SP:(11)2324-2527 | BA:(77)99935-3093 | PI:(89)99407-7244

Saiba as alternativas para fugir dos aumentos nos preços do gás

Você já deve ter percebido o acelerado aumento nos preços do gás GLP.  E não é à toa, afinal, só nos últimos 12 meses o preço do gás de cozinha aumentou em 23,2%, segundo levantamento da CNN Brasil, elaborada de acordo com as informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Esses aumentos progressivos têm gerado preocupação entre os consumidores que sentem os reflexos diretamente nos seus bolsos.

No Brasil o GLP é mais comumente utilizado nos botijões de gás para uso doméstico em fornos e fogões com o objetivo de gerar fogo para cozimento de alimentos. Além disso, é muito utilizado nos sistemas de aquecimento de água a gás.

Também se usa o GLP para diversas operações, tais como: climatização e esterilização de ambientes comerciais, e em processos produtivos de fundição e corte de solta, secagem de grãos, modelagem de vidros, queima e secagem de cerâmica, fabricação de papel e borracha.

Expectativa da diminuição dos preços

Embora tenha sido anunciada pela Petrobrás a diminuição dos preços dos últimos dias, em decorrência do acompanhamento dos índices internacionais e da taxa de câmbio, que se estabilizaram em patamar inferior para o GLP, o consumidor ainda deve sofrer com os altos preços atuais.

Isso ocorre pois, ainda que os órgãos reguladores indiquem uma diminuição, o impacto junto ao consumidor, na prática, é muito pequeno.

Acontece que os valores também são calculados pelas distribuidoras em cada região, que levam em consideração os custos de distribuição, custos com transporte, entre outros fatores que incidem diretamente no cálculo do preço final.

Além disso, a proporcional diminuição no preço final do produto envolve a estrutura do mercado, uma vez que, quanto maior a competitividade entre as empresas, menos elas demonstram disponibilidade de renunciar a suas margens de lucro.

Por que os preços não diminuem?

Mesmo com o anúncio do Governo sobre a redução nos preços do gás, o alívio ao consumidor nunca tende a acontecer de imediato.

Em geral, as distribuidoras aguardam a chegada de uma nova remessa com o valor menor para pôr em prática o preço mais baixo, além de não repassarem o percentual de maneira integral aos consumidores finais.

Quando a Petrobrás anuncia um aumento, é comum os preços serem reajustados para o alto de imediato, porém quando ocorre o inverso, infelizmente, notamos que os preços não diminuem na mesma velocidade e proporção.

Como fugir dos altos custos do gás?

Como vimos, o consumidor de gás GLP tem sofrido com os preços altos e para fugir desses custos que pesam no bolso, é possível avaliar alternativas.

Pensando nisso, preparamos uma lista de ações que você pode começar a praticar hoje mesmo e já começar a sentir os impactos positivos na redução do consumo e consequentemente a diminuição nos custos.

Alternativas para economizar

Diante da situação atual a única alternativa para fugir dos aumentos do gás e dos preços altos é procurar diminuir o consumo ou procurar outras fontes de energia que possam substituir o GLP.

1 – Substituir o gás por outras fontes de energia

A primeira alternativa é buscar substituições, como por exemplo, trocar os aquecedores de água a gás, por aquecedores solares ou bombas de calor.

Em hotéis, hospitais e indústrias

No caso dos hospitais, hotéis e alguns segmentos industriais, que utilizam gás para o aquecimento de água em grandes volumes, a alternativa é substituir os sistemas de aquecimento a gás por bombas de calor.

A bomba de calor Fasterm, por exemplo, não utiliza gás no processo de aquecimento da água, pois trata-se de equipamento elétrico com custo acessível que converte o ar frio em calor transferindo a temperatura quente para a água. Confira aqui mais informações sobre a bomba de calor 

No uso doméstico

Uma alternativa para substituir o uso de gás no processo de aquecimento para banhos, torneiras e demais usos de água quente em residências é o sistema de aquecimento solar.

Trata-se de um sistema eficiente para o aquecimento de água por meio da luz solar para aquecer a água de chuveiros e torneiras.

O sistema possui um coletor térmico que é responsável por absorver o calor do sol e transferi-lo para a água e guardá-la em um reservatório (boiler) para ser usada no banho. Acesse a página para mais informações 

Para aquecer piscinas

Para quem tem piscina em casa ou em condomínio, a alternativa é substituir os aquecedores de piscina a gás pelas bombas de calor para aquecimento, como no caso do equipamento TermaMax. O processo é semelhante ao do Fasterm, porém é específico para deixar a água da piscina aquecida na temperatura certa, sem a necessidade de uso de gás. Confira mais informações 

2 – Diminuição do consumo de gás

Nos casos em que não é possível substituir o gás por equipamentos que utilizem outras fontes de energia, a solução é procurar otimizar o consumo.

Para isso é possível realizar algumas ações simples e práticas que no final do mês podem fazer uma grande diferença na economia do gás:

  • Mantenha as bocas do seu fogão sempre limpas, dessa forma, você evita eventuais entupimentos que são uma das causas de aumento de consumo.
  • Utilize panelas de pressão, pois reduzem drasticamente o tempo de cozimento economizando gás.
  • Ao cozinhar deixe as panelas tampadas, dessa forma, você mantém a temperatura mais quente, evita a saída de ar, proporcionando um cozimento mais rápido.
  • Procure cortar os alimentos e pedaços menores antes de cozinhá-los para que o processo.
  • Verifique periodicamente as roscas do botijão e os canos do fogão para evitar possíveis vazamentos.

Essas são apenas algumas dicas para diminuir o consumo de gás para reduzir os gastos. Agora escreva nos comentários se você já prática essas dicas e se tem alguma outra para compartilhar conosco.

E se você quer saber mais sobre os equipamentos de aquecimento de água que podem substituir as versões a gás, fale com nossa equipe e solicite um orçamento e mais informações via Whatsapp (11)94023-2626

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

TEMOS UM PRESENTE PARA VOCÊ

Baixe o ebook gratuito "Como gerar energia solar na sua casa de forma fácil e rentável. E fugir de vez dos altos custos da conta de luz".

Inscrição efetuada

Share This