SP:(11)2324-2527 | BA:(77)99935-3093 | PI:(89)99407-7244 contato@multitechecosystems.com.br

Por conta das constantes oscilações do valor gasto pelos equipamentos comuns de aquecimento de água, poder contar com uma fonte de energia mais econômica faz toda a diferença.

Quando falamos em aquecimento de água, que é algo que demanda grande consumo de energia como o gás, por exemplo, a instalação de uma bomba de calor costuma ser uma solução muito vantajosa. A ideia é que o investimento possa trazer retorno financeiro muito significativo e em curto prazo.

Existem hoje uma solução muito vantajosa para quem tem necessidade de gerar água quente, seja em sua residência para o aquecimento de piscina por exemplo, quanto para quem atua em um hotel, hospital ou estabelecimento que necessitam de uma grande quantidade de água quente.

A bomba de calor é capaz de atender às diversas necessidades de maneira muito econômica, pois existem versões específicas para cada tipo de aquecimento, seja para piscinas (Aquahot) ou aquecimento de água para banhos em grandes volumes (FASTERM).

Nos últimos posts falamos já a respeito da bomba de calor como solução ideal para quem tem necessidade de aquecimento de água. Caso ainda não tenha lido, recomendo conferir os textos anteriores nos links:

A bomba de calor é um equipamento que gera inúmeros benefícios que vão muito além do viés financeiro do projeto. O ambiente ao redor também entra na jogada, de modo que não só quem usa, mas os demais também ganham.

Listamos nesse post uma série de benefícios da bomba de calor

Boa leitura!

Alguns benefícios de se ter uma bomba de calor para aquecimento de água:

1 – Instalação e manutenção baratas:

Fazer a instalação e manutenção de uma bomba de calor tem um custo mais baixo que se imagina. Os processos envolvidos são bastantes simples, de modo a agilizar a sua execução e reutilização. Entretanto, mesmo barateados, isso não compromete em nada o equipamento. A sua eficácia ao longo do tempo fica dentro do esperado, conforme a manutenção adequada.

2 – Redução dos custos de energia:

O calor que é direcionado para a água provém unicamente do ambiente externo, sem muita dependência de fatores elétricos aqui. Claro, o equipamento em si necessita de energia elétrica, mas ela só é direcionada ao status de funcionamento do dispositivo, que em comparação com um equipamento convencional de aquecimento, torna-se mais econômico.

Dessa forma, contrário de dispositivos mais convencionais de aquecimento de água, é possível notar uma redução gradual no custo da energia, logo no início da utilização do equipamento e ainda, com ganhos contínuos ao longo prazo.

3 – Funcionamento limpo e seguro:

A bomba de calor Aquahot, por exemplo,  direciona a água quente para sua piscina de forma segura. Já a bomba de calor Fasterm é capaz de aquecer a água em grandes volumes, atendendo a hotéis, hospitais ou indústrias, por exemplo.

A água passa por dois tubos diferentes, sendo um externo e outro interno. Por meio do tubo externo, o calor é canalizado ao tubo interno, onde aquece a água. O processo é bastante simples e não muda a qualidade da água e ar.

Ademais, como não existe um combustível para que isto funcione, não gera poluentes ao ambiente externo. Como mencionado acima, a bomba de calor não depende de lenha, diesel ou gás para que funcione. Dessa forma, não produz gases tóxicos e tão pouco ameaças a quem utiliza o aquecedor. É perfeita para construção de casas ou prédios mais sustentáveis.

4 – Sem emissões tóxicas na instalação:

A instalação de uma bomba de calor não necessita de caldeiras, tanques de combustível ou mesmo chaminés. Isso porque não há a mínima necessidade de expelir gases resultantes do processo da máquina. O sistema de “evacuação” serve unicamente para esfriar o equipamento, permitindo o seu funcionamento novamente, mas sem usar componente nocivos.

5 – Monitoramento:

Ao usar a bomba de calor, você pode observar o seu desempenho em tempo real e de forma simples. Por conta de um sistema digital, você obtém um diagnóstico constante e preciso sobre a situação dela. Fica a par do funcionamento do dispositivo, bem como sobre anomalias no mesmo. Ademais, permite que faça um controle da temperatura através de um painel intuitivo e fácil de usar.

6 – Matéria-prima ilimitada e renovável:

As bombas de calor se utilizam do ar que respiramos para poderem trabalhar. Sendo um recurso gratuito e praticamente ilimitado, você nunca fica desamparado em relação à matéria-prima. Dessa forma, a bomba pode circular e funcionar durante 24 horas, em qualquer época e em qualquer tempo.

7 – Autonomia:

Uma caldeira que funciona a gás ou óleo necessita de uma frequência determinada de eletricidade para continuar funcionando. Já a bomba de calor, dada à sua autonomia, precisa apenas de uma ligação elétrica para que funcione. Cabe ressaltar que deve ser suficiente para suprir o seu abastecimento, a fim de evitar mal funcionamento elétrico de outros aparelhos.

A bomba de calor fica conectada a uma fonte elétrica, de modo a garantir seu funcionamento contínuo. Ainda que execute um grande trabalho de manuseio térmico, não necessita de uma vigilância constante para isso. Basta que fique conectada a uma tomada que a troca de calor com o ambiente externo pode ser feita de modo exponencial.

8 – Rendimento:

A bomba possui um rendimento instantâneo, por assim dizer. Assim que é ligada, o seu fluido refrigerador conduz a troca de calor de forma rápida e eficaz. Independente do volume de água que necessite esquentar, a bomba é capaz de reverter qualquer número em rendimento instantâneo.

9 – Sustentabilidade:

Acima foi mencionado alguns aspectos sustentáveis em se manter o equipamento. Embora o equipamento utilize a energia elétrica,  em nenhum momento se vale de combustível fóssil ou pouco reutilizável para poder operar, dispensando o uso de gás ou lenha, por exemplo.

A retirada de calor externo e posterior redirecionamento não possui efeito colateral algum ao ambiente. Basicamente, o dispositivo trabalha para fazer o caminho oposto da natureza. Ao invés de transferir calor da temperatura mais alta para a mais baixa, o processo é feito de forma contrária. O meio, seja a terra, ar ou água, é que contribui positivamente a isso. Em nenhum momento é construído resíduos ou produzido qualquer tipo de sujeira.

Se você se interessou pela bomba de calor e não saber por onde começar, conte com a nossa ajuda. Você pode solicitar à nossa equipe uma visita ao local para avaliar as melhores condições para a instalação do equipamento no seu estabelecimento e ter um comparativo dos custos que tem hoje com o aquecimento e o retorno que terá em termos de economia com a bomba de calor.

A simulação é gratuita, nossa equipe da Multitech Ecosystems pode elaborar uma simulação totalmente gratuita para que você tenha uma ideia exata dos benefícios que terá com a instalação da bomba de calor. Fale com a nossa equipe pelo Whatsapp  (11)94023-2626   ou soliticite uma simulação pelo FORMULÁRIO DE ORÇAMENTO

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'whats');" оnclick="ga('send', 'event', 'botao', 'clique', 'enviar');"
Share This