SP:(11)2324-2527 | BA:(77)99935-3093 | PI:(89)99407-7244

Atitudes simples e ecológicas para você começar a aplicar a partir de hoje

A cada ano que passa, notamos um aumento na degradação ambiental causada pela ação do homem na natureza.

Impactos negativos, tais como, o acúmulo de substâncias tóxicas produzidas pelas grandes indústrias, o consumismo das grandes metrópoles, o excesso de produção de lixo, as usinas de fontes de energia poluidoras, entre tantas outras intervenções humanas na natureza, são fatores que contribuem diretamente para essa crescente degradação.

Por outro lado, quando pensamos nesses impactos causados pela presença humana na natureza, é comum tendermos a atribuir a responsabilidade somente ao sistema ou às instituições causadoras de ações poluentes, desmatamento das florestas, entre tantos outros fatores negativos. No entanto, é importante termos a consciência de que a responsabilidade não se restringe apenas ao sistema ou instituições. A responsabilidade é de cada um de nós.

Se cada fizer a sua parte, as causas da degradação da natureza serão cada vez menores.

Pequenas mudanças de hábito e atitudes sustentáveis simples podem fazer uma grande diferença na preservação da natureza e podem contribuir para manter o equilíbrio ecológico e a saúde do nosso planeta.

Pensando nisso, elencamos 25 atitudes simples que você pode adotar a partir de hoje no seu dia a dia.

Atitudes ecológicas e sustentáveis

Quando falamos em sustentabilidade, nos referimos à busca de um equilíbrio entre o consumo humano e o uso dos recursos naturais existentes na Terra, de maneira que possamos suprir nossas necessidades sem que a exploração desses recursos altere o meio ambiente.

Para manter esse equilíbrio, cada atitude é importante e pode fazer toda a diferença:

1 – Coleta seletiva de lixo

Separe o lixo reciclável, tais como: vidro, plástico, metal, papel e orgânicos. Se no seu bairro ou condomínio houver lixeiras específicas, basta colocar cada tipo de lixo nos respectivos cestos. No entanto, caso não tenha recipientes específicos para coleta do lixo reciclável, você pode fazer essa separação e colocar cada tipo de lixo em uma sacola diferente, de preferência transparentes, para que os lixeiros possam fazer a identificação. Outra alternativa e fazer parcerias com as entidades sem fins lucrativos que atuam na coleta desse tipo de resíduo e fazer a entrega diretamente para eles.

2 – Reaproveite o lixo orgânico

Você pode utilizar o lixo orgânico para preparar compostagem, para que seja transformado em adubo ou fertilizante para as plantas.

3 – Evite usar descartáveis

Evite o quanto possível o uso de produtos descartáveis. Tenha sempre a preferência pelo uso de embalagens reutilizáveis evitando, por exemplo, copos plásticos, lâminas de barbear descartáveis, embalagens de isopor, entre outros.

4 – Utilize produtos eco-friendly

Procure utilizar produtos ou embalagens que causem menos danos à natureza, os chamados produtos eco-friendly como, por exemplo, produtos feitos a partir de materiais reciclados, biodegradáveis e os que não agridem o meio ambiente. Ou ainda produtos cujo os fabricantes tenham em suas sedes práticas sustentáveis e ecologicamente corretas.

5 – Instale placas solares fotovoltaicas no telhado da sua casa ou prédio.

As placas solares geram energia limpa, pois utiliza a luz solar como fonte de energia.  É muito fácil ter placas solares instaladas no seu telhado para gerar sua própria energia elétrica. E além de ajudar a preservar o meio ambiente, possui a vantagem de economizar a conta de luz em até 95%. Se você não sabe como funciona, acesse o botão abaixo e solicite uma simulação gratuita da economia que você pode ter na sua casa utilizando placas solares no seu telhado.

