SP:(11)2324-2527 | BA:(77)99935-3093 | PI:(89)99407-7244 contato@multitechecosystems.com.br

A utilização de energia solar nas residências é uma das maiores revoluções tecnológicas da atualidade, unindo o bem-estar social dos cidadãos, à economia de recursos e à preservação da própria natureza.

A adoção de painéis que retêm energia solar pode trazer diversos benefícios para você e sua família, se forem instalados com segurança e dentro das diretrizes necessárias.

Por isso, elaboramos um guia informativo acessível e prático para que você possa conhecer a legislação por trás da energia solar residencial, seus incentivos e regras para utilizar da melhor forma possível seus painéis e entender o processo de geração de energia.

Assim, poderemos alcançar mais consumidores e convencê-los a adotar medidas mais benéficas e sustentáveis.

Regulamentação dos créditos de energia solar – Os créditos de energia

Os créditos de energia solar são o resultado do excesso de energia produzida pelo seu sistema.

Esses créditos são utilizados quando você consome a energia fornecida pela rede distribuidora (no período noturno, por exemplo).

Todos os consumidores que compram energia da distribuidora podem aderir ao sistema de créditos, trazendo benefícios a todos.

Esse sistema foi regulamentado em 2012 pela ANEEL (através da RN428/12), garantindo o direito de todos os consumidores e a obrigatoriedade de todas as distribuidoras de obedecer a essas normas e trabalhar com a estratégia de compensação de energia.

Para que você possa compreender de maneira clara, separamos algumas informações importantes sobre o assunto:

  • Potenciais consumidores: todo consumidor cativo tem total direito para aderir ao sistema de créditos, incluindo residências e pequenas empresas;
  • Medindo a energia em excesso: para medir toda energia em excesso, a distribuidora instala um novo relógio de luz, chamado relógio bidirecional. Esse aparelho vai medir a energia consumida da rede e a que você produziu em excesso e injetou na rede;
  • Tamanho do sistema permitido para instalação: a potência máxima permitida é de 5.000kWp (aproximadamente 35.000m² de painéis solares), ou seja, total liberdade para você que quer instalar na sua casa ou empresa;
  • No que isso interfere na conta de energia elétrica?: a sua conta será reduzida e vai variar dependendo da quantidade de energia que você produzir e deixar de consumir da distribuidora. Você poderá reduzir até 95% do valor da conta (mas a mesma nunca poderá ser zerada).

Conhecendo a lei de incentivo a energia solar         

Como vimos acima, o sistema de crédito de energia é uma ferramenta excepcional criada para dar suporte a todo cidadão que desejar adotar métodos de produção de energia solar, seja em casa ou na sua empresa.

Com o passar dos anos, a produção de energia solar caseira conseguiu diversos incentivos para que se tornasse mais acessível entre os brasileiros.

Em 2015, foi aprovado pelo senado um projeto que garantia a instalação de novas plantas de geração e micro geração com isenção de vários impostos, bem como abatimento nas contas de luz.

Podemos concluir que além de beneficiar diretamente o bolso do consumidor e ajudar as distribuidoras por meio dos créditos de energia, a energia solar é uma forma sólida e confiável de investimento para você, sua residência e/ou empresa e, claro, para o meio ambiente.

Por Multitech Ecossystems

Gostou do post? Se deseja saber mais sobre energia solar residencial baixe agora o e-book gratuito COMO GERAR ENERGIA SOLAR EM CASA DE FORMA FÁCIL E RENTÁVEL.  CLIQUE AQUI e baixe agora o seu exemplar.

E fuga de vez dos altos custos da conta de luz

quero-uma-simulacao3

Leia também os posts relacionados:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'whats');" оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'enviar');"
Share This