SP:(11)2324-2527 | BA:(77)99935-3093 | PI:(89)99407-7244 contato@multitechecosystems.com.br

Saiba como abastecer carro elétrico de forma econômica com a energia solar

O mundo é feito de inovações e revoluções tecnológicas. E uma das mais atuais é a invenção dos carros elétricos. Contudo, esta invenção em si não é tão recente assim, já está sendo almejada a muito tempo.

Em nosso último post sobre Carros Elétricos falamos sobre o que são e como funcionam, e que  embora pareça algo futurista, já é uma realidade em muitos países e, inclusive, já existem no Brasil.

Uma das promessas dos carros elétricos é que gerem menos impactos ambientais. Em vista disso surge a questão: Como poderei abastecer meu carro elétrico? Veja, o abastecimento é totalmente pela energia elétrica, mas essa eletricidade viria de qual forma de produção?

Eis a pergunta que não quer calar. Uma das soluções que mais se espera é abastecê-lo com energia solar. Porém, será que poderei fazer isso? Seria mais barato ou mais caro o abastecimento em relação à gasolina ou etanol?

Para solucionar esta questão, eu fiz este artigo, no qual falarei tudo sobre a questão do abastecimento dos carros elétricos com o uso da energia solar como alternativa.

Assim, se deseja saber sobre isso, me acompanhe!

energia-solar-eletricidade

Quais seriam os benefícios de abastecer com energia solar?

A energia solar, é sem dúvida, uma das melhores fontes de energia que existe hoje no mundo. Dado que ela é renovável, possui uma validade grande, pode ser implementada em quase todos os lugares e muito mais.

Mas calma, que eu aprofundarei um pouco mais sobre elas.

– A energia solar é renovável: por mais quantos bilhões de anos o Sol emitirá energia? Por muitos! Há previsões que dizem que é mais provável que nosso mundo seja destruído, antes do Sol “desaparecer” por completo.

– Ela não gerará resíduos: muitas energias que são utilizadas hoje, acabam gerando resíduos. Por exemplo, a energia nuclear. Ela terá como subproduto um radioisótopo que ainda conseguirá emitir radiação, por bilhões de anos.

Já a energia solar não produzirá isso, no máximo serão as placas solares que com o tempo poderão se desgastar.

– A vida útil é muito grande: você sabe quanto anos uma placa solar poderá durar? A norma geral é que, em 25 anos ela consiga produzir 80% do potencial original. Já outras conseguirão durar até 50 anos com 60% de potência.

Ou seja, elas são muito duráveis!

A pergunta do século: poderei o carro elétrico com energia solar?

A energia solar poderá ser utilizada para abastecer o seu carro elétrico? A reposta é sim. Isso é totalmente possível!

E quais são as vantagens de se fazer isso? Veja, além daquelas que eu já disse, ainda há a questão de que será muito mais barato. Isso ocorre pois o sistema fotovoltaico, tem como matéria prima a luz solar, que é abundante e gratuita.

E como poderei fazer a implementação do sistema fotovoltaico?

Pronto, agora que você já sabe que é possível interligar o seu sistema de energia solar e a bateria do seu carro, logo é hora de você saber como poderá fazer essa implementação.

Ela poderá ocorrer de dois modos: através da concessionária e diretamente da sua casa.

Primeiro pela concessionária, você implementaria o sistema de captação de energia solar, em sua casa, assim você ligaria a rede elétrica, mas a energia produzida não iria direto para o consumo da sua residência.

Todavia, iria direto para a concessionária, a qual consumiria sua energia produzida e te daria créditos por isso. Assim, você poderia carregar o seu carro com os créditos obtidos pela produção.

O próximo modo é carregar seu carro em casa, e é bem parecido. Você poderia instalar o sistema fotovoltaico na sua residência e pediria que colocassem um armazenamento próprio, exigindo que tivesse um conector, para você plugar o cabo de energia diretamente no seu carro.

Com isso, durante o dia você iria produzir energia solar e ela seria estocada no seu reservatório e ao final do dia, você poderia conectar o cabo de energia ao reservatório. Pronto, daí seu carro poderá ser carregado no conforto da sua casa!

E qual será o futuro da energia solar?

Antes de qualquer coisa, já digo que o futuro é promissor! Primeiro ponto é que a energia solar está sendo cada vez mais barateada. Logo, sendo de acesso de muito mais pessoas a cada dia.

As tecnologias estão sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas de maneira muito rápida e já está é possível fabricar mais placas solares com um preço menor, popularizando esse tipo de equipamento. E, consequentemente, ajudando na implementação e popularização também dos carros elétricos.

Além do mais, países desenvolvidos estão conseguindo implementar pátios grandes com milhares de placas, as quais conseguem gerar muita energia! Todavia, essa implementação de grande porte ainda está engatinhando.

Outro ponto a se considerar é que as grandes montadoras, como por exemplo a Volkswagen, planejam abolir nos próximos anos a fabricação de carros movidos a gasolina ou diesel. No caso específico da Volkswagen, a estimativa é que isso ocorra até 2030!

Isso é um avanço muito grande para a implementação de fontes renováveis que geram energia limpa para preservação do meio ambiente.

Um grande empecilho, as empresas petrolíferas!

Mas, nem tudo são flores, há um fator que faz a energia renovável não se desenvolver tanto quanto as fontes de energia derivadas do petróleo, e isso ocorre em função da pressão das empresas petrolíferas!

Elas estão tentando a todo custo retardar os avanços, pois elas perderiam muito dinheiro com a adoção rápida da energia solar. Ou seja, devemos passar ainda por uma guerra comercial! Mas a expectativa é que logo as novas tecnologias avancem e quebrem essa hegemonia das fontes de energia fósseis.

Gostou do post e quer saber mais sobre o abastecimento de carros elétricos por energia solar? Leia também esse post.

Deixe seu comentário!!

Por Equipe Multitech Ecosystems

DEIXE SEU COMENTÁRIO

оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'whats');" оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'enviar');"
Share This