No próximo passo, a superfície da célula solar é alterada para que o efeito fotovoltaico seja possível. Finalmente, são aplicados contatos elétricos e uma camada reflexiva.
Para módulos policristalinos, um bloco de silício é lançado pela primeira vez. Após o resfriamento do bloco, formam-se estruturas de cristal de diferentes tamanhos. A partir deste bloco, as fatias individuais são cortadas. Cada disco é uma célula solar. As células são finalmente combinadas para formar um módulo solar. No passo final, as células solares cristalinas também são fornecidas com contatos elétricos e a camada reflexiva.
As diferentes propriedades dos módulos
cor
Uma vez que um módulo solar monocristalino consiste em silício puro, possui uma superfície uniforme, em conjunto com uma coloração azul escuro a preto.
Por outro lado, em módulos solares policristalinos, existe uma estrutura de superfície.
Parcialmente também as bordas individuais de cristal são reconhecíveis.
Eles são ligeiramente mais leves que os módulos monocristalinos e têm uma tonalidade azulada.
O inversor
O inversor do sistema fotovoltaico tem a função de converter a corrente contínua gerada nos módulos fotovoltaicos em corrente alternada. Isso é necessário porque a rede é alimentada por energia Corrente Alternada (CA).
Além disso, os inversores modernos assumem inúmeras outras funções, como a otimização do desempenho de módulos fotovoltaicos.
Para isso, o inversor sempre escolhe a combinação de corrente e tensão na qual a potência máxima é tomada (MPP = Ponto de Potência Máximo).
Monitoramento do Sistema
Dependendo do tipo de equipamento, o sistema de monitoramento já vem integrado.
O mesmo tem a função principal de documentar regularmente a geração de energia em tempo real, e poder visualizar seus ganhos de qualquer lugar.
Isso permite também que as falhas do sistema sejam identificadas rapidamente.
Ao mesmo tempo, você pode usar os dados para otimizar seu próprio consumo.
A fiação
Os cabos (CC-Corrente Contínua) de um sistema solar fotovoltaico (por permanecerem expostos ao clima, devem cumprir padrões elevados de qualidade) conectam os módulos entre si, até chegar no Inversor, e este ao QGD (Quadro Geral de Distribuição/CA) que é o responsável por abastecer todos os circuitos das instalações.
Estruturas de Fixação dos Painéis
Para a montagem de um sistema fotovoltaico são utilizados sistemas de fixação com materiais de alta qualidade (alumínio/aço inox) e vários modelos, dependendo apenas do tipo de telhado.
Tipos de sistemas de montagem
- Sistemas de telhados – Cerâmicos/Metálicos/Fibrocimento
- Sistemas montados sobre laje
- Sistemas de montagem ao ar livre/solo
Os sistemas de montagem sobre telhado, (Cerâmicos/Metálicos/Fibrocimento) geralmente são fixados por ganchos (aço inox) no madeiramento, dependendo do tipo de telhado, assim os módulos são integrados à superfície do mesmo. Os sistemas de montagem sobre laje, caracteriza-se por suportes (triângulos de alumínio) com capacidade de suportar os módulos em um ângulo de 10 a 20 graus, preferencialmente sempre voltados para o “Norte”. Sistemas de montagem ao ar livre caracterizam-se também, por suportes específicos e reforçados, que serão fixados ao solo, adequando-os para montagem dos módulos fotovoltaicos.
Medidor Bidirecional
O medidor tem a função de medir a quantidade de energia gerada a partir do sistema fotovoltaico, e também a de medir o consumo de energia das instalações.
O medidor bidirecional é fornecido pela concessionária sem nenhum custo ao proprietário.
QUER SABER AS VANTATENS DE GERAR ENERGIA SOLAR?
Como contratar o sistema de Energia Solar para o seu imóvel
.
BLOG
Do sol ao chuveiro: o aquecimento de água com energia solar
Como ter água quente no chuveiro com a energia solar A cada dia as questões relacionadas à preservação ambiental se tornam mais importantes, assim como, a necessidade de redução de custos devido ao constante aumento da inflação. E tanto a economia de dinheiro quanto a...
A surpreendente conexão entre a energia solar e o Oscar
Você deve saber que a premiação do Oscar é o mais importante prêmio do cinema mundial, mas você sabe qual a relação entre o Oscar e a energia solar? A premiação do Oscar e a energia solar têm muito mais coisas em comum do que você pode imaginar. A primeira delas é...
A importância da Limpeza da Piscina
Melhores práticas para manter a piscina sempre pronta para uso A piscina é um lugar perfeito para desfrutar de momentos de lazer e relaxamento. No entanto, para que a piscina possa ser desfrutada com segurança e conforto, é essencial que a sua manutenção e limpeza...
LOCALIZAÇÃO
Com sede na cidade de Santo André no Grande ABC Paulista, a Multitech Ecosystems atende em todo o Estado de São Paulo e nas principais capitais do País .
Endereço: Rua das Hortências, 26 - Sala 4
CEP: 09175-500 - SANTO ANDRÉ - SP
Telefone: (11) 2324-2527
Atendimento: Das 8h as 18h - De segunda à sexta-feira
Peça um orçamento
TEMOS UM PRESENTE PARA VOCÊ
Baixe o ebook gratuito "Como gerar energia solar na sua casa de forma fácil e rentável. E fugir de vez dos altos custos da conta de luz".
Inscrição efetuada