Você com certeza já ouviu falar de marketing verde, inclusive já postamos aqui no blog textos sobre o assunto. Essa modalidade de marketing vem ganhando espaço no mercado a cada ano com a adesão de novas empresas a modalidade e às grandes campanhas feitas por empresas de renome, mas você sabe exatamente do que se trata o marketing verde?
Hoje nós vamos justamente esclarecer um pouco sobre o assunto para você entender do que se trata e como utilizar a seu favor.
O que é marketing verde?
O marketing verde surgiu primeiro nos Estados Unidos e na Europa, com a diminuição cada vez mais visível de recursos naturais e os danos ao meio ambiente, decorrentes da exploração em larga escala os consumidores começaram a cobrar uma atitude mais consciente das empresas. Sendo que estas, tiveram que mudar o pensamento de consumo extremo da época, foi assim que nasceu o marketing verde.
Empresas do mundo todo utilizam em suas propagandas e até fazem campanhas dedicadas ao assunto. O objetivo é simples, mostrar para o público que a empresa em questão tem uma forte preocupação com o meio ambiente e que oferece produtos ou serviços que são criados da maneira mais ecológica possível. Esse tipo de empresa rapidamente ganhou popularidade e a prática se espalhou gradativamente pelo mundo.
Como funciona o marketing verde na prática?
A ideia principal é que a empresa repense o seu funcionamento, de modo a utilizar o máximo possível de técnicas de produção que não causem danos ao meio ambiente, da mesma forma, prestadoras de serviços remodelam seus quadros de operação para oferecer serviços ecologicamente corretos, ou em outras palavras, verde.
Uma vez que a consciência de funcionamento da empresa como um todo muda para um novo modelo de funcionamento verde, essa empresa, então, utiliza dos meios de comunicação para comunicar ao público essa mudança. Assim como, sua nova qualidade de seus produtos e/ou serviços. Esse tipo de propaganda ganha cada vez mais a simpatia do público, que vem passando por preocupações cada vez mais frequentes com crises ambientais.
Mas… e quem não produz nada egologicamente correto?
Em caso de empresas que não trabalham com a criação de produtos nesse sentido, é comum que a empresa separe uma parte de sua renda total, normalmente uma parte que é considerada pequena para a empresa, mas que vai fazer toda a diferença para a natureza, e utiliza esse valor em projetos de proteção ambiental. Esses projetos pode estar relacionados a temos como, o reflorestamento ou doações para a manutenção de áreas verdes.
Assim, mesmo se o seu negócio for algo que não está diretamente ligado ao extrativismo, você ainda pode ser verde de muitas formas. Sua empresa pode, por exemplo, economizar no consumo de água ou criar uma horta comunitária livre de agrotóxicos. Você vai estará, dessa forma, fazendo uma ação comunitária verde e isso vai refletir positivamente na imagem corporativa da empresa.
Costuma ser caro a prática do marketing verde?
Muitas atitudes e alternativas verdes são na verdade mais baratas ao longo prazo. Investir, por exemplo, em energia solar pode exigir um custo inicial, mas a economia vai ser visível imediatamente. E você estará ajudando a proteger o meio ambiente para os seus filhos e, também, para todas às próximas gerações.
O marketing verde Funciona?
Funciona!
As pesquisas mostram que empresas que se declaram verdes têm um considerável aumento no valor de suas ações de mercado. Da mesma forma, seus produtos passam a ter um maior valor agregado. Isso quer dizer que de maneira geral, o consumidor está cada dia mais disposto a investir no verde, como uma forma de ajudar a proteger nosso planeta que afinal é nossa única casa.
Como começar as ações de marketing verde na minha empresa?
Faça uma relação dos gastos da sua empresa, e veja o que você pode fazer para mudar cada coisa. Pode ser algo simples como, trocar as descargas de água por descargas de vácuo, com as quais você vai economizar milhares de litros de água por mês. Pode ainda, ser algo maior como trocar a matéria prima do seu produto.
Em casos mais efetivos e de maior visibilidade, a implantação de painéis solares na empresa é algo que proporciona um impacto muito positivo. Se quiser se aprofundar mais nesse assunto, leia também o post MARKETING VERDE E ENERGIA SOLAR EMPRESARIAL EXPANDEM O LUCRO E MELHORAM A IMAGEM DA SUA EMPRESA
As formas de começar são variadas e vão depender muito do seu tipo de negócio. O importante é que você faça as coisas com calma. Dessa forma, o processo todo irá se tornar bastante simples e até lucrativo.
Abuse das redes sociais e outras formas de divulgação rápida, deixe que os clientes vejam as mudanças acontecendo e peça ideias e sugestões, sua empresa vai ganhar cada vez mais popularidade.
Por Equipe Multitech Ecosystems.
Nós da Multitech Ecossystems somos especialistas em sistemas de energia solar para empresas, e estamos à disposição para ajudar a a sua empresa a implantar essa forma de ação eco sustentável na sua empresa. Se quiser mais informações ou tiver qualquer dúvida, entre em contato, conosco.
TEMOS UM PRESENTE PARA VOCÊ
Baixe o ebook gratuito "Como gerar energia solar na sua casa de forma fácil e rentável. E fugir de vez dos altos custos da conta de luz".
Inscrição efetuada