SP:(11)2324-2527 | BA:(77)99935-3093 | PI:(89)99407-7244 contato@multitechecosystems.com.br

Tipos de bomba de calor

No nosso último post abordamos as soluções existentes para aquecimento de água com ênfase na solução da bomba de calor, se você ainda não leu confira aqui

Hoje vamos aprofundar um pouco mais o assunto, falando sobre como funciona a bomba de calor e quais os tipos e os benefícios que colherá com esse equipamento para aquecimento de água.

Boa leitura!

Bomba de calor é um dispositivo de extração termal de um meio para o outro, de modo a aquecer muito rapidamente. Funciona de modo semelhante a um aparelho de ar-condicionado, mas ao invés de esfriar, a bomba de calor esquenta.

A dinâmica do aparelho consiste em tirar calor de uma região mais fria e direcioná-la a uma mais quente.

Mesmo que alguns dispositivos consigam produzir calor, eles se mostram como uma consequência direta do trabalho excessivo. De modo geral, produzir calor de fato a um propósito é uma tarefa difícil e bastante onerosa, por isso, a bomba de calor é uma alternativa tão viável para facilitar o processo e reduzir custos.

O que a bomba de calor faz é transferir o calor de um meio e passá-lo a outro, conseguindo resultados satisfatórios e eficazes no processo. Isso contraria o caminho natural da natureza, onde o calor viria da fonte de temperatura mais alta até a mais baixa.

Existem bombas de calor para climatização de ambientes e bomba de calor para aquecimento de água, como as que comercializamos aqui na Multitech.

No caso da bomba de calor de climatização, o equipamento consiste em duas partes. Cada dispositivo se divide numa instalação externa e outra interna, sendo o canal de transferência térmica. Após uma avaliação de onde instalar adequadamente os dois dispositivos, entra em cena a tubagem de cobre. Essa tubagem é o canal por onde o fluído refrigerador, responsável pela troca térmica, vai circular, além da cablagem elétrica.

Na estação de arrefecimento, a parte que ficará dentro do imóvel irá condensar a umidade que ali está presente. Como o líquido condensado pode danificar a área, é necessário fazer um caminho para que escorra até o ambiente externo. Por isso a tubagem de condensados é tão vital nesse processo, já que escoará essa água formada seguramente para fora.

Ademais, a potência elétrica que contratou deve ser equivalente com a exigida pela bomba de calor. Assim como qualquer aparelho elétrico, o equipamento necessita de um sustento energético para funcionar adequadamente. Imagine que a potência elétrica à qual usa seja menor que a exigida pela bomba? A mesma ainda pode funcionar, contudo ou outros eletrodomésticos serão afetados sempre que a mesma estiver ativa.

Para as bombas de calor para aquecimento de água, o princípio é similar.

A bomba de calor para aquecimento de água é um dispositivo projetado para aquecer a água de forma inteligente, transmitindo o calor de uma fonte quente para a água fria, operando por meio de um ciclo termodinâmico, no qual o calor é retirado diretamente do ar ou de uma fonte de calor primária, com por exemplo,  o coletor solar.

Para quem possui estabelecimentos comerciais, como hotéis, hospitais e empresas que utilizam uma grande demanda de água quente, a necessidade de um equipamento como este é primordial. Lembrando que ao pensar na instalação da bomba de calor elétrica, é necessário verificar as condições elétricas do prédio. Se necessário, faça uma mudança, a fim de se adequar ao processo. Embora seja um gasto a mais na adequação, logo verá o retorno do investimento com a economia do aparelho. O retorno do investimento é muito rápido, sendo em alguns casos em somente seis meses. Em alguns casos, o tempo máximo para o retorno do investimento não ultrapassa o período de ano e quatro meses.

Se o estabelecimento estiver em um condomínio, é necessário que o mesmo autorize a instalação do dispositivo. Se não ele, a Câmara Municipal pode ceder o aval. A ideia é que permitam de forma legal a instalação da parte externa.

Independente da marca, as bombas de calor são variadas quanto ao seu âmbito de aplicação, tipo e eficiência. A depender de onde as instale, o benefício pode ser maior ou menos dependendo das instalações e demandas. Tudo depende do ponto de vista ambiental e energético. Existem três tipos de bombas a serem analisadas:

– Bomba de calor geotérmica

Bombas de calor geotérmicas são equipadas com serpentinas ligadas diretamente ao solo por aterramento. Os tubos são acoplados no equipamento e na residência, de modo que se torne mais eficaz e discreta sua acoplagem.

Em geral, costumam ser a forma mais eficaz de climatização que existe. Isso porque as bombas de calor geotérmicas consomem de três a seis vezes menos energia elétrica que dispositivos construídos com resistência. Por conta disso, se tornam uma das melhores opções na produção de água quente com uso de eletricidade.

Contudo, dada à sua funcionalidade, costuma ser um aparelho bastante oneroso. Para quem mora em residências comuns, o custo-benefício não se fará tão claro. Quando se trata de energia e condições ambientais, a bomba de calor geotérmica é mais bem direcionada a grandes edifícios.

– Bomba de calor ar-água

À primeira vista, a bomba de calor ar-água se mostra indistinguível de um ar-condicionado de última geração. Mostrando-se como a mais flexível das três opções, esta pode fornecer frio e calor. Além disso, modelos específicos vem com uma variação que conta com um módulo para produzir água quente.

Essas bombas são vistas como standard e, como disso acima, têm diversas capacidades. Elas são capazes de suportar adequadamente sistema de climatização central. Ademais, podem ser facilmente desenhadas e dimensionadas com o intuito de climatizar trechos específicos de um edifício. Basicamente, além de serem muitos funcionais, podem trabalhar sob medida, de acordo com sua necessidade.

– Bomba de calor para aquecimento de água

Por fim, temos a bomba sem a finalidade de climatização, desenvolvida especialmente para aquecimento de água. Dada à sua funcionalidade e forma eficaz de aquecimento, o equipamento se mostra um forte concorrente do aquecimento a gás. Com base em recentes acidentes no Brasil e no mundo envolvendo este último, pode ser uma alternativa segura para aquecer a água. O bacana desse tipo de bomba é que pode se conectar com sistemas solares fotovoltaicos, dinamizando ainda mais suas funções.

A eficiência da bomba de calor para aquecimento de água é muito grande, ao passo que reduz custos. Além disso, não utiliza o gás, sendo mais econômico e não agride o meio ambiente.

A Multitech comercializa as bombas de calor para aquecimento de água Nautilus / Fasterm, que uma das mais conceituadas do mercado.

O equipamento está disponível em duas versões: a versão para aquecimento de piscinas e a versão para geração de água quente em grandes volumes.

Seja qual for a demanda ou a aplicação, as bombas de calor são ideais para gerar água quente por um custo muito baixo, sem prejudicar o meio ambiente.

Quer saber mais sobre a bomba de calor? Entre em contado conosco, ficaremos felizes em esclarecer todas as suas dúvidas.

 

 

 

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'whats');" оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'enviar');"
Share This