SP:(11)2324-2527 | BA:(77)99935-3093 | PI:(89)99407-7244

Saiba como por que a energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia sustentável e como pode ajudar a preservar o meio ambiente

A crise energética que temos vivido no Brasil nos últimos tempos tem lançado à luz uma grande discussão sobre as alternativas de produção e uso de fontes renováveis para geração de energia elétrica.
E como essas fontes podem atender a demanda por eletricidade de forma mais sustentável, com soluções que promovam a preservação o meio ambiente.
É fato que as usinas hidroelétricas, por exemplo, não são consideradas diretamente poluentes, uma vez que, não injetam substâncias tóxicas no ar, no entanto, seu processo produtivo contribui para a degradação do meio ambiente, em virtude da grande quantidade de água represada com intuito de mover as turbinas para gerar energia.
Seus impactos ambientais, portanto, são enormes e a busca por alternativas mais sustentáveis é eminente.

O cenário energético brasileiro

Podemos hoje lamentar que em nosso País não se beneficie, tanto quanto poderia, das fontes de energia sustentáveis em larga escala, priorizando ainda o uso das hidro e termoelétricas.
Somos providos de Sol o ano inteiro e mesmo assim, não utilizamos essa fonte de forma comum e ampla em nosso dia a dia, tendo os sistemas de geração de energia solar como um privilégio apenas para poucos.
Sabemos que não há incentivos e esforços por meio de nossos parlamentares ou ações governamentais a fim de popularizar a energia solar no Brasil, porém, é nosso dever buscar por alternativas e maneiras de amenizar os impactos dos sistemas atuais de geração de energia no nosso planeta.

A boa notícia é que, ainda que a realidade brasileira esteja bem longe do ideal em termos de uso da energia solar, as placas solares estão cada vez mais acessíveis, e hoje são muito mais modernas e baratas do que eram há alguns anos.

Hoje em dia já é possível a qualquer cidadão comum que possua um imóvel, ter a possibilidade de instalar placas solares no seu telhado, e começar a gerar sua própria energia economizando até 95% na sua conta de luz e ainda contribuindo para a preservação do meio ambiente. Isso graças à linhas de crédito e facilidades de compra, que permitem sua aquisição por preços justos, garantindo um rápido retorno do investimento e ganhos reais para o bolso.

Pensando nisso, preparamos esse post para  falar sobre como a energia solar ajuda na preservação do meio ambiente e como é possível aderirmos a esse movimento de transição energética para ampliar o uso das placas solares no Brasil.

Mas antes de falar sobre como a energia solar ajuda na preservação do meio ambiente, cabe explicarmos um pouco sobre como as placas solares funcionam e para quem se aplicam.

Como funcionam as placas solares

A Energia solar é gerada a partir da captação da luz do Sol por placas solares. A radiação solar captada pelas placas solares é transformada em energia de corrente contínua (CC). Essa energia (CC), por sua vez,  passa pelo inversor solar para que seja convertida em energia corrente alternada (CA). Após conversão, a energia já pode ser utilizada em qualquer equipamento elétrico da casa.
Em longos períodos sem Sol, a rede elétrica supre parte da demanda, para que nunca falte eletricidade no imóvel.
Por outro lado, quando há sobra na produção de energia, o excedente é direcionado para a rede elétrica gerando créditos para o seu bolso.

A quem se aplicam as placas solares

A energia solar pode ser utilizada em qualquer local onde haja incidência de luz solar, sendo recomendado especialmente no Brasil, que é um País ensolarado quase o ano inteiro.
As placas solares podem ser instaladas nos telhados das casas, cobertura de prédios, em espaços abertos, enfim, em qualquer tipo de edificação ou terreno.
E podem ser utilizadas tanto por pessoas físicas em suas residências quanto por empresas.
No caso das casas residenciais, as placas são em geral instaladas no telhado, com intuito de abastecer a demanda de energia elétrica de todas as lâmpadas e equipamentos eletroeletrônicos.
Já os condomínios e prédios costumam instalar equipamentos solares para abastecer de energia todas as áreas comuns dos edifícios.
Muitas indústrias usam a energia solar para suprir a demanda de energia de suas plantas no processo produtivo, assim como comércios e empresas de serviços que usam placas solares para reduzir suas contas de luz e melhorar seus fluxos de caixa.
Seja qual for o tipo de imóvel, o sistema de energia solar pode ser instalado para  gerar uma economia real, além de ser uma alternativa sustentável.