6 – Use produtos biodegradáveis e receitas caseiras para limpeza da sua casa

Os produtos químicos são um grande causador de poluição, por isso, é importante utilizar apenas produtos biodegradáveis. Além disso, existem muitas receitas caseiras, à base de ingredientes naturais que podem ser muito eficientes para limpeza doméstica, e que não agridem o meio ambiente.

7 – Economize água

A água, embora abundante nos meios urbanos, é um recurso precioso que deve ser preservado. Evite gastar água desnecessariamente presando por um consumo consciente. Feche as torneiras enquanto ensaboa as loucas ou durante a escovação dos dentes. Fique menos tempo no banho e evite lavar o quintal com mangueiras.

Se possível instale torneiras com arejadores, que geram um baixo consumo de água, ou que tenham mecanismo para fechamento automático.

8 – Apague as luzes ao sair de um ambiente

Apague as luzes sempre que sair de um ambiente e tente sempre aproveitar a luz natural. Mantenha as janelas e cortinas abertas durante o dia para evitar luzes acesas desnecessariamente.

9 – Substitua as sacolas plásticas pelas retornáveis

Procure acondicionar as compras de supermercado em sacolas retornáveis, ao invés das sacolas convencionais.

Essa atitude, embora simples, contribui significativamente para a diminuição de consumo de plástico e de papel.

10 – Mantenha o ar-condicionado sempre limpo

Faça regularmente a limpeza dos filtros do seu ar-condicionado, dessa forma, ele funcionará com mais eficiência e menos consumo de energia. Além disso, é importante sempre fechar portas e janelas ao ligar seu aparelho.

11 – Troque as descargas antigas de sanitários pelos novos modelos com válvula acoplada

 As descargas de sanitários mais antigas gastam entre 10 e 30 litros de água cada vez que são acionadas. Por isso, é importante utilizar os modelos mais atuais, que possuem válvula acoplada e acionamento duplo. Esses modelos consomem bem menos, cerca de 3 a 6 litros apenas.

12 – Evite o consumismo

Sempre que for comprar algo novo, avalie se realmente necessita do produto. Com isso, você pode evitar o excesso de consumismo e, consequentemente, diminuir o excesso de resíduos.

13 – Verifique a fiação elétrica da sua residência

Verifique se sua fiação elétrica possui algum tipo de fuga de energia. Fios danificados podem gerar um maior consumo de energia, além de poder causar acidentes.

14 – Use apenas madeira de reflorestamento

Se você faz uso de madeira, na sua casa ou empresa, dê preferência apenas para madeira certificada ou de reflorestamento. Com isso, podemos eliminar a extração ilegal.

15 – Lave as roupas com água fria

 Procure lavar suas roupas, sempre que possível, com água fria. E acione sua máquina de lavar apenas quando estiver com a carga máxima de roupas. Dessa forma, você economiza energia.

16 – Plante uma árvore

 Plantar árvores é uma das ações ecológicas mais eficazes e simples de preservar a natureza.

17 – Utilize lâmpadas de LED

 As lâmpadas de LED de 10W, por exemplo, são capazes de iluminar um ambiente com a mesma eficiência que uma lâmpada fluorescente de 15W, com a vantagem de ser muito mais econômicas e duráveis.

18 – Substitua os isqueiros por fósforos

Os isqueiros são produzidos com plástico ou metal e funcionam com gás. Já os fósforos são produzidos são mais sustentáveis.

19 – Ensine as crianças a preservar a natureza

Ensine as crianças sobre a importância da sustentabilidade, preservação da natureza e incentive-as a adotarem desde cedo atitudes ecologicamente corretas.

20 – Evite sair sempre de carro

Sempre que possível, procure utilizar menos o carro, dando preferência por pequenos percursos a pé, de bicicleta ou mesmo utilizando transporte público. Essa atitude pode significar a geração de menos poluentes no ar.

