SP:(11)2324-2527 | BA:(77)99935-3093 | PI:(89)99407-7244 contato@multitechecosystems.com.br

Soluções para aquecimento de água em grandes volumes

Como forma de facilitar o acesso dos consumidores, diversas tecnologias de aquecimento disputam espaço no mercado. A ideia aqui é aumentar o leque de opções com o intuito de baratear a instalação e se adequar às necessidades específicas de cada tipo de empresa, principalmente hotéis, motéis, pousadas, indústrias e até hospitais que necessitam de uma grande quantidade de água quente por um baixo custo no aquecimento. Consegue-se facilmente novos equipamentos que elevam a temperatura da água em aproximadamente 60° C, independente do volume.

Aquecedores à gás

Os aquecedores à gás possuem um custo de instalação mais barato em relação à instalação de sistemas que aquecem a água com o uso da energia elétrica. Mas na comparação entre eles , o custo mensal para aquecer a água com o gás é muito mais elevado do que o custo com a energia elétrica. Analisando esses gastos, até um chuveiro elétrico tem mais economia que o aquecedor a gás.

Como alternativa à este tipo de equipamento de aquecimento de água, surgiu no mercado as Bombas de Calor. Também chamados de trocador de calor, essas bombas são capazes de gerar um grande volume de água quente, com baixo custo e sem utilizar meios poluentes para o seu funcionamento.

Bomba de calor para gerar água quente em grandes volumes

Quando se vale da bomba de calor, abortando o uso de tecnologias ultrapassadas, pode economizar até 70% em gastos energéticos. Como o aquecimento é feito diretamente da retirada do calor ambiente, você não gasta com materiais poluentes ao trabalhar continuamente. A piscina do prédio, por exemplo, pode ficar longos períodos aquecida sem gastos substanciais de energia. Ou mesmo as torneiras, os chuveiros e a lavanderia, podem contar com água quente contínua sem impactar nos custos do empreendimento, como acontece com os outros tipos de equipamentos existentes no mercado.

Mais sustentabilidade e redução de custos para hotéis, motéis, hospitais, indústrias e condomínios

Dada à necessidade de um trabalho mais eficaz de aquecimento, estabelecimentos podem se valer do uso constante da água oriunda de forma sustentável. Com base em um sistema de energia limpa e renovável, nunca faltará “matéria-prima” ao trabalho. Para quem precisa de aquecimento em grandes volumes, se mostra vital na dispensa de materiais que produzem toxinas. Além disso, imagine grandes hospitais usando diesel para aquecerem a água?

Muita economia em água quente à vontade

O mais interessante sobre a bomba de calor é que mesmo trabalhando com aquecimento de grandes volumes de água, ela precisa de pouco espaço para tal. Ela se adapta a um sistema já existente e se molda às necessidades específicas de um hotel, por exemplo. Dessa forma, mesmo que precise produzir muita água quente, não fará grandes obras para anexar o sistema. Além disso, a bomba de calor pode ser usada em conjunto com outros equipamentos, otimizando ainda mais o aquecimento. Com isso, pode servir como um sistema principal de produção ou até mesmo atuar apenas como um backup. De um modo ou de outro, sempre terá um recurso adequado às necessidades econômicas e sociais.

Exemplo prático do uso da bomba de calor para aquecimento de água em grandes volumes

Imagine, por exemplo,  que uma lavanderia utilize um sistema de captação solar para aquecer a água que utiliza diariamente. Em determinadas épocas, como o inverno, é comum haver dias nublados. Por conta disso, a utilização das placas solares não seria tão eficaz sem um sistema de apoio para prover em energia. Dessa forma, a bomba de calor pode intervir como um excelente suporte para a funcionalidade do equipamento. Ainda que as placas ou outros recursos sejam o principal ponto de produção, as bombas acabam por tomar a frente na sustentação. Independentemente de como esteja o clima e o ambiente externo, terá o suprimento de água quente garantido.

Esclarecendo dúvidas sobre a eficiência da bomba de calor

Por conta da forma em que funciona, muitas pessoas têm dúvidas quanto ao bom desempenho das bombas de calor diante de uma demanda grande de água quente. O sistema foi projetado para que faça um abastecimento vigoroso e constante sem declinar no processo. Dada à forma cíclica como funciona, o desempenho se mantém e o custo-benefício também. Embora seja bem construída, a manutenção do equipamento e cuidados também são importantes. A bomba possui uma válvula, um dispositivo de expansão. Por meio dele, o calor acumulado e liberado, já que o equipamento esquenta bastante ao conduzir o calor. Essa válvula permite que o calor se esvaia e o equipamento possa trabalhar de novo. Ao se levantar a planilha de gastos com o projeto, se conclui que o equipamento é vantajoso a depender da necessidade do ambiente. Claro, prédios grandes, como hospitais, necessitarão da instalação de mais de uma bomba. Ainda que a bomba de calor não possua um custo tão elevado em relação à receita do local, ainda assim é um custo.

Redução de custos e payback rápido

A boa notícia é que este custo é compensado na economia energética gerada dentro do local. O investimento é devolvido com o passar do tempo. Em média o retorno do investimento se dá entre 6 a 14 meses. De modo que as contas sejam amortizadas gradualmente. O lucro posterior passa a ser melhor sentido na funcionalidade operacional, redução orçamentária e retorno financeiro. Ao solicitar a compra do equipamento, uma equipe especializada irá visitar o local de destino a fim de uma análise detalhada. Eles levantarão a melhor forma de fazer uma instalação adequada, de modo que cubra uma região específica ou por completo. A depender do estabelecimento, não há necessidade de se ausentar dos consumidores por muito tempo. Você tem a garantia de um ótimo funcionamento, contínuo e fácil de ser feito. Tenha em mente que só tem a ganhar com a bomba de calor. Você pode solicitar à nossa equipe uma visita ao local para avaliar as melhores condições para a instalação do equipamento no seu estabelecimento e ter um comparativo dos custos que tem hoje com o aquecimento e o retorno que terá em termos de economia com a bomba de calor. A simulação é gratuita, nossa equipe da Multitech Ecosystems pode elaborar uma simulação totalmente gratuita para que você tenha uma ideia exata dos benefícios que terá com a instalação da bomba de calor. Fale com a nossa equipe pelo Whatsapp  (11)94023-2626   ou soliticite uma simulação pelo FORMULÁRIO DE ORÇAMENTO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share This