SP:(11)2324-2527 | BA:(77)99935-3093 | PI:(89)99407-7244 contato@multitechecosystems.com.br

Carro elétrico e energia solar: Panorama até 2022

Carros elétricos são os veículos que usam a energia elétrica, como combustíveis, a fim de ter potência para se locomover. Já a energia solar é a captação da energia emitida pela radiação solar.Em vista disso, parece bem claro que estes dois tópicos se unam.

Enquanto a energia solar produz, o carro elétrico a utiliza. Isso é extremamente benéfico, dado que a energia solar é uma fonte renovável e o carro elétrico não emite nenhum resíduo poluente. Ou seja, é um combo perfeito. Todavia, será que esse duo perfeito continuará por muito tempo?

Qual será a previsão para 2022? O que acontecerá até lá? São muitas perguntas a serem solucionadas, assim através de muita pesquisa, vou tentar de dar um panorama do ano de 2022 sobre a energia solar e carros elétricos!

Logo, se deseja saber mais sobre isto, acompanhe-me!

instalação energia luz solar

Como funciona um carro elétrico?

Antes de abordarmos sobre qualquer coisa acerca dos carros elétricos ou da energia solar, primeiro será fundamental que você saiba o que é um carro elétrico e como ele funciona.

Veja, não é nada difícil. Primeira coisa que deve saber é que não haverá um motor que seja a combustão, mas será totalmente elétrico. Também, haverá uma bateria, a qual conseguirá estocar a energia. E por fim, terá o regulador do motor, que funcionará como um gatilho para o motor funcionar.

Essas são as três principais diferenças, a serem relatadas. E como o carro funcionará? Então, será do seguinte modo.

Primeiro, o condutor do motor irá recolher a energia necessária para produzir o movimento (quando digo “necessária”, refiro-me àquela força que é colocada no pedal e é traduzida pelos potenciômetros), depois disso era será mandada ao motor elétrico.

Dessa forma, o carro funcionará! Viu é extremamente simples o sistema.

E como a energia solar entre em tudo isso?

Pronto agora que você já sabe um pouco mais sobre como funciona o carro elétrico, já é hora de você saber como a energia estará relacionada ao veículo elétrico.
Primeiro ponto importante deste tema, está em você entender como a energia solar funciona, de modo resumido. Será assim:
Primeiro, instala-se uma fonte de produção energética. Vamos dar o exemplo de painéis fotovoltaicos. Eles irão captar a energia solar e a transformarão em energia elétrica. A energia que você não consegue utilizar, ela é mandada a distribuidora e ela irá calcular o quanto que produziu.
O excesso contabilizado será transformado em créditos, os quais você poderá vendê-los ou utilizá-los nos próximos meses ou dias.
Pronto, agora que você já sabe tudo sobre a energia solar e sobre os carros elétricos. Logo, você deve ter consciência de como os dois irão se relacionar. Há duas possíveis formas: Os sistemas podem funcionar separados, ou ainda, há a possibilidade deles funcionarem juntos e difundidos.
Eu irei abordar os dois possíveis futuros que esse casamento poderá gerar!

energia solar carros telhado

O futuro da energia solar e dos carros elétricos anda junto.

O primeiro futuro da energia e dos carros juntos, seria: Os carros dependeriam da energia solar e a energia solar seria avançada para suprir a necessidade dos carros. Ou seja, uma dependerá da outra.

Mas, por que isso aconteceria? Isso ocorreria, porque como a energia solar virará energia elétrica, em vista disso ela poderá ser utilizada para abastecer as baterias do seu carro elétrico.

Dessa forma, resolveria a questão de como conseguiria a energia para os carros elétricos de forma sustentável e renovável. Mas, como poderia fazer isto?

As pessoas teriam placas fotovoltaicas em casa, para que pudessem captar a própria energia solar e carregar seus próprios carros. Porém, será que até 2022 isso será realidade?

Veja, aqui no Brasil provavelmente não (talvez uma pequena parcela da população consiga), mas em outras partes do mundo como Noruega, Holanda e Alemanha é provável que sim. Na realidade, em alguns lugares esse sistema já funciona, mas em pequena escala.

Dado que, aqui no Brasil a tecnologia das placas ainda não está difundida pela população. Principalmente por falta de vontade política, pois já vemos muitas empresas avançando neste segmento dentro do nosso país.

Carro elétrico que tem placas solares.

A outra possibilidade é ter carros com placas solares embutidas. Pode parecer algo ousado ou até mesmo inviável. Entretanto, é mais realístico do que parece.

Por exemplo, na Alemanha, este projeto já foi desenhado e já fez um protótipo dele, o qual já foi testado.

Segundo o governo da Alemanha até 2020, haverá 1 milhão de carros elétricos nas ruas, sendo que muitos destes carros poderão ser como o Sion. Este foi o primeiro protótipo de carro com painéis. Ele está sendo desenvolvido desde 2016 e em 2019 será oficialmente lançado.

Logo, até 2022 é possível que se tenha carros totalmente autônomos, como os da Alemanha. Além do mais a Sono Motors, empresa do Sion, está desenvolvendo métodos mais eficientes para se fazer isto.

Outras empresas também podem aderir esta moda, por exemplo a Volvo que a partir de 2019 só projetará carros que sejam elétricos!

Então, é de se esperar que tenha a implantação das placas fotovoltaicas nos carros.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'whats');" оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'enviar');"
Share This