SP:(11)2324-2527 | BA:(77)99935-3093 | PI:(89)99407-7244 contato@multitechecosystems.com.br

Como a energia solar pode ser uma alternativa para gerar sua própria energia elétrica

Com os valores da conta de luz cada vez mais altos, consumidores buscam por uma alternativa para gerar sua própria energia elétrica com segurança e economia. Veja nesse post como gerar sua própria energia elétrica por meio da energia solar.

Boa leitura!

O que é energia solar e como pode gerar eletricidade

Diariamente, o sol irradia uma enorme quantidade de energia (que nós, seres humanos, percebemos por meio de sua luz e seu calor). Esse astro é constituído principalmente de hidrogênio e hélio, e a energia que ele produz surge em seu núcleo, em um processo que é nomeado de fusão nuclear.

Essa energia do sol percorre o espaço e chega até a Terra em uma velocidade de 300.000 Km por segundo, o que é conhecido como velocidade da luz.

Por isso mesmo, sabemos que o sol é um elemento natural muito importante para a regulação de toda a vida na Terra: permite o crescimento das plantas e também determina a vida de todos os outros seres vivos.

Além disso, ele influencia o ciclo das águas, a formação dos ventos, a movimentação das águas do mar, entre outras coisas. Apenas por esses motivos, já poderíamos concluir que o sol é um astro com muito poder.

 O mais interessante é que o sol também é capaz de gerar energia elétrica, o que comumente chamamos de “energia solar” (poderíamos entender o termo “energia solar” lembrando-nos das placas solares em tetos de imóveis e que geram eletricidade a partir da energia do sol)

Portanto nesse caso, na realidade, você deve entender que a “energia solar” é a fonte utilizada para gerar a energia elétrica (esta última, você certamente sabe, é aquela que circula nos fios).

Agora precisamos entender como é que a energia do sol se transforma em energia elétrica, certo?

Como é gerada a eletricidade a partir da energia solar?

 Para que fosse possível fazer com que a energia irradiada pelo sol se transformasse em energia elétrica, foi necessária uma invenção que permitisse que isso ocorresse.

Pois bem, uma das maneiras de realizar essa conversão de forma mais eficiente é por meio das células solares fotovoltaicas (normalmente feitas com o material silício, que é semicondutor) que, em conjunto, formam os painéis solares.

Cientificamente falando, o que ocorre é que a luz do sol (fótons) é transformada em eletricidade (tensão), e esse fenômeno é chamado de efeito fotovoltaico (PV).

Veja a sequência abaixo para compreender mais detalhadamente a conversão de energia solar para energia elétrica:

  1. A luz do sol atinge as células solares fotovoltaicas que formam os painéis solares.
  2. As células solares fotovoltaicas produzem elétrons que geram uma corrente.
  3. Essa corrente é a energia, que passa por um sistema de fios que a distribui no ambiente.

  Requisitos e condições para implementar energia solar

 Diante de tudo que já falamos até aqui, este se torna o momento certo para que você se pergunte quais são as condições necessárias para ter painéis solares e passar a gerar energia elétrica em sua propriedade.

Felizmente, nosso país é privilegiado pelo clima e, por isso, são poucos os pré-requisitos para você passar a produzir sua própria energia elétrica.

  • Boa incidência de sol

É importante que o local da instalação seja livre de sombra de árvores e outros prédios, o que é bem fácil de se conseguir em tetos de imóveis, certo?

  • Possibilidade de investimento inicial

Obviamente, algum valor deverá ser investido para você começar a produzir energia. A boa notícia é que a quantia pode ser dividida e até mesmo financiada.Confira como funciona o financiamento

Passo a passo para começar a gerar sua própria energia 

  • Análise Técnica e Orçamento

Você até pode tentar definir a quantidade de energia que terá de ser gerada para abastecer seu imóvel, mas o mais acertado é que você procure profissionais para realizar uma avaliação e determinar o padrão de células e placas que será capaz de suprir a demanda de sua residência ou empresa. 

Para isso você pode previamente fazer uma simulação do seu potencial de geração de energia solar de acordo com o seu consumo e imóvel. Se você quer receber uma simulação gratuita acesse  este link SIMULAÇÃO GRATUITA

  • Instalação

A seguir, os passos mais importantes serão executados: a instalação e configuração dos painéis e das outras tecnologias do sistema solar devem ser realizadas por equipe especializada para respeitar os padrões de qualidade impostos pelo governo.

Benefícios de gerar a própria energia

  • Economia: a conta de luz será muito diminuída e até mesmo zerada.
  • Investimento inicial é rapidamente recuperado pela economia realizada.
  • Possibilidade de “vender” o excedente de energia não consumido.
  • Manutenção do sistema de energia solar instalado é mínimo. 
  • Entre outros benefícios

Se você acha que essas informações foram úteis e deseja saber como poderia instalar a energia solar em sua propriedade, converse conosco!

Você também pode saber mais sobre nossa empresa nos depoimentos de nossos clientes.

Por Multitech Ecosystems

quero-uma-simulacao3

DEIXE SEU COMENTÁRIO

оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'whats');" оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'enviar');"
Share This