SP:(11)2324-2527 | BA:(77)99935-3093 | PI:(89)99407-7244

Saiba se o abastecimento de energia solar continua mesmo nos dias nublados ou chuvosos, quando o Sol não aparece

Como você já deve saber, o sistema de energia fotovoltaica gera energia elétrica a partir da captação da luz do Sol por meio de módulos solares.

Esses módulos ou placas solares enviam a energia para um inversor que a transforma em eletricidade, com as características próprias para o consumo em qualquer equipamento elétrico do imóvel.

Pelo fato de a fonte de energia ser o Sol, muitas pessoas quando pensam em instalar um sistema de energia solar, ficam na dúvida se terão ou não o abastecimento interrompido nos dias nublados.

Antes de responder à pergunta, é preciso entender o seguinte. Se você sair de casa em um dia nublado e ficar exposto ao céu aberto por várias horas seguidas e sem protetor solar, é muito provável que ao fim do dia tenha uma leve queimadura ou ardência na pele. E é por isso que os dermatologistas recomendam o uso do protetor solar mesmo nos dias em que o Sol não aparece.

Isso ocorre porque os raios solares ultrapassam as nuvens, dessa forma, mesmo não irradie calor, os raios solares permanecem fortes, ainda que com menos intensidade.

Seguindo essa mesma lógica, podemos dizer que pelo mesmo motivo, o sistema de energia solar pode gerar sim energia elétrica nos dias frios ou nublados.

Por que o sistema continua funcionando nos dias nublados?

O que gera a energia é a luz do Sol, e não o calor. E essa luz, proveniente dos raios solares, é captada pelas placas solares e utilizada para produção de energia, ainda que não possamos ver ou sentir.

A única diferença em relação a geração de energia pelo sistema nos dias nublados, é na quantidade de produção gerada.

Portanto, podemos dizer que o sistema continua funcionando sem problemas, porém, com apenas uma pequena diminuição na eficiência. Essa pequena diminuição, por sua vez, não é preocupante, pois nunca ultrapassa 25%, em relação ao abastecimento normal em um dia de Sol.

E essa diferença pode ser até menor, em alguns caso só de 10%,  a depender da quantidade de placas instaladas no imóvel da densidade das nuvens.

Outro ponto importante em relação ao fornecimento, é que a sobra de energia que pode ocorrer nos dias mais ensolarados não é perdida. O excedente de produção nos dias de Sol é redirecionado para a rede elétrica da distribuidora da sua região, o que gera créditos. E esses créditos podem ser utilizados para suprir os momentos em que há um menor abastecimento.

De uma forma ou de outra, o fato é que o sistema de energia solar é eficiente e capaz de gerar energia para suprir a demanda da sua casa, sem que haja qualquer perda ou falta de energia e nenhum dia do ano.

O sistema solar, portanto, funciona de forma independente das condições climáticas e não requer obrigatoriamente um clima quente para funcionar. As placas solares trabalham, mesmo que o dia não esteja ensolarado e quente.

Como saber a capacidade de produção de energia no meu imóvel?

Para elaboração de uma análise que indique uma estimativa da capacidade de produção de energia do seu imóvel, é necessário analisar alguns pontos importantes. Por exemplo, avaliar a quantidade de incidência média de dias de Sol na região do imóvel, a localidade, a média de consumo de energia pelos usuários, a capacidade de cada placa para entender quantas são necessárias para suprir aquela demanda específica, entre outros fatores.

Essa análise de estimativa nós chamamos de SIMULAÇAO DE ENERGIA.

Essa simulação visa informar uma estimativa da capacidade de geração de energia e consequentemente, da economia que é possível obter com a instalação de placas solares.

Além disso, a simulação permite que se faça um cálculo de ROI, ou seja, informar o tempo de retorno sobre o investimento. Normalmente, esse retorno acontece em 5 anos, ou seja, após esse período toda a energia gerada é puro lucro.

Como faço para calcular se vale a pena o sistema de energia solar?

Você não precisa se preocupar com esse cálculo. Nós aqui na Multitech, podemos entregar essa simulação gratuitamente.

Com isso, demonstramos exatamente o quanto de economia você pode obter com o sistema solar instalado no telhado da sua casa ou empresa. E ainda, saber a média de capacidade de geração energética com o uso do sistema.  Mesmo que na região que você more não tenha muitos dias com incidência de luz solar ao longo do ano.

Para obter essa simulação, basta preencher este breve FORMULÁRIO DE SIMULAÇÃO  ou simplesmente nos enviar uma mensagem no WhatsApp  (11)94023-2626 solicitando uma simulação gratuita.

Nós vamos entregar a você todos os cálculos e estimativas. Você vai ainda receber um projeto de configuração de sistema fotovoltaico personalizado para a sua necessidade com a quantidade de placas ideal para seu imóvel.

Com isso, você pode saber com segurança o grau de economia que pode obter nos gastos de energia e comprovar que vale muito a pena ter placas solares instaladas no seu telhado.

E, começar a economizar na conta de luz e fugir dos aumentos abusivos de energia elétrica das distribuidoras, tendo mais independência energética.

CONCLUSÃO

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os sistemas de energia solar não geram energia pelo do calor do Sol, e sim, por meio da captação da luz solar. Isso significa que o clima frio não impacta na produção e é viável mesmo em regiões mais frias e montanhosas.  As nuvens podem limitar a luminosidade, mas isso não atrapalha no fornecimento, fazendo com que o equipamento funcione normalmente. A redução de eficiência, se houver, também é pequena, chegando no máximo a 25% de perda em relação dos dias ensolarados. Dessa forma, a depender de uma combinação de fatores, a sua redução na conta de luz pode chegar até a 95% com o uso de placas solares instaladas no seu telhado. E ter equipamento funcionando 24 horas por dia em 7 dias por semana, independentemente das condições climáticas.

Gostou das dicas? Se tiver qualquer dúvida ou se deseja receber uma simulação gratuita, ENTRE EM CONTATO

Por Equipe Multitech

Quer saber mais sobre energia solar? Baixe o ebook gratuito. Abaixo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

TEMOS UM PRESENTE PARA VOCÊ

Baixe o ebook gratuito "Como gerar energia solar na sua casa de forma fácil e rentável. E fugir de vez dos altos custos da conta de luz".

Inscrição efetuada

Share This