21 – Descarte pilhas e baterias nos locais adequados

Não jogue suas pilhas e baterias velhas no lixo comum. As pilhas comuns, por exemplo, possuem metais pesados, como mercúrio e chumbo na sua composição, sendo altamente prejudiciais ao meio ambiente se descartados junto com o lixo comum, uma vez que, podem ser amassadas e gerar vazamentos dos líquidos tóxicos do seu interior.

As pilhas e baterias devem ser descartadas nos postos de coleta, nos estabelecimentos que comercializam esses produtos ou em assistências técnicas autorizadas.

22 – Utilize menos papel

Evite imprimir em papel desnecessariamente. Quando for imprescindível a impressão, opte por imprimir na frente e no verso do papel e de preferência utilizar papel reciclado.

Procure utilizar suas contas digitais, sem que seja necessária a utilização de contas em papel.

23 – Otimize o uso do seu forno

Evite o pré-aquecimento do forno quando possível, deixando para ligá-lo apenas no momento de introduzir os alimentos.

24 – Utilize equipamentos inteligentes para aquecimento de água

Dê preferência pelos aquecedores solares ao invés dos convencionais a gás. Dessa forma, além de preservar o meio ambiente, você também garante uma super economia para o seu bolso. O Aquecimento solar de água da Pró-Sol, por exemplo, aquece a água para banhos de forma eficiente e de maneira econômica e sustentável, podendo aquecer em até 80ºC. Se você não conhece e deseja saber mais, acesse este link .

Ainda sobre aquecimento de água, outras alternativas também são bem vindas, como no caso da bomba de calor da Fasterm que aquece água em grandes volumes, para o caso de hotéis, hospitais, ou empreendimentos que precisam de uma solução sustentável e econômica para água aquecida.

Se você tem piscina na sua casa ou condomínio, a recomendação é o uso da bomba de calor, ou trocador de calor que é um equipamento elétrico com custo acessível que converte o ar frio em calor transferindo a temperatura quente para a piscina, como se fosse um sistema inverso a um ar condicionado. Apesar de utilizar energia elétrica, o seu consumo é muito baixo e com alta capacidade de aquecimento. Isso torna o equipamento uma ótima alternativa para manter a piscina na temperatura certa de forma sustentável e econômica. Se você nunca ouviu falar sobre bomba de calor, temos uma série de textos sobre o assunto aqui no blog . Acesse aqui para saber mais. 

25 – Priorize reunião online ao invés das presenciais

Se você atua profissionalmente em uma atividade que exija a realização de reuniões externas, dê preferência por sessões de videoconferência ao invés de encontros presenciais. Dessa forma, você evita a necessidade de deslocamentos e evita o uso do seu veículo.

Conclusão

Pequenas atitudes diárias podem fazer uma grande diferença na preservação do meio ambiente. Essas ações em conjunto e de forma colaborativa são essenciais para que possamos manter o equilíbrio ambiental e garantir o abastecimento dos recursos naturais necessários para manter a vida na Terra. É preciso não só praticar, mas também incentivar outras pessoas a também adotarem atitudes ecológicas e um padrão de vida mais engajado com a sustentabilidade e uso de fontes de energia renováveis. A separação de lixo reciclável, a diminuição de uso de descartáveis e a adoção de energia solar, são apenas alguns dos exemplos citados no post de hoje e que já podem ser praticados a partir de agora.

Você já pratica essas ações? Tem alguma atitude que você acha importante e que não citamos no post? Deixe nos comentários.

E para saber mais sobre como instalar um sistema de energia solar na sua casa, acesse  o link do nosso ebook gratuito e saiba tudo o que precisa para ter placas solares no seu telhado e começar a gerar sua própria energia elétrica.

 

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

TEMOS UM PRESENTE PARA VOCÊ

Baixe o ebook gratuito "Como gerar energia solar na sua casa de forma fácil e rentável. E fugir de vez dos altos custos da conta de luz".

Inscrição efetuada

Share This