Como a energia solar ajuda na preservação do meio ambiente?

Bem, agora que você já sabe como as placas funcionam e como são sustentáveis e econômicas, podemos citar com toda segurança, os motivos que fazem com que os sistemas de energia solar fotovoltaica sejam uma das melhores fontes de energia para gerar eletricidade de maneira sustentável para ajudar a preservar o meio ambiente.

  1. Energia limpa e renovável
  2. Não polui o ar
  3. Sem produção direta de gases do efeito estufa
  4. Reduz a pegada de carbono
  5. Reduz a dependência de combustíveis fósseis
  6. Reduz a poluição por fontes contaminadoras, como o carvão
  7. Gera economia de água
  8. Evita possíveis acidentes de barragens, que podem prejudicar o meio ambiente e a população
  9. Diminui o desmatamento de áreas verdes
  10. Evita a exploração intensiva dos recursos naturais
  11. Impede a elevação de uso de recursos naturais não renováveis
  12. Possui maior segurança na rede de abastecimento
  13. Contribuição para um planeja habitável
  14. Não promove ruídos ou poluição sonora
  15. Equipamento com longa vida útil, evitando a produção de lixo

Como migrar para energia solar no meu imóvel?

Para ter um sistema de energia solar no telhado da sua casa, você precisa inicialmente de um projeto de instalação do equipamento e das placas solares.

Você não precisa instalar tudo de uma única vez, o que demandaria um investimento maior de imediato. Em vez disso,  nós da Multitech podemos ajudar você a instalar a estrutura do equipamento juntamente com algumas placas solares apenas,  que já irão começar a gerar resultados imediatos. Dessa forma, você terá logo no início parte da sua demanda suprida pelas placas e ir complementando o que faltar com a energia elétrica convencional.

Ao longo do ano você pode ir completando as placas que faltarem até atingir a quantidade capaz de gerar 100% da energia elétrica consumida no seu imóvel.

Essas placas complementares podem ser adquiridas na medida em que for tendo disponibilidade, uma vez que a estrutura base já estará instalada, e você poderá completá-las de maneira planejada e gradual.

Em seu planejamento você pode também considerar o financiamento do equipamento e instalação, pois existem muitas instituições financeiras que fazem esse tipo de financiamento de maneira fácil e prática. E para isso,  nós da Multitech Ecosystems prestamos toda a assistência e orientação necessária para que você possa tomar a melhor decisão, de acordo com a sua disponibilidade financeira.

O que fazer?

Se você não sabe por onde começar seu planejamento de transição para energia solar fique tranquilo, você pode iniciar fazendo uma simulação gratuita do custo do sistema solar em comparação com a estimativa de energia gerada pelo equipamento ao longo do tempo. Dessa forma, poderá colocar na ponta do lápis e de maneira prática, o custo x benefício e o retorno que obterá com o sistema de energia solar instalado no telhado da sua casa.

Com isso, você saberá exatamente como poderá planejar o investimento e o retorno do valor investido de forma segura, precisa e sem surpresas.

Portanto, se você quer investir seu dinheiro de maneira que ele traga o melhor resultado financeiro para o seu bolso e ajudar a preservar o meio ambiente utilizando uma fonte de energia limpa e sustentável,  agora é a hora de você ir em frente e solicitar  SIMULAÇÃO GRATUITA ou se preferir chame pelo whatsapp  (11)94023-2626

 

quero-simular

DEIXE SEU COMENTÁRIO

TEMOS UM PRESENTE PARA VOCÊ

Baixe o ebook gratuito "Como gerar energia solar na sua casa de forma fácil e rentável. E fugir de vez dos altos custos da conta de luz".

Inscrição efetuada

Share This