SP:(11)2324-2527 | BA:(77)99935-3093 | PI:(89)99407-7244 contato@multitechecosystems.com.br

O que são os carros elétricos e como funcionam

Dentre muitas, podemos destacar duas questões de muita importância, que devem ser respondidas atualmente: Qual é o futuro da mobilidade urbana? Quais os impactos desta nova mobilidade no meio ambiente? Contudo, estas são perguntas muito difíceis de se responder.

Porque, geralmente com mais oferta de carros e outros meios de transporte, a mobilidade urbana tende a melhorar. No entanto, há ao mesmo tempo, uma piora nas questões ambientais.

Isso ocorre principalmente em função dos combustíveis fósseis que são utilizados pelos veículos atualmente. Dado que possuirá mais extração de matéria-prima, maior emissão de poluentes, agravamento dos fenômenos climáticos etc.

A fim de resolver essas duas questões, hoje temos no mercado os carros elétricos.

Porém, o que eles são? Como eles funcionam? Quais são os benefícios?

Se você deseja saber isso e muito mais, logo continue lendo este artigo, pois aqui irie te dizer tudo o que precisa saber sobre os carros elétricos.

Assim, acompanhe-me!

Características dos carros elétricos

A principal pergunta que se faz ao falar sobre carros elétricos é: …Afinal, o que eles são? Veja, a reposta é bem simples. Eles são veículos movidos através de um motor elétrico. Além dos carros, há também ônibus, trens, caminhões e outras veículos elétricos.

A funcionalidade deles é facilitar a locomoção das pessoas, poluindo muito menos. Mas, como se pode presumir ele tem um diferencial que é usar energia elétrica para propulsão e, consequentemente, movimento!

Dessa forma, ele não utilizará o velho combustível fóssil, como a gasolina, etanol ou até mesmo o óleo diesel. Mas, poderá utilizar qualquer fonte de energia elétrica, como: nuclear, termoelétrica, hídrica, geotérmica, eólica, fotovoltaica e afins.

Esta energia será estocada dentro de uma bateria e o carro irá utilizá-la para se mover, mas também alguns carros utilizam o sistema de hidrogênio.

Outro ponto a se destacar é que eles serão melhores para o meio ambiente. Este aspecto eu irei abordar mais profundamente no último parágrafo.

Além do mais, alguns veículos já possuem essa tecnologia a mais tempo, por exemplo: os trens e ônibus.

Como os carros elétricos funcionam?

Pronto, agora você já sabe o que são os carros elétricos, logo é hora de você saber um pouco mais sobre o funcionamento deles.

Em resumo um carro elétrico terá de diferente, em comparação aos carros convencionais, as seguintes partes: bateria elétrica, regulador do motor e motor elétrico.

Primeiro é preciso saber um pouco mais sobre a bateria. Ela trabalhará com dois tipos de correntes elétricas, sendo estas a alternada e a contínua. O melhor é que há tecnologia que faz com que a energia dos freios seja devolvida a bateria.

Agora iremos falas sobre o regulador e o motor. Em resumo, é o seguinte sistema: O regulador irá captar a energia presenta na bateria e irá transmiti-la até o motor elétrico. O qual irá conseguir gerar potência.

E quando você colocar o pé no pedal será ativado um potenciômetro, o qual irá medir a força aplicada pelo seu pé e traduzirá para o regulador, a fim de que ele pegue mais ou menos energia necessária.

Em média, todos os carros elétricos terão no mínimo dois potenciômetros, para que se um estragar ou ficar com mal-uso, o carro não seja afetado. Em consequência, é para dar mais segurança.

Logo, se os dois estiverem em valores diferenças, não haverá movimento e o sistema ficará inválido. Caso contrário, haverá um pulso ao motor, logo ele irá mandar ao regulador a energia necessária para o carro andar.

Quais serão os impactos de tê-los?

Agora você já pode ser considerado como um expert, nos veículos elétricos, dado que você já sabe o que são eles e como eles irão funcionar. Contudo, ainda é necessário saber um pouco mais sobre os impactos, visto que há problemas que são persistentes aos carros elétricos.

Irei abordar os dois principais, que são: a questão das baterias e sobre como você irá carregá-los.

O primeiro ponto é que as baterias dos carros elétricos possuem uma vida útil. Assim sendo, depois dela vencer, você terá que descartá-las. O pior é que elas são tóxicas ao meio ambiente, logo terá que ter uma nova tecnologia para fazer baterias que sejam melhores!

Além do mais, há a questão de qual fonte elétrica que eu estou carregando meu carro? Veja, nem todas são boas para o meio ambiente, nada adianta você criar mais carros elétricos e aumentar a quantidade de usinas termoelétricas. Pois, elas são extremamente maléficas ao nosso planeta.

Primeiro ponto, a maior parte do mundo usa fontes de energia não renováveis e para piorar todas elas são prejudiciais, pois emitem muitos poluentes e os resíduos são ruins.

Por exemplo, a energia nuclear. Ela tem como resíduo elementos radioativos, que muitas das vezes continuaram emitindo radiação por mais bilhões de anos.

Logo, o ideal é que mudasse o meio de locomoção e a fonte de energia! Poderia implementar a solar, eólica, geotérmica ou outra que seja renovável e não poluente.

Os benefícios dos carros elétricos são imensuráveis!

Mas, nem tudo é feito de somente malefícios. Ainda há os benefícios a serem comentados. Eles são muitos, entre eles:

– O carro é silencioso: chega de barulhos 24 horas causado pelos carros e poluição sonora. O carro elétrico é extremamente silencioso, não dando para perceber quando ele está ligado ou desligado.

– É melhor para o meio ambiente: os combustíveis fósseis são péssimos ao mundo. Em vista disso a eletricidade poderá ajudar nesta questão. Diminuindo os impactos ambientais.

– Pode ser abastecido de maneira econômica: Os carros elétricos podem ser abastecidos com energia elétrica gerada por sistemas de energia solar. Isso facilita e barateira o abastecimento.

A energia solar no abastecimento dos carros elétricos

Já imaginou não precisar de gasolina ou etanol para abastecer o seu carro?
Isso pode se tornar uma realidade no seu dia a dia com os carros elétricos abastecidos com energia elétrica. Além de ajudar a preservar os recursos naturais e diminuir os gases poluentes, pode gerar muita economia, se utilizarem a energia solar para serem abastecidos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'whats');" оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'enviar');"
Share This