SP:(11)2324-2527 | BA:(77)99935-3093 | PI:(89)99407-7244

Sua conta de luz aumentou ! Saiba o motivo

Você já deve ter visto recentemente as notícias da mídia informando sobre os aumentos no custo da energia elétrica e da alteração dos valores das bandeiras tarifárias.

Mas você sabe por que sua conta de luz está mais cara?

No post de hoje procuramos esclarecer as dúvidas recorrentes a respeito dos recentes aumentos na sua conta de luz.

Vamos lá!

O que são as bandeiras tarifárias?

O valor mensal que você paga na sua conta de luz é calculado de acordo com as bandeiras tarifárias,  que consistem em um sistema que sinaliza os custos reais da geração de eletricidade.

Este custo é indicado por bandeiras de três cores: verde,  amarela ou vermelha. Cada uma delas representa o indicador que informa se a sua energia elétrica custará mais caro ou mais barato,  de acordo com as diferentes condições de geração de energia.

O sistema de bandeiras tarifárias foi um mecanismo desenvolvido pela ANEEL para tornar os valores da conta de luz mais transparentes aos consumidores, que passaram a ser bem mais informados sobre a composição dos custos de produção e, portanto, da composição dos valores que pagam na conta de luz.

As bandeiras tarifárias indicam, portanto, se haverá ou não acréscimo no valor da energia, refletindo os custos variáveis da geração de energia.

Vale mencionar que esse sistema vem sendo aplicado desde 2015 e atende todo o Brasil, exceto Roraima e Amazonas.

Como funcionam as bandeiras tarifárias?

Segundo a ANEEL,  todo mês são reavaliadas as condições de operação do sistema de geração de energia. Por esta reavaliação são definidas as estratégias de geração de eletricidade de acordo com a demanda, e a partir disso,  é feita uma previsão de geração por meio dos sistemas hídricos e/ou térmicos.

Cada um desses sistemas tem um custo diferente de produção e conforme o nível de geração hidráulica e térmica é possível ter uma previsão dos valores a serem repassados pelas bandeiras tarifárias, sendo que estas mudam de cor de acordo com os patamares estabelecidos.

Dessa forma,  as cores das bandeiras são definidas por meio da previsão da variação do custo da energia mensal.

Por que a conta de luz está mais cara?

Como dissemos,  os custos na produção de energia podem sofrer variações de acordo com o tipo de recurso demandado para suprir a demanda: sistema hídrico ou hidráulico e térmico.

O sistema hídrico tem os custos de produção mais baratos que o sistema térmico,  porém as hidrelétricas dependem de uma média adequada do fluxo de águas nos reservatórios para garantir a quantidade de produção ideal para atender a população.

Isso significa que quando o volume de chuvas fica abaixo dos níveis adequados e a água diminui nos reservatórios, surge a necessidade acionar mais o uso das usinas termoelétricas,  que tem um custo maior de produção.

Em outras palavras, podemos dizer que a falta de água faz com que a produção das hidrelétricas fique comprometida, gerando a necessidade de concentrar a produção nas usinas termelétricas (que funcionam com base na queima de combustíveis) para atender à demanda do País.

Essa diferença no custo da produção é repassada aos consumidores  sendo, portanto, a principal razão dos aumentos na conta de luz.

Qual a melhor alternativa para baratear a conta de luz?

O planejamento energético, para uma mudança da matriz elétrica brasileira, é um tema emergente e que deve ser cada mais discutido no Brasil, tanto pelos governantes quanto pelos cidadãos, a fim de buscar meios de utilizar mais os sistemas de energia limpa, como a energia solar e a energia eólica.

No entanto,  enquanto não temos uma resposta efetiva ao curto prazo para resolver a situação, a melhor alternativa é que cada um de nós busque individualmente os meios de gerar energia limpa em nossas próprias casas, para não depender mais totalmente das concessionárias de energia elétrica.

Diante desse cenário,  a alternativa mais viável e econômica para gerar a energia elétrica em nossas casas e deixar a dependência exclusiva das concessionárias e distribuidoras de energia é a utilização da energia solar residencial.

Como gerar Energia solar em casa

Você sabia que pode ter um sistema de energia solar no telhado da sua casa e não mais depender da energia elétrica dos postes de luz?

Pode parecer algo distante, mas saiba que o sistema de energia solar é muito mais acessível do que parece.

O sistema de energia solar,  chamado sistema fotovoltaico, é um equipamento que consiste em placas solares instaladas no telhado da sua casa, acoplados a um sistema que capta e transforma a luz solar em energia elétrica.

Essa energia elétrica produzida pelo sistema de placas solares é capaz de suprir o consumo de todo o imóvel, chegando a diminuir em até 95% o valor da conta de luz.

Diante do momento em que vivemos,  na qual a crise hídrica deve impactar fortemente nos custos da energia elétrica,  agora é a hora de considerar fortemente a instalação de um sistema de energia solar no telhado da sua casa, e começar agora a economizar para fugir definitivamente dos aumentos abusivos, que infelizmente se tornarão cada vez mais frequentes pelos próximos meses.

Como migrar para energia solar residencial?

Para fazer a transição da energia elétrica convencional para a energia solar na sua casa,  você precisará de um projeto personalizado de equipamentos solares de acordo com a sua necessidade.

A vantagem de fazer uma migração gradual para o sistema de energia solar, é que você não precisa realizar o investimento de uma só vez. Isso porque na Multitech podemos elaborar o seu projeto e você pode ir implementando a instalação das placas solares de acordo com a sua conveniência, de maneira gradual conforme os seus recursos e quando desejar.

Podemos desenvolver o seu projeto e planejar a instalação de maneira gradual para que você possa começar agora a usufruir dos benefícios do sistema, sem a necessidade de investir de uma só vez.  Ou ainda,  se preferir, você fazer toda a instalação de imediato e financiar o investimento total junto às instituições financeiras credenciadas.

Quero um sistema de energia solar na minha casa

Se você quer instalar um sistema de energia solar na sua residência e não sabe por onde começar,  nós ajudamos você!

Podemos fornecer uma simulação gratuita da economia de energia que você pode obter com a energia solar, de acordo com o seu consumo atual. E a partir disso, fazer o melhor orçamento que cabe no seu bolso.

Para isso basta PREENCHER O FORMULÁRIO 

quero-uma-simulacao3

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'whats');" оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'enviar');"
Share This