SP:(11)2324-2527 | BA:(77)99935-3093 | PI:(89)99407-7244

Saiba o que são os créditos de energia solar e como funcionam ao seu favor

Os sistemas de energia solar fotovoltaica, para geração de energia elétrica por meio de placas solares, são uma fonte de energia renovável que está cada vez mais se popularizando no Brasil e no mundo.

Isso ocorre principalmente devido aos seus enormes benefícios, entre os quais, dois se destacam: a redução significativa nas contas de luz e a preservação ambiental.

  • A redução de custos gerada pelas placas solares instaladas nos telhados dos imóveis, tanto residenciais quanto empresas, pode atingir com segurança uma economia de até 95% na conta de luz.
  • A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia limpa e sustentável, por que não agride o meio ambiente e não gera poluição.

No entanto, existe ainda um terceiro grande benefício que torna a utilização da energia solar ainda mais atrativa, e vale a pena destacar. Trata-se dos créditos de energia.

O QUE SÃO CRÉDITOS DE ENERGIA

Primeiramente é preciso entender que existem dois tipos de sistemas de energia solar: o sistema off-grid e o on-grid.

Os sistemas off-grid atuam de maneira isolada da rede elétrica, portanto não são passíveis de gerar créditos. Já os sistemas on-grid, são aqueles que geram energia elétrica a partir da luz solar e estão conectados à rede pública de energia. A maioria dos usuários de sistemas de energia solar no Brasil utilizam a versão on-grid.

No caso do sistema on-grid, quando o equipamento não gera a quantidade de energia suficiente para alimentar o estabelecimento, a distribuidora da rede pública é acionada automaticamente para suprir essa diferença, a fim de não deixar o usuário desabastecido.

Ocorre que muitas vezes acontece o contrário, ou seja, a energia solar produzida pelo sistema fotovoltaico on-grid pode exceder a necessidade de consumo e gerar uma sobra de energia elétrica.

Essa sobra, por sua vez, não é desperdiçada pois, é redirecionada para a distribuidora de energia pela conexão entre o sistema do imóvel e a rede pública. E essa diferença é compensada ao usuário por meio de créditos de energia.

COMO FUNCIONAM OS CRÉDITOS DE ENERGIA

Na prática, o sistema de energia solar é um equipamento instalado nos imóveis, composto por painéis solares, que captam a luz solar, e atuam conjuntamente com um equipamento chamado de inversor solar, utilizado para transformar essa luz em energia. Esse equipamento trabalha na alternância da corrente contínua e equaliza a frequência às necessidades de consumo de energia do imóvel.

No entanto, como dissemos anteriormente, muitas vezes a quantidade de energia produzida pelo sistema de energia solar, pode exceder ao consumo, produzindo mais energia do que é efetivamente necessário. Essa quantidade de energia excedente é redirecionada à distribuidora de energia pelos postes de luz da rede elétrica. E a distribuidora em contrapartida, por força da legislação, oferece em troca uma compensação a esse usuário, em forma de créditos de energia.

A troca de energia excedente do imóvel com a distribuidora é realizada mediante as regras estabelecidas pela ANEEL por meio da  RN 482 /12

Essa regulamentação estabelece todas as normas relativas à forma como são cedidos e utilizados esses créditos, além de estipular os prazos para esta utilização.

O prazo para a utilização dos créditos deve ocorrer, de acordo com as regras, dentro de um prazo de 60 meses, da data em que foram gerados.

COMO SÃO UTILIZADOS OS CRÉDITOS

Os créditos podem ser convertidos em abatimento direto na conta de luz da distribuidora, nos meses em que a produção de energia solar for menor que a demanda e que houver A necessidade de utilização da rede elétrica pública.

Outra forma de utilização é a transferência entre propriedades, mesmo que o CPF ou CNPJ sejam diferentes, desde que seja documentado em um contrato.

De acordo com a ANEEL é possível também produzir a energia em um local diferente da propriedade onde ocorre o consumo, por meio do autoconsumo remoto. Dessa forma, consumidores que não possuem espaço suficiente em seus estabelecimentos podem produzir a energia e ter o abatimento, mesmo sem ter espaço físico.

No caso de prédios, é possível ainda compartilhar a energia gerada entre condomínios diferentes.

ADEQUAÇÕES NECESSÁRIAS PARA CAPTAÇÃO DOS CRÉDITOS

Para quem usa energia solar e deseja usufruir dos créditos de energia, existem algumas adequações que precisam ser realizadas.

A principal delas é a instalação de relógio específico, que deve ser bidirecional, para medir o consumo e identificar a quantidade de energia excedente.

O usuário do imóvel deve instalar esse equipamento com recursos próprios, mas a distribuidora ficará responsável por toda a parte de manutenção e custos de substituição e adequação ao sistema.

QUEM PODE USUFRUIR DOS CRÉDITOS DE ENERGIA

De acordo com a regulamentação, qualquer usuário ativo da rede pública, ou seja, que compre energia de uma distribuidora, pode instalar um sistema de energia solar conectado à rede (on-grid). Portanto, a partir do momento que o sistema de energia solar entra em uso, ele já está conectado à rede elétrica da distribuidora e já pode passar a ter direito a créditos referentes à energia excedente que seu equipamento vier a produzir.

Dessa forma, sempre que houver uma sobra de energia, a rede pública fará o redirecionamento de forma automática, e já poderá gerar seus créditos ao usuário do imóvel de maneira prática e rápida.

COMO INSTALAR UM SISTEMA DE ENERGIA SOLAR ON-GRID

Se você ainda não tem um sistema de energia solar fotovoltaica on-grid instalado no seu imóvel, e deseja começar a usufruir de todos os benefícios, além de receber créditos de energia, saiba que você não precisa fazer nada sozinho. Você pode e deve contar com ajuda especializada. Nossa equipe de atendimento pode ajudá-lo em todo o processo, desde o desenvolvimento do projeto e aquisição, até a instalação do equipamento no seu imóvel, e deixar tudo pronto e funcionando de maneira correta. Solicite uma SIMULAÇÃO GRATUITA da economia que você pode ter com o sistema de energia solar. ACESSE O LINK AGORA e solicite sua simulação personalizada.

Leia também os posts relacionados:

Para mais informações baixe também o ebook gratuito sobre energia solar

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

TEMOS UM PRESENTE PARA VOCÊ

Baixe o ebook gratuito "Como gerar energia solar na sua casa de forma fácil e rentável. E fugir de vez dos altos custos da conta de luz".

Inscrição efetuada

Share This