SP:(11)2324-2527 | BA:(77)99935-3093 | PI:(89)99407-7244 contato@multitechecosystems.com.br

Sistema de Energia Solar: Saiba sobre sua eficiência mesmo nos dias frios e nublados

Como sabemos, a eletricidade proveniente de um sistema de energia solar se dá por meio da captação da luz do sol pelas placas solares, seguida da transformação em energia elétrica pelo equipamento fotovoltaico.

Uma vez que a grande matéria-prima para essa energia é a luz solar, não é incomum vermos muitas pessoas se questionando a respeito da eficiência do sistema solar fotovoltaico nos dias nublados, nos quais o sol não aparece.

…Afinal, o sistema de energia solar funciona nos dias nublados?

Antes de responder a esta pergunta, quero que pense se alguma vez na sua vida você saiu de casa durante um dia nublado, sem protetor solar, ficando exposto ao ar livre por muitas horas.

Se você já fez isso, deve ter percebido que pode ter sentido uma queimadura na pele ou sentido alguma ardência. Nesse caso, mesmo que o sol sequer tivesse aparecido, você percebeu que sua pele sentiu os efeitos do sol, ainda que o tempo estivesse nublado. Isso ocorre devido ao fato de a luz solar ultrapassar as nuvens.

Seguindo essa mesma lógica, podemos dizer que pelo mesmo motivo, o sistema de energia solar pode gerar energia elétrica nos dias frios ou nublados.

A única diferença que ocorre é na quantidade de energia produzida. Assim, o sistema continua funcionando, porém com apenas alguma pequena diminuição na eficiência.

Essa diminuição da geração de energia nos dias nublados em relação dos dias ensolarados é baixa. Normalmente gira em torno de apenas 10% a 25%.

É claro que essa variação depende de alguns fatores, como por exemplo a qualidade e quantidade de placas solares instaladas no seu telhado. Ou, ainda, devido ao grau de cobertura das nuvens no céu.

O sistema solar precisa de clima muito quente para gerar energia?

O sistema solar não requer necessariamente um clima quente para funcionar. As células ou placas solares continuam trabalhando, mesmo que o dia não esteja ensolarado e quente.

Como saber se o sistema solar vale a pena ser instalado no meu imóvel?

O que você precisa avaliar é a incidência média de capacidade de geração de energia na sua casa pelo sistema. A depender do cruzamento de algumas informações, como o consumo médio de energia. Como, por exemplo, a localidade do imóvel e os custos médios com a conta de luz. E a partir disso, você pode dimensionar a quantidade de placas solares necessárias para compor o sistema fotovoltaico, de acordo com a sua demanda.

Se você mora no litoral em que a incidência do sol no decorrer do ano é maior do que numa região montanhosa ou de serra, a número de placas talvez tenha que ser diferente. Dessa forma,  será necessário adequar o número de placas para garantir a mesma eficiência em ambas as localidades.

Como calcular a eficiência do sistema solar no meu imóvel?

A boa notícia é que você não precisa se preocupar com esse cálculo. Nós aqui na Multitech, podemos entregar para você uma simulação. Essa simulação demonstra o quanto de economia você pode fazer com o sistema solar instalado no telhado da sua casa. E ainda, saber a média de capacidade de geração de energia você poderá obter com o sistema.  Mesmo que na região que você more não tenham muitos dias ensolarados no decorrer do ano.

Para obter essa simulação,  basta preencher este breve FORMULÁRIO DE SIMULAÇÃO  ou simplesmente nos enviar uma mensagem no WhatsApp  (11)94023-2626 solicitando uma simulação gratuita.

Nós vamos fazer todos os cálculos e apresentar qual a melhor configuração de sistema fotovoltaico para a sua necessidade. Com isso, você poderá saber efetivamente o grau de economia que poderá obter nos gastos de energia. E, com isso, começar a efetivamente economizar na conta de luz.

Conclusão

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os sistemas solares não extraem energia por meio do calor do sol. Na verdade, o sistema solar funciona por meio da captação da luz solar.

Isso significa que o clima frio não tem impacto sobre a produção.  As nuvens que cobrem o sol, limitando a luminosidade nos dias nublados, também não atrapalham muito, uma vez que, a luz do sol as ultrapassa, chegando normalmente até o equipamento. A redução de eficiência também não é grande, pois chega no máximo a 25% de perda em relação dos dias ensolarados. Dessa forma, dependendo da sua demanda e da quantidade de placas, você pode ter uma significativa redução de custos na sua conta de luz com a utilização do sistema solar, ainda que na sua localidade o sol não apareça todos os dias.

Gostou das dicas? Se tiver qualquer dúvida ou se deseja receber uma simulação gratuita, ENTRE EM CONTATO

Por Equipe Multitech

Quer saber mais sobre energia solar? Baixe o ebook gratuito. Abaixo

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'whats');" оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'enviar');"
Share This